Segunda, 27 de junho de 2016
Do Blog "Brasília, por Chico Sant'Anna"

Estações do BRT-Sul na via EPIA estão fechadas
há mais de dois anos. Fotos de Chico Sant’Anna.
há mais de dois anos. Fotos de Chico Sant’Anna.
Mesma solução deve ser aplicada no BRT-Oeste na EPTG.
Por Chico Sant’Anna.
Inaugurada ainda no governo Agnelo Queiroz, com direito à presença da
presidente da República, Dilma Roussef, a linha do BRT-Sul, que liga
Santa Maria e Gama ao Plano Piloto, continua incompleta e operando pela
metade. Além de uma das pernas não ter sido concluída, pelo menos quatro
estações estão prontas, mas inoperantes. Agora, com o DFTrans sem
funcionários na quantidade suficiente, o governo Rodrigo Rollemberg
pretende privatizar a gestão dessas estações para que elas entrem em
operação.

O BRT-Sul prevê 15 estações intermediárias de embarque e desembarque que serão agora privatizadas.
Atualmente, o DFTrans tem com as estações que estão em operação um
custo mensal de R$ 800 mil por mês, em especial com segurança, limpeza e
manutenção.
No trecho já executado, o projeto original do BRT-Sul prevê 12
estações intermediárias (sem computar a Rodoviária do Plano Piloto e as
estações terminais em Gama e Santa Maria). Outras três seriam erguidas
no trecho 3 e 4 que trafegará pela EPIA até a Rodoviária Interestadual
(Vide planta).