sábado, 17 de agosto de 2019

Inimigos do Meio Ambiente

Sábado, 17 de agosto de 2019
Área desmatada para plantio de soja.

Inimigos do Meio Ambiente
                                
Por Vicente Vecci*

Diz um ditado popular que o nosso pior inimigo é aquele que está ao nosso lado ou em nossa residência, não é aquele ou aqueles que conhecemos. Assim está acontecendo com o nosso  Meio Ambiente.

Quem tem  a maior obrigação de defendê-lo, ignora e distorce informações que mostram a   destruição do maior ecossistema do planeta, a nossa Amazônia. Tudo leva a crer que esse atual governo  descumpre declaradamente o artigo 225 da nossa Constituição que no cabeçalho do seu texto diz : Todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao Poder Público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá-lo para as presentes e futuras gerações.

Poder Público como todos sabem, significa governos e suas instituições com seus funcionários e coletividade somos todos nós, principalmente  a sociedade civil organizada, como as ONGs e OSCIPs que trabalham na preservação ambiental, entre outras.

Já no parágrafo primeiro, reza: Para assegurar a efetividade desse direito, incumbe o Poder Público:  preservar e restaurar os processos ecológicos essenciais e prover o manejo  ecológico das espécies e ecossistemas. O que vem significar ações governamentais para recuperar áreas degradadas, em sua maioria provocadas pelo desmatamento ilegal e sem controle como está acontecendo na Amazônia, onde segundo dados técnicos do INPE  aumentou 278% de 2018 até então. E o IMAZON aponta um desmatamento de 15% nos últimos 12 meses, uma área equivalente a do Distrito Federal.

Esses dados  foram postos em dúvidas publicamente pelo atual presidente da República  juntamente com o ministro do Meio Ambiente, numa forma obtusa de tampar o sol com uma peneira e quem sabe deixando suspeitas de estar blindando os infratores, integrados por madeireiras ilegais acobertadas por ruralistas e grileiros. Ora,  esses dados são provenientes de uma tecnologia de ponta onde se usa satélites internacionais. É só comprovar in locum por sobrevôo de helicópteros  ou outras aeronaves e até drones.

O parágrafo  quarto diz: A Floresta Amazônica brasileira, a Mata Atlântica, a Serra do Mar, o Pantanal Matogrossense e a Zona Costeira são patrimônio nacional, e sua utilização far-se-á, na forma da lei, dentro de condições que assegurem a preservação do Meio Ambiente, inclusive quanto ao uso de recursos naturais.

É aí que estão as prioridades do governo, infelizmente  pelo que tudo indica longe de serem cumpridas pela atual  gestão.

Não se faz política com o Meio Ambiente  dando guarida à bancada ruralista no Congresso Nacional, mineradoras, madeireiras e outros empreendimentos que ambicionam explorar ilegalmente essa região.

A Amazônia é um pulmão do  planeta. As suas árvores centenárias  produzem o oxigênio para a humanidade. Daí a preocupação dos países do primeiro mundo, principalmente da Europa em ajudar preservar esse bioma, ajuda essa permanente e  que foi suprimida pela Alemanha e Noruega, onde o Brasil deixou de receber mais de 200 milhões na próxima etapa, recursos esses que seriam destinados a sua preservação. Isso devido ao descuido governamental de deixar correr frouxo esse crime ambiental. Se o governo quiser assegurar essa riqueza ambiental, faça uso das forças armadas que se encontram aquarteladas,  consumindo recursos públicos. Tirem os infantes dos quartéis e dê-lhes esse trabalho missionário.

A bem da verdade muitos países  na época da ocupação, destruíram parte de seu Meio Ambiente, principalmente os Estados Unidos da América, mas isso não é argumento que tem sido usado para justificar a interferência nessa questão. Agora esse país é extremamente capitalista e  nunca contribuiu financeiramente para preservação da Amazônia. Ao contrário, está de olho nas suas riquezas, principalmente minérios, fato que poderá ser viabilizado com a nomeação de determinado embaixador simpático ao presidente Trump.
*Vicente Vecci é jornalista profissional e  titular da Defesa Ambiental-Ecodefesa e é idealizador do parque Ecológico da Ponte Alta do Gama, onde veio preservar uma biodiversidade de 298 hectares. Ajudou a criar e implantar  em Brasília os parques Ecológicos das Asas Norte e Sul. Eco.defesa@gmail.com