domingo, 19 de abril de 2020

Os filhos das nuvens

Abril
19

Os filhos das nuvens

Em 1987, o reino do Marrocos terminou a construção do muro que atravessa o deserto do Saara, de norte a sul, em terras quen não lhe pertencem.
Esse é o muro mais extenso do mundo, superado apenas pela antiga muralha da China. Ao longo do muro, milhares de soldados marroquinos fecham a passagem dos saaráuis rumo a sua pátri usurpada.
Várias vezes, todas em vão, as Nações Unidas confirmaram o direito de autodeterminação do povo saaráui e apoiaram um blebiscito: que a população do Saara ocidental decida seu destino.
Mas o reino do Marrocos se negou e continua se negando. Essa negativa equivale a uma confissão. Negando o direito ao voto, o Marrocos confessa que roubou um país.
Há quarenta anos, os saaráuis esperam. Estão condenados à pena de angústia perpétua e de perpétua nostalgia. Eles se chamam filhos das nuvens, porque perseguem desde sempre a chuva. Também perseguem a justiça, mais esquiva que a água no deserto.

 (Eduardo Galeano, no livro ‘Os filhos dos dias’ que é ‘Um calendário histórico sobre a humanidade’. 2ª edição, L&PM Editores, página 133)

===================

Mariem Hassan (31 de maio de 1958—22 de agosto de 2015). Enfermeira, compositora e cantora. Nacionalidade saharaui