quinta-feira, 25 de julho de 2024

Ministério Público: PMDF deve investigar invasão de policiais a terreiro em Planaltina

Quinta, 25 de julho de 2024


Do MPDF

Promotoria Militar requisitou à Corregedoria da Polícia Militar a instauração de procedimento de investigação no prazo de dez dias

A 3ª Promotoria de Justica̧ Militar requisitou, nesta quinta-feira, 25 de julho, que a Corregedoria da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) instaure procedimento de investigação preliminar para apurar a invasão de um terreiro religioso, por policiais militares, em Planaltina, durante a captura de um suposto traficante de drogas. A Polícia Militar tem o prazo de dez dias para instaurar a investigação.

A Casa Ilê Asé Omin Yeminjá Ogunté teria sido invadida pela PMDF na noite de 23 de julho, por volta das 18h30, durante a captura de um homem que, supostamente, traficava drogas em via pública. Em uma das filmagens divulgadas, o homem já entra no terreiro ferido na cabeça e algemado. Em outro vídeo, agentes da corporação proferem palavrões contra as pessoas que estavam no local.

A requisição do Ministério Público do DF e Territórios (MPDFT) foi motivada a partir de notícias publicadas na imprensa.

================

Leia sobre a invasão no terreiro Casa Ilê Asé Omin Yeminjá Ogunté, localizada em Planaltina: 

“MACUMBÃO”

Em Planaltina, PMDF invade terreiro e chama espaço de 'inferno'

Caso aconteceu na noite desta terça-feira (23) e Pai de Santo relata momentos de violência

Brasil de Fato | Brasília (DF) |
 
PMDF teria chamado terreiro de 'desgraça' e 'inferno' - Foto: Reprodução

A Casa Ilê Asé Omin Yeminjá Ogunté, localizada em Planaltina, teve o espaço invadido na noite desta terça-feira (23) pela Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF). Na ocasião, a polícia estava em busca de um homem que, supostamente, realizava tráfico de drogas em via pública. 

De acordo com vídeos divulgados e relatos, o homem, já algemado, entrou no terreiro perseguido pelos policiais. Nas imagens, é possível ver quando um agente da Polícia segura o homem pelo braço, que estava com ferimentos na cabeça. Em outro momento, outros policiais pulam o muro do terreiro em busca do suposto traficante.

Leia a íntegra