quarta-feira, 22 de abril de 2020

Dia Toffoli, presidente do STF, foi o primeiro a defender bravamente a democracia das ameaças de Bolsonaro

Quarta, 22 de abril de 2020
Por
Helio Fernandes*

Excluindo os suspeitos e acumpliciados "seguidores", que organizaram a gigantesca manifestação, (que começou como carreata e continuou como concentração ditatorial) todo o país se estarreceu com o espetáculo aviltante e degradante. Mas não teria duração e repercussão, não fosse a intervenção providencial do presidente do STF.

Não suportou ouvir o presidente da República atentar pública e de viva voz contra a  democracia, que vou repetir, textual e  em maiúscula: "QUEREMOS FECHAR O CONGRESSO E O SUPREMO. E ESPERAMOS A VOLTA DO AI5".

Imediatamente fez contato com os 3 ministros militares, (Exército, Marinha, Aeronáutica, totalmente independentes para defender  democraticamente o estado de direito e a Constituição).

Na conversa, e diante da tremenda reação negativa, decidiram "enquadrar" Bolsonaro. Este, sem credibilidade e  sem constrangimento, "voltou atrás", negou as acusações, embora tudo esteja gravado e televisado.

O ministro da Defesa, veio a público, honrou  seu passado, afirmou, "no Exército estamos acostumados a receber ordens, (textual) da Constituição".

PS- No momento não existe risco para a democracia.

PS2- E expoentes da justiça, da política, do próprio Supremo, ganharam espaço para  defender a democracia.


EM PLENA PANDEMIA DO CORONAVÍRUS, A PANDEMIA TOTAL E INÉDITA DO PETRÓLEO

O Brasil escapou por ser feriado nacional, o mercado financeiro não funcionar. As cotações do mundo todo, atingem o Brasil. E hoje já estaremos dentro desse circulo de fogo.

O brent crude, negociado em Londres, que interessa muito ao Brasil, caiu estrepitosamente de 29 dólares por barril para 18. Prejuízo impressionante, estamos pagando, (em vez de receber) para vender.

Está acontecendo o mesmo no mundo todo. Os grandes vendedores, negociam acordo para reduzir a produção e a venda.

GRAÇAS AO STF, OS GOVERNADORES AGORA EXISTEM, NÃO SÃO DESPREZADOS

Quando começou a guerra desleal entre o presidente e seu ministro da Saúde, "escapou" do "Planalto fardado", que Bolsonaro enfrentaria e derrubaria   Mandetta, utilizando os governadores.

O ministro Alexandre de Moraes determinou: "Os governadores podem legislar sobre isolamento e o presidente da República não pode alterar o que foi determinado".

Arrogante, imprudente, inconsciente, Bolsonaro determinou ao Advogado Geral da União que recorresse da decisão do ministro. Ele não recusou, mas falou que "não dava para ganhar".

Bolsonaro respondeu: "Estamos perdendo de 1 a 0 , recorrendo para o plenário, podemos ganhar de 10 a 1". Como tudo se sabe o STF resolveu realizar a primeira sessão virtual.

Em uma hora  e 40, 8 ministros apoiaram a decisão do ministro Alexandre de Moraes, foram 9 contra 2 que não votaram.

PS- Agora o presidente intimida os governadores. Não conseguirá nada. Eles podem legislar, e sabem que no assunto, o presidente não manda mais do que eles.

DEBATE – ISOLAMENTO SOCIAL

PS- Hoje às 18 horas a Associação Nacional e Internacional de Imprensa, ANI, debate no aplicativo ZOON o Isolamento Social. O tema é interessante.

PS2-  O mediador será o jornalista e presidente da ANI Roberto Monteiro Pinho. Personalidades da comunicação vão comparecer via eletrônica, surfando na onde deste maravilhoso sistema de reunião online, que veio para ficar pegando carona na pandemia do novo coronavírus.

PS3- Essa semana a instituição que reúne jornalistas, mídias e comunicadores das redes sociais encaminhou uma Nota Técnica no Ministério da Saúde, com fundamentos sobre o isolamento social e pedindo a transparência dos dados estatísticos divulgados pelo SUS. O documento está disponível em: www.anibrasil.org.br
-------------
*Fonte: Blog Oficial do Jornal da Tribuna da Imprensa. Matéria pode ser republicada com citação do autor.