Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

domingo, 24 de maio de 2020

Mestre Moa, Presente! Criação do Afoxé Badauê. Lindo documentário da TVEBahia

Domingo, 24 de maio de 2020
Vídeo postado no Youtube pelo canal

A produção faz o percurso inicial desde a criação do Afoxé Badauê, trazendo o capoeirista como personagem central, e finalizando com uma passagem pelos últimos 30 anos de vida, quando Moa se dedicou a viajar pelo mundo para espalhar o afoxé.
Dirigido pela documentarista Carolina Canguçu, com colaboração de Caroline Vieira e Silvana Moura, o conteúdo traz parte do material que foi veiculado sobre Mestre Moa este ano pela TVE, durante a transmissão do Carnaval. “São materiais inéditos do acervo da TVE dos carnavais de 79 e 80, além de entrevistas com os fundadores do Badauê e com artistas influenciados pelo Afoxé, como Caetano Veloso e Aluísio Menezes”, explica Carolina.
Criado pelos jovens que viviam no Engenho Velho da Federação, o Badauê surgiu em 1978 e, já no ano seguinte, desfilou na Avenida pela primeira vez. Sempre ligado ao candomblé e a capoeira, Mestre Moa trazia todas as suas referências para o Afoxé que, apesar de ter desfilado por mais seis carnavais, e ganhado por quatro vezes um concurso que elegia melhor Afoxé na época, teve uma carreira curta.
O filme conta ainda a história de Moa no início da década de 90, época em que o mestre de capoeira morava em São Paulo e criou o Afoxé Amigos do Katendê, com núcleos na capital paulista, em Florianópolis, Porto Alegre, Belo Horizonte e na Europa, lugares que ele visitava dando aula de capoeira e de afoxé. Após sua morte, a família de Moa criou o Afoxé Amigos do Katendê Salvador, para dar continuidade ao trabalho desse homem multi talentoso, que era também compositor, dançarino, ogã, ativista e uma importante liderança cultural da Bahia.