segunda-feira, 10 de junho de 2019

MPDF recomenda que Administração do Plano Piloto não emita licenças para bar no SIG, Setor de Indústrias Gráficas

Segunda, 10 de junho de 2019
Do MPDF
Setor de Indústrias Gráficas (SIG) integra a área tombada de Brasília. Local é regido por normas de edificação, uso e gabarito que restringem ocupação
O Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) recomendou, em 31 de maio, que a Administração Regional do Plano Piloto deixe de expedir licenças para o Bar Piratas, localizado na quadra 6 do Setor de Indústrias Gráficas. O motivo é que o uso dos lotes das quadras 1 a 8 é restrito a atividades de depósitos, oficinas e indústrias relacionadas a gráficas, editoras, jornais e transmissoras e receptoras de rádio e televisão. O estabelecimento tem funcionado com licenças eventuais desde 2017. A administração deve enviar uma resposta em até 10 dias úteis.

Entre 1987 e 2017, o lote foi ocupado pela Editora 3D, compatível com o uso normativo. Ao encerrar as atividades no local, houve alteração da razão social para o restaurante. Com o pedido da licença de funcionamento indeferido, a nova empresa passou a requerer licenças eventuais para o Bar Piratas na área pública externa à edificação. Para a Promotoria de Justiça de Defesa da Ordem Urbanística (Prourb), a emissão sucessiva desse tipo de licença constitui burla às leis de licenciamento, tendo em vista o caráter permanente das atividades.
A Administração Regional informou ao MPDFT que tem expedido as sucessivas licenças ao estabelecimento com base na Lei nº 5.281/2013. O dispositivo legal considera como evento, para efeitos de emissão de licença eventual, a realização de atividades recreativas, sociais, culturais, religiosas, esportivas, institucionais ou promocionais, cuja realização tenha caráter eventual e se dê em local determinado, de natureza pública ou privada, e produza reflexos no sistema viário ou na segurança pública e que dispensa obter a licença os estabelecimentos que tenham como finalidade realizar, em suas instalações, essas atividades.
Clique aqui e leia a íntegra da recomendação.