Segunda, 27 de junho de 2016
Do Blog "Brasília, por Chico Sant'Anna"
Mesma solução deve ser aplicada no BRT-Oeste na EPTG.
Por Chico Sant’Anna.
Inaugurada ainda no governo Agnelo Queiroz, com direito à presença da
presidente da República, Dilma Roussef, a linha do BRT-Sul, que liga
Santa Maria e Gama ao Plano Piloto, continua incompleta e operando pela
metade. Além de uma das pernas não ter sido concluída, pelo menos quatro
estações estão prontas, mas inoperantes. Agora, com o DFTrans sem
funcionários na quantidade suficiente, o governo Rodrigo Rollemberg
pretende privatizar a gestão dessas estações para que elas entrem em
operação.
Atualmente, o DFTrans tem com as estações que estão em operação um
custo mensal de R$ 800 mil por mês, em especial com segurança, limpeza e
manutenção.
No trecho já executado, o projeto original do BRT-Sul prevê 12
estações intermediárias (sem computar a Rodoviária do Plano Piloto e as
estações terminais em Gama e Santa Maria). Outras três seriam erguidas
no trecho 3 e 4 que trafegará pela EPIA até a Rodoviária Interestadual
(Vide planta).