domingo, 24 de maio de 2020

Mestre Moa, Presente! Criação do Afoxé Badauê. Lindo documentário da TVEBahia

Domingo, 24 de maio de 2020
Vídeo postado no Youtube pelo canal

A produção faz o percurso inicial desde a criação do Afoxé Badauê, trazendo o capoeirista como personagem central, e finalizando com uma passagem pelos últimos 30 anos de vida, quando Moa se dedicou a viajar pelo mundo para espalhar o afoxé.
Dirigido pela documentarista Carolina Canguçu, com colaboração de Caroline Vieira e Silvana Moura, o conteúdo traz parte do material que foi veiculado sobre Mestre Moa este ano pela TVE, durante a transmissão do Carnaval. “São materiais inéditos do acervo da TVE dos carnavais de 79 e 80, além de entrevistas com os fundadores do Badauê e com artistas influenciados pelo Afoxé, como Caetano Veloso e Aluísio Menezes”, explica Carolina.
Criado pelos jovens que viviam no Engenho Velho da Federação, o Badauê surgiu em 1978 e, já no ano seguinte, desfilou na Avenida pela primeira vez. Sempre ligado ao candomblé e a capoeira, Mestre Moa trazia todas as suas referências para o Afoxé que, apesar de ter desfilado por mais seis carnavais, e ganhado por quatro vezes um concurso que elegia melhor Afoxé na época, teve uma carreira curta.
O filme conta ainda a história de Moa no início da década de 90, época em que o mestre de capoeira morava em São Paulo e criou o Afoxé Amigos do Katendê, com núcleos na capital paulista, em Florianópolis, Porto Alegre, Belo Horizonte e na Europa, lugares que ele visitava dando aula de capoeira e de afoxé. Após sua morte, a família de Moa criou o Afoxé Amigos do Katendê Salvador, para dar continuidade ao trabalho desse homem multi talentoso, que era também compositor, dançarino, ogã, ativista e uma importante liderança cultural da Bahia.