Quarta, 19 de novembro de 2025
Ato unificado, shows gratuitos e espetáculos compõem agenda a partir da quinta-feira (20)
Redação
Não faltam opções para celebrar o Dia da Consciência Negra no Distrito Federal. Brasília promete ser um palco cultural diverso para os moradores da capital na quinta-feira (20). O
feriado será marcado por atrações teatrais, ato unificado, shows e muita música.
Com a ideia de se transformar em um grande quilombo contemporâneo de arte, música, memória e celebração da identidade afro-brasileira, o Museu Nacional da República recebe o evento Consciência Negra 2025 com o lema Raízes que Conectam o Futuro.
A programação, que vai até o dia 22 de novembro, contará com shows, apresentações, gastronomia tradicional, oficinas, debates, feira afroempreendedora e espaços dedicados à ancestralidade, inovação e pertencimento.
Estão previstas apresentações dos cantores Alexandre Pires, Ludmilla, Mumuzinho, Carlinhos Brown, Psirico, grupo Benzadeus, Timbalada, Uel e mais. Os ingressos são gratuitos, mas será necessário a retirada antecipada com limitação de um por cadastro e doação de 1kg de alimento não perecível.
Por reparação e bem viver
O Movimento Negro Unificado (MNU) do Distrito Federal e Entorno juntamente com outras 15 organizações realizará um ato unificado durante todo o Dia da Consciência Negra com o lema Reparação e bem viver. Com início às 12h, o evento, que será realizado na Casa da Democracia, terá falas políticas, feijoada, roda de samba, batalha de rima e feira afro.
A proposta da mobilização é fortalecer a data como um momento de celebração e luta, reafirmando o protagonismo do povo negro na construção das narrativas sobre este dia. O objetivo é reunir coletivos, movimentos, lideranças religiosas e culturais em prol de um mesmo propósito: celebrar a resistência negra e denunciar as desigualdades que persistem no país.
Para mais informações, basta acessar o Instagram do MNU.
Novembro Negro na C4
A Casa dos Quatro, espaço multicultural localizado na Asa Norte, recebe no Teatro Ribondi diversos trabalhos artísticos com protagonismo de artistas negros, de Brasília e do Cabo Verde do dia 20 de novembro ao dia 1º de dezembro.
A programação inicia às 18h da quinta-feira com o espetáculo PAI NOSSO. A partir da personagem Luzia do Nascimento, o monólogo de Geise Prazeres com direção de Vinicius Ávlis propõe uma reflexão sobre as desigualdades sociais, a violência institucional e a força da memória afetiva e ancestralidade no cotidiano de mulheres e mulheres negras brasileiras. Logo após, haverá a exibição do filme Nossa história e bate-papo com o elenco sobre protagonismo preto na arte.
A programação completa pode ser acessada nas redes sociais do espaço.
Heróis negros
O Centro Cultural SESI Taguatinga recebe, no dia 20 de novembro, às 19h30, o espetáculo Tributo aos Heróis Negros e da Periferia, idealizado pelo Grupo Cultural Azulim, que subirá ao palco ao lado da Orquestra Jovem e da Banda de Música do Sesi-DF.
O evento integra o projeto Azulim Para Todos, realizado pelo Grupo Cultural Azulim por meio de um Termo de Fomento da Fundação Palmares, do Ministério da Cultura. A apresentação marca o Dia da Consciência Negra com música, dança e narrativa que revisita trajetórias de figuras históricas e vozes da periferia.
O concerto se baseia em um repertório que dialoga com música erudita, popular e ritmos afro-brasileiros. O primeiro ato será interpretado por 30 mulheres da oficina de Dança Terapêutica do projeto.
Mais informações no Instagram do coletivo.
O que abre e o que fecha no DF
Durante os dias 20 e 21, haverá algumas alterações nos serviços públicos do DF. O Jardim Botânico e o Zoológico de Brasília estarão abertos na quinta-feira com entrada gratuita, pelo programa Lazer para Todos. O primeiro funciona das 9h às 17h, enquanto o segundo pode ser visitado das 8h30 às 16h. Na sexta e no sábado (22), haverá cobrança normal de tarifas; no domingo (23), a entrada volta a ser gratuita.
Ônibus circularão sem cobrança de tarifa na quinta e no domingo com reforço, segundo a Secretaria de Transporte e Mobilidade (Semob), nas linhas que percorrem áreas de shoppings, feiras e mercados. Na sexta e no sábado, serão horários e tarifas normais. O metrô também será gratuito na quinta e no domingo, mas terá horários especiais para atender ao público que for participar do evento no Museu Nacional.
Agências do Banco de Brasília (BRB) estarão fechadas na quinta, mas abrem normalmente na sexta. A operação do Serviço de Limpeza Urbana (SLU) será semelhante, funcionamento normal na sexta e esquema de plantão na quinta.
A Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb), por sua vez, não terá atendimento presencial na sede e nos escritórios na quinta e na sexta. As equipes de operação e manutenção, porém, seguirão trabalhando.
Em relação ao trânsito, o Eixo Rodoviário estará fechado para veículos na quinta, para o Eixão do Lazer. As unidades do Departamento de Trânsito (Detran-DF) estarão fechadas na quinta e na sexta. As áreas de educação, fiscalização e engenharia de trânsito funcionarão normalmente, assim como os serviços digitais do órgão.
Estudantes da rede pública voltam às aulas na segunda. Também não haverá aulas na quinta e na sexta-feira nos centros olímpicos e paralímpicos (COPs). No sábado, as unidades, que são vinculadas à Secretaria de Esporte e Lazer (SEL-DF), terão o projeto Lazer para Todos normalmente.
Na Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus-DF), as unidades do Na Hora estarão com atividades suspensas de quinta a domingo, sendo retomadas na segunda-feira. Os conselhos tutelares também ficam sem atendimento presencial.
Os restaurantes comunitários estarão abertos na quinta e na sexta para café da manhã, almoço e jantar, exceto as unidades de Ceilândia e Sol Nascente, além de Planaltina e Estrutural, que estão fechados para manutenção.
:: Receba notícias do Brasil de Fato DF no seu Whatsapp ::
*Com informações da Secretaria de Estado da Economia
