sexta-feira, 17 de abril de 2026

🏹 Dia dos Povos Indígenas: Demarcar Territórios é Resposta Real à Crise Climática

Sexta, 17 de abril de 2026

Olá,

“Seguimos afirmando que a demarcação das Terras Indígenas é a base de qualquer resposta real à crise climática. Não existe transição justa para uma economia sustentável construída sobre a destruição dos nossos territórios. Não existe política ambiental séria sem garantir nossos direitos. O que defendemos não é apenas para os povos indígenas. É para toda a humanidade”.

Este trecho da carta de encerramento do Acampamento Terra Livre ( ATL) 2026, organizado pela Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (APIB), evidencia a luta dos povos indígenas pela defesa de seus territórios e direitos, para o bem de todos.

Participantes da 1° Marcha do Acampamento Terra Livre de 2026, que teve como tema "Congresso Inimigo dos Povos"  Brenda Okubo / ISA

Após 5 dias de marchas, plenárias, debates, visitas a autoridades e eventos culturais, os mais de sete mil indígenas de todas as regiões do país que participaram da mobilização deixaram um recado claro para a sociedade brasileira e os três Poderes da República: os povos originários exigem que se cumpra a Constituição, e que suas terras sejam demarcadas e protegidas da exploração econômica predatória.

“Nossos territórios são a base da vida. É neles que estão nossas línguas e culturas, os nossos modos próprios de organização social e saberes. Os caminhos que sustentam o equilíbrio do planeta começam nos territórios indígenas”.


Neste Domingo, 19/04, é Dia dos Povos Indígenas — lute conosco em defesa da vida, território e futuro para todos!





Socioambiental se escreve junto.



Oswaldo Braga

Instituto Socioambiental (ISA)


Quer falar conosco? Ligue ou envie um WhatsApp para (11) 93418 8824 e fale com Maria Dias ou escreva para relacionamento@socioambiental.org




Instituto Socioambiental Av. São Luiz, 187 - loja 28 2o piso - Galeria Metrópole Centro Histórico São Paulo, SP 01046-912 Brazil