Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

quinta-feira, 23 de janeiro de 2020

Don’t go there! Americanos são desaconselhados a visitar cidades do DF

Quinta, 23 de janeiro de 2020
Do Blog Brasília, por Chico Sant'Anna


Ceilândia, Santa Maria, São Sebastião e Paranoá estão na lista de exclusão de visitas nos períodos que não tenha luz do dia devido a criminalidade. Andar de ônibus em Brasília e em outras cidades do país também não é recomendado. Regras para visitas de cidadãos dos Estados Unidos atrapalham políticas de dinamizar o turismo em Brasília, mas GDF não reage.

Por Chico Sant’Anna
O aviso aos cidadãos norte-americanos em trânsito pelo Brasil e, em especial, em Brasília, alertando os locais inseguros para visitar, parece ter caído como uma bomba de efeito moral – aquela que faz um barulhão e deixa todo mundo desnorteado e sem reação – nas hostes do Governo do Distrito Federal. Apesar de estar tentando atrair mais turistas estrangeiros, o Governo do Distrito Federal emudeceu. Ninguém quis comentar o alerta vermelho norte-americano e um grande jogo de empurra-empurra se pôs em campo. Nem mesmo a secretaria de Turismo se posicionou. Estará certa a representação diplomática dos Estados Unidos? Ou estará o GDF com medo de se contrapor?

Com um longo aviso em inglês e um resumo em português, publicados no portal da US Embassy, o governo de Donald Trumpp “desencoraja” seus cidadãos ao uso de ônibus em Brasília e em qualquer outra parte do Brasil. Diz que é perigoso e pode ter assaltos. Alerta também no sentido de não visitarem, mesmo que com a ajuda de guias, o que denominam de “áreas de moradias informais”, “comumente referidas como favelas, vilas, comunidades ou conglomerados”.