Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

sábado, 17 de agosto de 2019

Inimigos do Meio Ambiente

Sábado, 17 de agosto de 2019
Área desmatada para plantio de soja.

Inimigos do Meio Ambiente
                                
Por Vicente Vecci*

Diz um ditado popular que o nosso pior inimigo é aquele que está ao nosso lado ou em nossa residência, não é aquele ou aqueles que conhecemos. Assim está acontecendo com o nosso  Meio Ambiente.

Quem tem  a maior obrigação de defendê-lo, ignora e distorce informações que mostram a   destruição do maior ecossistema do planeta, a nossa Amazônia. Tudo leva a crer que esse atual governo  descumpre declaradamente o artigo 225 da nossa Constituição que no cabeçalho do seu texto diz : Todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao Poder Público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá-lo para as presentes e futuras gerações.

Poder Público como todos sabem, significa governos e suas instituições com seus funcionários e coletividade somos todos nós, principalmente  a sociedade civil organizada, como as ONGs e OSCIPs que trabalham na preservação ambiental, entre outras.

Já no parágrafo primeiro, reza: Para assegurar a efetividade desse direito, incumbe o Poder Público:  preservar e restaurar os processos ecológicos essenciais e prover o manejo  ecológico das espécies e ecossistemas. O que vem significar ações governamentais para recuperar áreas degradadas, em sua maioria provocadas pelo desmatamento ilegal e sem controle como está acontecendo na Amazônia, onde segundo dados técnicos do INPE  aumentou 278% de 2018 até então. E o IMAZON aponta um desmatamento de 15% nos últimos 12 meses, uma área equivalente a do Distrito Federal.

Esses dados  foram postos em dúvidas publicamente pelo atual presidente da República  juntamente com o ministro do Meio Ambiente, numa forma obtusa de tampar o sol com uma peneira e quem sabe deixando suspeitas de estar blindando os infratores, integrados por madeireiras ilegais acobertadas por ruralistas e grileiros. Ora,  esses dados são provenientes de uma tecnologia de ponta onde se usa satélites internacionais. É só comprovar in locum por sobrevôo de helicópteros  ou outras aeronaves e até drones.

O parágrafo  quarto diz: A Floresta Amazônica brasileira, a Mata Atlântica, a Serra do Mar, o Pantanal Matogrossense e a Zona Costeira são patrimônio nacional, e sua utilização far-se-á, na forma da lei, dentro de condições que assegurem a preservação do Meio Ambiente, inclusive quanto ao uso de recursos naturais.

É aí que estão as prioridades do governo, infelizmente  pelo que tudo indica longe de serem cumpridas pela atual  gestão.

Não se faz política com o Meio Ambiente  dando guarida à bancada ruralista no Congresso Nacional, mineradoras, madeireiras e outros empreendimentos que ambicionam explorar ilegalmente essa região.

A Amazônia é um pulmão do  planeta. As suas árvores centenárias  produzem o oxigênio para a humanidade. Daí a preocupação dos países do primeiro mundo, principalmente da Europa em ajudar preservar esse bioma, ajuda essa permanente e  que foi suprimida pela Alemanha e Noruega, onde o Brasil deixou de receber mais de 200 milhões na próxima etapa, recursos esses que seriam destinados a sua preservação. Isso devido ao descuido governamental de deixar correr frouxo esse crime ambiental. Se o governo quiser assegurar essa riqueza ambiental, faça uso das forças armadas que se encontram aquarteladas,  consumindo recursos públicos. Tirem os infantes dos quartéis e dê-lhes esse trabalho missionário.

A bem da verdade muitos países  na época da ocupação, destruíram parte de seu Meio Ambiente, principalmente os Estados Unidos da América, mas isso não é argumento que tem sido usado para justificar a interferência nessa questão. Agora esse país é extremamente capitalista e  nunca contribuiu financeiramente para preservação da Amazônia. Ao contrário, está de olho nas suas riquezas, principalmente minérios, fato que poderá ser viabilizado com a nomeação de determinado embaixador simpático ao presidente Trump.
*Vicente Vecci é jornalista profissional e  titular da Defesa Ambiental-Ecodefesa e é idealizador do parque Ecológico da Ponte Alta do Gama, onde veio preservar uma biodiversidade de 298 hectares. Ajudou a criar e implantar  em Brasília os parques Ecológicos das Asas Norte e Sul. Eco.defesa@gmail.com