quinta-feira, 28 de outubro de 2021

Partidos e entidades se opõem à privatização da gestão do Cine Brasília e Rádio Cultura

Quinta, 28 de outubro de 2021
Do Blog Brasília, por Chico Sant'Anna


Sindicatos, entidades universitárias, pesquisadores e partidos político se poscionam publicamente contra a intenção da secretaria de Cultura de transferir para organizações sociais civis.

Por Chico Sant’Anna

Dezenove entidades, dentre elas os sindicatos dos Jornalistas e dos Radialistas do DF, lançaram um manifesto em defesa do caráter público da Rádio Cultura, contra a privatização, que foi alvo essa semana de um edital lançado pela secretaria de Cultura do DF que prevê a privatização da gestão da emissora, a ser executado por uma organização social civil – OSC. Também a direção executiva do Psol do Distrito Federal emitiu nota em defesa da Cultura e da difusão de informação no DF, contra a privatização da gestão da Rádio Cultura e do Cine Brasília, objeto de outro edital similar.

Conforme esse blog antecipou, a secretaria de Cultura lançou dois editais que repassa a OSC a gestão da rádio por doze meses e do Cine Brasília, por quatorze meses. Por esse serviço, as OSCs receberiam respectivamente, as importâncias de R% 1,5 milhão e R$ 2 milhões. O pagamento seria antecipado. Em ambos os casos, as OSCs selecionadas poderiam buscar no mercado verbas de patrocínio.