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(Millôr Fernandes)

segunda-feira, 27 de junho de 2016

Mobilidade: GDF vai privatizar gestão das estações do BRT-Sul

Segunda, 27 de junho de 2016
Do Blog "Brasília, por Chico Sant'Anna"
Estações do BRT-Sul na via EPIA estão fechadas há mais de dois anos. Foto de Chico Sant'Anna.
Estações do BRT-Sul na via EPIA estão fechadas
há mais de dois anos. Fotos de Chico Sant’Anna.
Mesma solução deve ser aplicada no BRT-Oeste na EPTG.

Por Chico Sant’Anna.
Inaugurada ainda no governo Agnelo Queiroz, com direito à presença da presidente da República, Dilma Roussef, a linha do BRT-Sul, que liga Santa Maria e Gama ao Plano Piloto, continua incompleta e operando pela metade. Além de uma das pernas não ter sido concluída, pelo menos quatro estações estão prontas, mas inoperantes. Agora, com o DFTrans sem funcionários na quantidade suficiente, o governo Rodrigo Rollemberg pretende privatizar a gestão dessas estações para que elas entrem em operação.

Planta BRT-Sul trajeto
O BRT-Sul prevê 15 estações intermediárias de embarque e desembarque que serão agora privatizadas.

Atualmente, o DFTrans tem com as estações que estão em operação um custo mensal de R$ 800 mil por mês, em especial com segurança, limpeza e manutenção.

No trecho já executado, o projeto original do BRT-Sul prevê 12 estações intermediárias (sem computar a Rodoviária do Plano Piloto e as estações terminais em Gama e Santa Maria). Outras três seriam erguidas no trecho 3 e 4 que trafegará pela EPIA até a Rodoviária Interestadual (Vide planta).