domingo, 13 de outubro de 2024

Que tiro foi esse, Estrutural?

Domingo, 13 de outubro de 2024

Projetil privativo das forças armadas, utilizado em especial pela Aeronáutica, foi encontrado na Cidade Estrutural, trazendo medo e apreensão aos moradores que indagam como artefatos bélicos são descartados sem maiores cuidados. Essa é a segunda vez que um caso como esse se repete naquela cidade.

Por Chico Sant’Anna

Desde o final de setembro, moradores da Cidade Estrutural estão apreensivos com a presença de um artefato bélico, encontrado nas proximidades do antigo Lixão. Em tempos em que imagens de guerras e explosões viralizam na televisão e nos celulares, o medo tomou conta da vizinhança. Policiais militares do 15º Batalhão da Polícia Militar tiveram que acionar a Operação Petardo.


A equipe antibombas do BOPE realizou o procedimento para verificar se o artefato poderia causar algum risco. Ele foi recolhido e conduzido pelos policiais para o Batalhão de Operações Especiais (BOPE). Foi constatado que se tratava de um projetil utilizado pelas Forças Armadas. O caso veio a público por meio do portal Estrutural On-line.


Uma das hipóteses levantada é que se trataria de uma munição de bateria antiaérea, do modelo do Bofors 40 mm/L70m. Bofors 40 mm é um canhão automático antiaéreo de origem sueca, criado na 2ª Guerra Mundial, mas ainda em uso no Brasil.

Canhão