domingo, 26 de setembro de 2021

Abelhas — temos apenas alguns dias

Domingo, 26 de setembro de 2021


Da Avaaz.Org

Bilhões de abelhas, borboletas e besouros... estão morrendo, e criando a ameaça de um colapso ecológico. Os pesticidas agrícolas tóxicos estão entre os principais culpados, mas temos agora uma oportunidade única de os eliminar gradualmente na Europa. Se os ajudarmos a vencer lá, o resto do mundo poderá segui-los. Mas para que isso aconteça, temos de abafar as vozes do grupo de pressão da indústria. Assine agora para criar um grande alvoroço para as abelhas, e partilhe amplamente:


Queridos amigos e amigas,

Silenciosamente, o apocalipse dos insetos segue avançando — bilhões de abelhas, borboletas e outras pequenas criaturas extraordinárias estão morrendo, e as consequências podem ser em breve catastróficas para nossas safras e frágeis ecossistemas globais.

Os pesticidas da agricultura estão entre os principais culpados. Mas agora, a União Europeia está considerando uma proposta para cortar o uso de pesticidas até 2030 que poderia pavimentar o caminho para a abolição total na Europa em 15 anos. Como uma superpotência no mercado internacional, a UE tem uma enorme influência em lançar padrões globais — e uma vitória por lá pode ter grandes efeitos no mundo todo.

Mas primeiro, nós precisamos evitar que o poderoso lobby da indústria química acabe com esse plano. E é por isso que estamos nos unindo numa incrível coalizão de grupos ambientalistas, fazendeiros, apicultores e cientistas para dar voz a um milhão de cidadãos antes do prazo de 30 de setembro e garantir que as instituições da UE cumpram nossas demandas.

Sua assinatura também vai empoderar parlamentares a favor do projeto com um enorme apoio público, para que eles possam resistir ao exército de lobistas e ajudem a salvar nossas abelhas e borboletas de pesticidas mortais.



Estudos recentes sugerem que mais de 40% das espécies de insetos estão em declínio, um terço estão em perigo de extinção — e em geral têm uma taxa de extinção oito vezes mais rápida que a dos mamíferos, aves e répteis! Este número inclui abelhas, borboletas e besouros e outros lindos polinizadores que sustentam uma parte importante de nossa cadeia de alimentação e delicados ecossistemas.

Proteger os habitats da vida selvagem segue sendo uma parte importante da luta para barrar o colapso das populações de insetos, mas é igualmente importante atacar a enxurrada de pesticidas que entram em nossos campos e parques — 2,5 milhões todos os anos! Há claras evidências que os químicos da agricultura não apenas causam poluição da água e do solo, mas também são mortais para abelhas e outros polinizadores.

Mas agora temos uma gigante oportunidade na Europa de pressionar por um novo modelo agrícola, livre de pesticidas, que permita à natureza e aos fazendeiros a prosperarem em harmonia. Legisladores-chave da UE estão prontos para lutar pelo mais ambicioso acordo da história para transformar nossos sistemas de cultivo, mas eles precisam de nosso apoio.

Está chegando o momento certo para tratar deste assunto, e não apenas na Europa — a ONU acaba de publicar um plano para reduzir drasticamente o uso de pesticidas, antecipando negociações internacionais sobre o tema que devem acontecer no final do ano. Se ajudarmos a vencer na Europa, mais países vão seguir, nos colocando um passo mais perto de salvar nossas abelhas e polinizadores da extinção, e ajudando a florescer cultivos menores e mais sustentáveis.

Una-se agora, e compartilhe com todos — A Avaaz e nossos parceiros vão fazer com que suas vozes sejam ouvidas em todas as importantes mesas de negociações programadas.


Muitos membros da Avaaz se importam profundamente com as abelhas e com a biodiversidade. Mais de dois milhões de nós estão cobrando de líderes mundiais que protejam metade de nosso planeta e parem a crise de extinção. E com mais de cinco milhões de assinaturas, nosso chamado para salvar as abelhas é um dos maiores na história da Avaaz. Mas não vamos vencer esta campanha sem transformar a maneira como produzimos comida. Esta é a nossa chance de ter certeza que a UE lídere e outros países sigam. Vamos fazer acontecer.

Com esperança e determinação, 

Anneke, Antonia, Aloys, Adela, Luis e todo o time da Avaaz


Mais informações: