Domingo, 13 de outubro de 2024

Projetil privativo das forças armadas, utilizado em especial pela Aeronáutica, foi encontrado na Cidade Estrutural, trazendo medo e apreensão aos moradores que indagam como artefatos bélicos são descartados sem maiores cuidados. Essa é a segunda vez que um caso como esse se repete naquela cidade.
Por Chico Sant’Anna
Desde o final de setembro, moradores da Cidade Estrutural estão apreensivos com a presença de um artefato bélico, encontrado nas proximidades do antigo Lixão. Em tempos em que imagens de guerras e explosões viralizam na televisão e nos celulares, o medo tomou conta da vizinhança. Policiais militares do 15º Batalhão da Polícia Militar tiveram que acionar a Operação Petardo.

A equipe antibombas do BOPE realizou o procedimento para verificar se o artefato poderia causar algum risco. Ele foi recolhido e conduzido pelos policiais para o Batalhão de Operações Especiais (BOPE). Foi constatado que se tratava de um projetil utilizado pelas Forças Armadas. O caso veio a público por meio do portal Estrutural On-line.

Uma das hipóteses levantada é que se trataria de uma munição de bateria antiaérea, do modelo do Bofors 40 mm/L70m. Bofors 40 mm é um canhão automático antiaéreo de origem sueca, criado na 2ª Guerra Mundial, mas ainda em uso no Brasil.
Canhão