Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

terça-feira, 31 de janeiro de 2017

NÃO deixe a Adriana perder a perna

Terça, 31 de janeiro de 2017
change.org


Este abaixo-assinado foi feito por uma pessoa como você. Assine para apoiar.

Hospital Porto Dias: NÃO deixe a Adriana perder a perna

Ivana Fernandes 
Santo André
A Adriana Silva, moradora de Belém (Pará) sofreu um acidente no ônibus da empresa Barata, na linha Ananindeua-Presidente Vargas no dia 15/06/2015 e teve o couro da sua perna arrancado.
A jovem de 15 anos passou por alguns procedimentos, como enxerto a fim de retirar pedaço da pele da outra perna para repor na perna afetada, porém não pode mais realizar esses procedimentos por ter perdido 10kg, tendo atualmente apenas 32kg.
Agora, a família da Adriana já gastou TODO o dinheiro que podia para ajudá-la e não tem mais um centavo! Esta família vive o drama de ver a filha, tão jovem, PERDER A PERNA. A Adriana agora precisa passar por sessões na CÂMARA HIPERBÁRICA, porém cada sessão custa R$ 350 e são necessárias no mínimo 30 sessões para que ela inicie o processo de recuperação, sendo MUITO PROVÁVEL e NECESSÁRIO que ela realize maior número de sessões.
Ela estimou em seu vídeo, no qual ela explica a sua situação (link: https://www.youtube.com/watch?v=MOK56tvHj84) que o custo desses procedimentos poderia chegar em torno de 40 MIL REAIS ou até mesmo superar esse valor, envolvendo o transporte de carro particular, van ou táxi, até o hospital, já que ela NÃO tem condições físicas de andar de ônibus.
Nunca vi a Adriana em toda a minha vida, não a conheço, mas me sensibilizei com a situação dessa moça e infelizmente não tenho dinheiro suficiente para ajudá-la neste momento.
Se vocês responsáveis pelo Hospital Porto Dias, em Belém do Pará puderem disponibilizar esses procedimentos de maneira gratuita para esta menina, estarão dando uma LIÇÃO DE HUMANIDADE.
ISSO NÃO É QUESTÃO DE LUXO, ISSO É CASO DE NECESSIDADE. Imagine um filho de vocês correndo o risco de perder a própria perna e vocês sem dinheiro para fazer nada por ele. Pois é! É o que vive a família dela. Salvem a vida dessa menina!
Todos sabemos que o sistema de saúde pública desrespeita, negligencia as pessoas e os casos como o dela. Vamos nos unir por essa causa, não vamos deixar a Adriana perder a sua perna tão jovem e tão cheia de vida.
A Adriana no seu vídeo (link: https://www.youtube.com/watch?v=MOK56tvHj84) está pedindo doações para realizar seus procedimentos.

PMs são presos com ‘kit flagrante’ dentro da viatura

Terça, 31 de janeiro de 2017
Da Ponte

Soldados que atuam na região do Grajaú estavam na Brasilândia, zona norte, com duas cervejas e duas malas cheias de drogas no porta-malas do carro da corporação

Ministério Público e conselhos regionais apresentam relatório de fiscalização de hospitais públicos do DF

Terça, 31 de janeiro de 2017
Gama (HRG): Falta de recursos humanos. Equipamentos insuficientes e sem contrato de manutenção. Desabastecimento de medicações, materiais e insumos. O atendimento precário, tornando a população vulnerável e a atividade médica insegura.

==========

Do MPDF
Após um ano de trabalho, relatório com quase mil páginas aponta problemas identificados por cinco conselhos regionais em oito hospitais da cidade
Depois de um ano de trabalho, o Ministério Público do DF e Territórios (MPDFT), em conjunto com os Conselhos Regionais de Medicina (CRM-DF), Enfermagem (Coren-DF), Farmácia (CRF-DF), Odontologia (CRO-DF) e Engenharia e Agronomia (Crea-DF), apresenta o relatório final da fiscalização realizada em oito hospitais da rede pública do DF. De março a outubro de 2016, foram vistoriadas as unidades de Taguatinga (HRT), Gama (HRG), Sobradinho (HRS), Asa Norte (HRAN), Ceilândia (HRC) e Paranoá (HRPa), além do Hospital Materno Infantil de Brasília (HMIB) e do Hospital de Base (HBDF).

Decisões do TCDF sobre aposentadoria decorrente de condições especiais são inconstitucionais

Terça, 31 de janeiro de 2017
Do TJDF
O Conselho Especial do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios julgou parcialmente procedente a ação, e declarou a inconstitucionalidade das alíneas c, d, e, i, j e k, do item 3 da Decisão nº 6.611/2010-TCDF; e o item 1 da Decisão 3.662/2014-TCDF.
As referidas decisões, que são oriundas de consultas formuladas pela Secretaria de Estado de Saúde do Distrito Federal junto ao Tribunal de Contas do Distrito Federal para esclarecimentos necessários, em breve resumo, permitem que o tempo de trabalho em condição especial devidamente reconhecido pode ser utilizado para fins de aposentadoria especial ou para conversão em tempo de serviço/contribuição comum.

PRR2 quer apuração nacional da escassez de antibiótico contra sífilis

Terça, 31 de janeiro de 2017
Do MPF
Redes pública e privada enfrentam desabastecimento de Benzetacil
PRR2 quer apuração nacional da escassez de antibiótico contra sífilis
Imagem ilustrativa (iStock foto)
Diante da escassez do antibiótico Benzetacil, o Núcleo de Direitos do Cidadão da 2ª Região (NAOP2, que inclui RJ e ES) pediu à Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão (PFDC) que acompanhe as medidas em adoção pelo Legislativo e Executivo federais para regularizar o fornecimento do medicamento contra infecções bacterianas. Uma denúncia feita em Vila Velha (ES) deu início à apuração, que averiguou a falta do remédio também em outros estados.

Marli Rodrigues, presidente do SindSaúde, fala sobre OSs em audiência do Ministério Público; a Secretaria de Saúde do DF não compareceu

Terça, 31 de janeiro de 2017
Do SindSaúde
A presidente do SindSaúde-DF, Marli Rodrigues, atendeu à convocação do Ministério Público do Trabalho e participou de audiência pública hoje (31) para tratar das organizações sociais na Saúde do Distrito Federal. A procuradora pública Marici Coelho de Barros Pereira convidou a sindicalista e também o diretor jurídico do SindMédico, Antônio José Francisco, para contribuírem aos esclarecimentos sobre a  implantação das OSs. Marli mais uma vez se posicionou totalmente contra o modelo de gestão. A Secretaria de Saúde também foi convocada, mas não compareceu.
“O SindSaúde foi o primeiro a ser contra. Desde o início deste governo, fomos atrás de exemplos do modelo em outros estados e produzimos até documentário a respeito. Com todo o nosso trabalho pudemos constatar o relacionamento promíscuo entre donos de OSs e alguns políticos”, explicou Marli.

Eike Batista presta depoimento à Polícia Federal no Rio; será que depois disso chegaremos ao X dessa equação de ladroagem?

Terça, 31 de janeiro de 2017

Cristina Indio do Brasil – da Agência Brasil

O empresário Eike Batista está na Superintendência da Polícia Federal no Rio, na região portuária da cidade, para prestar depoimento no âmbito da Operação Eficiência. Eike será ouvido na Delegacia de Combate a Corrupção e Crimes Financeiros (Delecor). Ele chegou em um carro sem a caracterização da Polícia Federal, acompanhado por um outro da instituição e houve manifestação de um grupo de pessoas na porta do órgão.

O empresário, que desde ontem (30), depois de ser transferido do presídio Ary Franco, em Água Santa, zona norte do Rio, está preso na penitenciária Bandeira Stampa (Bangu 9), no complexo de Gericinó, na zona oeste, é acusado de pagar proprinas ao ex-governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, para se beneficiar em contratos na administração estadual.

O preso rico e o preso pobre

Terça, 31 de janeiro de 2017
Do Jornal do Brasil
Davison Coutinho

A vida do rico e do pobre é diferente, ou melhor, desigual. Até mesmo quando estes cometem crimes e são presos. Vejamos, a seguir, algumas diferenças do rico X pobre:

O criminoso pobre, quando preso, leva porrada, é arrastado, algemado, enfiado em um cubículo de delegacia, onde apanha até não aguentar mais. A mídia não perdoa e mesmo sem provas estampa no jornal: “Bandido é preso, escracha!!!”. A família fica desesperada, não sabe nem para onde o preso foi levado. Na delegacia nada informam. Para os familiares visitarem o preso pobre têm todo um longo e burocrático processo, longas filas, carteirinha, espera pela carteirinha e depois as humilhações e revistas vexatórias, exigidas nas visitas. Sem dinheiro para advogado, esse preso pobre conta com as poucas economias da família para se sustentar e com a fé e a sorte para continuar vivo. Quanto à família deste preso pobre, resta conviver com a miséria e a dificuldade de sustentar os filhos, e ainda o preso - tarefa quase impossível.

O Fies e o mercado da educação

Terça, 31 de janeiro de 2017
Da Tribuna da Internet Sindical


Por Hélio Duque*
Esperteza é habilidade maliciosa, onde a astúcia prevalece na conquista dos seus objetivos. Na edição nº 2.514 (25-1-2017), a revista Veja, por título “Virou Farra”, assinado pela jornalista Fernanda Allegretti, retrata realidade que deveria merecer profundas investigações pelas autoridades responsáveis pela educação brasileira. Comprova que o programa Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) vem criando, de maneira badernosa, gigantescas corporações de ensino superior, guiadas em mares nunca d’antes navegado. A grande vítima é o dinheiro público e os jovens estudantes que dependem da ajuda financeira do programa oficial. Denuncia que o Fies transformou-se em um programa sem transparência, assegurando boa vida aos monopolizadores do ensino, onde a ganância se vale de artifícios para garantir lucros na escala de bilhões de reais.

Operação Zelotes: MPF/DF envia à Justiça duas novas ações contra acusados de fraudar julgamentos no Carf

Terça, 31 de janeiro de 2017
Do MPF
Dois ex-conselheiros do tribunal administrativo e uma servidora pública deverão responder por crime de corrupção e improbidade administrativa
 O Ministério Público Federal (MPF/DF) enviou à Justiça Federal, em Brasília, mais duas ações - uma penal e uma por improbidade - contra o ex-integrante do Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (Carf) José Ricardo Silva. Apontado como um dos líderes do esquema criminoso montado para fraudar julgamentos do tribunal administrativo, José Ricardo já foi condenado a 11 anos de prisão em um dos processos, e responde a cinco abertos no âmbito da Operação Zelotes por práticas como corrupção, lavagem de dinheiro e organização criminosa. No caso específico das ações que foram protocoladas nesta terça-feira (31), ele é acusado de pagar propina a uma servidora do Carf em troca de informações privilegiadas. Sandra Maria Alves de França é agente administrativo da Receita Federal e também responderá tanto na esfera civil quanto criminal. Já o ex-conselheiro do Carf, Jorge Victor Rodrigues, foi incluído apenas na ação de improbidade.

Lei de Agnelo que instituiu serviço de mototáxi no DF deve ser suspensa pelo STF, requer Rodrigo Janot

Terça, 31 de janeiro de 2017
A lei 5.309, de 18 de fevereiro de 2014, é de autoria do Poder Executivo
========
Do MPF
Segundo ele [Rodrigo Janot], é competência privativa da União legislar sobre trânsito e transporte de passageiros
O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, propôs ação direta de inconstitucionalidade (ADI) 5.648 ao Supremo Tribunal Federal (STF) contra a Lei 5.309, de 18 de fevereiro de 2014, do Distrito Federal, que institui serviço de mototáxi. Para ele, a criação de regime próprio para regulação do serviço promove clara usurpação da competência legislativa privativa da União.


Janot argumenta que, de acordo com o art. 22, XI, da Constituição da República, cabe ao ente central da federação legislar, privativamente, sobre trânsito e transporte de passageiros, entre os quais se incluem os de mototáxi. “A autonomia dos Estados e Distrito Federal não pode, na atividade legislativa, sobrepor-se à competência legislativa constitucionalmente repartida entre os entes federados nem usurpar aquela atribuída à União”, explica. 


Segundo o PGR, o Supremo Tribunal Federal possui entendimento pacificado sobre o assunto e, em diversas oportunidades, manifestou-se pela inconstitucionalidade formal, por invasão de competência da União, de normas estaduais que dispunham sobre regulamentação de mototáxi.


A ADI pede que a disciplina imposta pela lei seja suspensa o quanto antes, e que, ao final, seja invalidada por decisão definitiva do STF. No entendimento do procurador-geral, enquanto não for suspensa a eficácia das normas questionadas, a lei pode gerar “conflitos de atribuição entre órgãos de trânsito locais e federais e gerar insegurança jurídica para os próprios cidadãos dedicados ao serviço de mototáxi e para os consumidores deste”.

Luiz Estevão vai para solitária após agentes encontrarem regalias em cela

Terça, 31 de janeiro de 2017
Do Correio Braziliense

O empresário ainda desacatou um diretor do presídio ao ser questionado sobre a presença de itens proibidos em sua cela. Entre eles, chocolate, cafeteria elétrica, cápsulas de café e pasta de dente importada

O empresário e ex-senador Luiz Estevão está em uma solitária do Complexo Penitenciário da Papuda. Ele desrespeitou normas do sistema e desacatou um diretor do presídio ao ser questionado sobre a presença de itens proibidos em sua cela. Entre eles, chocolate, cafeteria elétrica, cápsulas de café e pasta de dente importada.
Leia a íntegra

Cármen Lúcia cometeu um erro ao manter sob sigilo as delações da Odebrecht

Terça, 31 de janeiro de 2017
Da Tribuna da Internet
Jorge Béja
Em todo processo judicial, ou nas investigações criminais, desde que necessariamente submetidas ao Judiciário, como é o caso da delação premiada, homologação é sentença. Chama-se sentença homologatória. Não importa o que está sendo homologado. Se há homologação, há sentença. O ato de homologar é ato sentencial. É comum ler-se nos processos judiciais: homologo por sentença os cálculos de folhas tais; ou homologo por sentença o acordo firmado às folhas tais dos autos. Homologo por sentença a desistência manifestada pela parte tal. São meros exemplos. As homologações, para surtirem efeitos, precisam necessariamente ser feitas, redigidas e assinadas, nela contendo a locução “por sentença”.

segunda-feira, 30 de janeiro de 2017

Terracap lança concurso para seleção de projetos de arquitetura e paisagismo dos parques Central e Sul de Águas Claras

Segunda, 30 de janeiro de 2017
Da Terracap

As inscrições vão até 10 de março e o vencedor será anunciado em 24 de abril

(30/1/2017) - Organizado pelo Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB/DF) e realizado pela Agência de Desenvolvimento do Distrito Federal (Terracap), o Concurso Nacional de Projetos de Arquitetura e Paisagismo para os Parques Central e Sul de Águas Claras está com inscrições abertas até o dia 10 de março. A iniciativa tem por objetivo de escolher o melhor projeto para a implantação dos parques em Águas Claras.

Contra os vazamentos seletivos, por uma inundação de informações!

Segunda, 30 de janeiro de 2017
Pela publicação integral das delações da Odebrecht, contra o vazamento seletivo da mídia golpista.

#AbreSigilo
A ministra Cármen Lúcia, presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), homologou hoje (30/01) pela manhã as delações de 77 executivos e ex-executivos da Odebrecht. Isso quer dizer que, a partir de agora, as delações adquirem peso jurídico e poderão ser usadas pela Procuradoria-Geral da República para aprofundar as investigações. Os procuradores poderão, por exemplo, pedir abertura de inquérito ou mandado de busca e apreensão.
Por determinação da ministra Cármen Lúcia, porém, o sigilo das informações será mantido por enquanto pelo STF. Isso, apesar de haver, desde meados de janeiro a expectativa de que os documentos com as delações fossem tornados públicos pelo então ministro relator da Lava Jato, o finado Teori Zavascki.

Deputados recorrem ao STF para barrar candidatura de Maia à reeleição na Câmara

Segunda, 30 de janeiro de 2017

André Richter – Repórter da Agência Brasil

Quatro deputados federais entraram hoje (30) com ação no Supremo Tribunal Federal (STF) para barrar a eleição para a presidência da Câmara, prevista para quinta-feira (2). Os parlamentares são adversários do atual presidente, Rodrigo Maia (DEM-RJ), na disputa e afirmam que este não pode ser reconduzido ao cargo. Mais três ações na Corte contestam a eleição.

A pedido do MPF, ação contra Cunha e ex-deputada é enviada ao Paraná

Segunda, 30 de janeiro de 2017
Do MPF
Tribunal acolhe pedido da PRR2 motivado por fim de mandato de Solange Almeida
A pedido do MPF, ação contra Cunha e ex-deputada é repassada para Paraná
O Ministério Público Federal (MPF) obteve uma decisão judicial que redistribuiu para a 13ª Vara Federal de Curitiba o processo em que os ex-deputados federais Eduardo Cunha e Solange Almeida (ambos do PMDB-RJ) são acusados de corrupção passiva e lavagem de dinheiro por propinas pagas em função da compra de navios-sonda pela Petrobras. Com a aceitação do pedido da Procuradoria Regional da República da 2ª Região (PRR2), este será o segundo declínio de competência da ação, proposta ao Supremo Tribunal Federal (STF) porque Cunha era deputado federal. A denúncia foi recebida em março passado pelo STF (por unanimidade no caso dele e por maioria no caso dela).

MP de Contas recomenda rejeição das Contas Anuais da Administração Regional do SIA por fracionamento de licitação

Segunda, 30 de janeiro de 2017
Do MP de Contas do DF
Fracionamento de licitações no SIA, em 2013, embasam pedido de rejeição de contas anuais. Foto: Dênio Simões|Agência Brasília

Análise se refere ao exercício de 2013. Administração contratou obras via carta-convite no valor de R$ 1,6 milhão, quando deveria ter adotado modalidade de licitação mais abrangente

O Ministério Público de Contas (MPC/DF) proferiu parecer em que pede ao Tribunal de Contas (TDCF) que rejeite as contas anuais da administração do Setor de Indústria e Abastecimento (SIA), referentes a 2013. O pedido se baseia na decisão de outro processo em que o plenário do TCDF condenou o então administrador, José Tenório Silva, pelo reiterado uso de modalidade de licitação incorreta.

Lava Jato: Eike Batista volta ao Brasil e é preso; nos Estados Unidos, a polícia americana monitorou o brasileiro

Segunda, 30 de janeiro de 2017
“O retorno voluntário antecipou uma prisão que seria inevitável aqui ou nos Estados Unidos..."
==========

Do MPF
Lava Jato/RJ: Eike Batista volta ao Brasil e é preso
MPF não negociou condições para retorno de investigado
Por solicitação dos procuradores da República no Rio de Janeiro à frente da Operação Eficiência, a Secretaria de Cooperação Internacional do Ministério Público Federal (SCI/MPF) iniciou contatos com as polícias alemã e americana desde o último dia 27 para monitorar o empresário Eike Batista e providenciar a documentação necessária a eventual extradição. Nesta segunda-feira, 30 de janeiro, o investigado pela força-tarefa Lava Jato no Rio retornou ao Brasil e o mandado de prisão preventiva contra ele logo foi cumprido pela Polícia Federal.

Eike Batista já está no Presídio Ary Franco

Segunda, 30 de janeiro de 2017
Da Agência Brasil 
O empresário Eike Batista deu entrada na manhã de hoje (30), por volta de 11h20, no Presídio Ary Franco, em Água Santa, na zona norte da cidade do Rio de Janeiro. Eike chegou pela manhã ao Rio de Janeiro, de um voo vindo de Nova York, e foi preso logo que desembarcou do avião, por agentes da Polícia Federal, ainda na pista do Aeroporto Internacional Tom Jobim/Galeão.

STF: Cármen Lúcia homologa delações da Odebrecht na Lava Jato

Segunda, 30 de janeiro de 2017

Felipe Pontes - da Agência Brasil









A presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministra Cármen Lúcia, homologou as delações de 77 executivos e ex-funcionários da empresa Odebrecht, nos quais eles detalham o megaesquema de corrupção na Petrobras investigado na Operação Lava Jato.

Com isso, os mais de 800 depoimentos prestados pelos executivos e ex-funcionários da Odebrecht ao Ministério Público Federal (MPF) se tornaram válidos juridicamente, isto é podem ser utilizados como prova.

Investimentos do GDF na rede pública de saúde caem mais de 70%

Segunda, 30 de janeiro de 2017
Do Jornal de Brasília
Francisco Dutra


Esforços para levar as organizações sociais para a Saúde não faltaram. Investimentos em hospitais e demais postos de atendimento, sim. Segundo levantamento no Sistema Integrado de Gestão Governamental (Siggo), os investimentos anuais do Governo do Distrito Federal na rede pública de saúde caíram 70,55% no decorrer dos últimos quatro anos. A derrocada orçamentária em investimentos se reflete no calvário da população, seja nas filas de atendimento, na demora no fornecimento de medicamentos ou na escassez de leitos de UTI.

Abrasco e Idec repudiam decisão da ANS de dar continuidade à proposta dos planos de saúde popular

Segunda, 30 de janeiro de 2017
Da Abrasco


A Associação Brasileira de Saúde Coletiva – Abrasco – e o Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor – Idec – vêm a público repudiar a decisão da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) de dar continuidade à discussão de planos de saúde populares ou acessíveis iniciada pelo Ministério da Saúde.

A catapulta

Janeiro
30


A catapulta
Em 1933, Adolf Hitler foi nomeado primeiro-ministro da Alemanha. Pouco depois, celebrou um ato imenso, como correspondia ao novo dono e senhor da nação.
Modestamente, gritou:
—Eu estou fundando a Era da Verdade! Desperta, Alemanha! Desperta!, e os rojões, os fogos de artifício, os sinos das igrejas, os cânticos e as ovações multiplicaram os ecos.
Cinco anos antes, o partido nazista havia conseguido menos de três por cento dos votos.
O salto olímpico de Hitler rumo ao topo foi tão espetacular como a simultânea queda, rumo aos abismos, dos salários, dos empregos, da moeda e de todo o resto.
A Alemanha, enlouquecida pelo desmoronamento geral, desatou a caça aos culpados: os judeus, os comunistas, os homossexuais, os ciganos, os débeis mentais e os que tinham a mania de pensar além da conta.
Eduardo Galeano, no livro 'Os filhos dos dias', 2ª edição, ano 2012, página 44, L&PM Editores.

domingo, 29 de janeiro de 2017

Atrocidades e falácias na Previdência: idade, contribuição e parâmetros internacionais

Domingo, 29 de janeiro de 2017
Do Correio da Cidadania
http://correiocidadania.com.br/

Henrique Júdice*

A con­trar­re­forma pre­vi­den­ciária so­li­ci­tada pelo Fórum Na­ci­onal ao go­verno Temer, e por este ao Con­gresso, tem como eixo prin­cipal o con­di­ci­o­na­mento da apo­sen­ta­doria a 300 meses de con­tri­buição efe­tiva e à idade mí­nima de 65 anos. Se for apro­vada:

1)    Aca­bará a apo­sen­ta­doria aos 35 anos de con­tri­buição (ficta ou real) para ho­mens e 30 para mu­lheres, hoje in­de­pen­dente de idade no INSS e aces­sível a partir dos 60 (h) e 55 (m) anos no ser­viço pú­blico.

2)    A apo­sen­ta­doria por idade só será pos­sível aos 65 anos, au­mento de 5 anos para as mu­lheres da ci­dade e os ho­mens do campo (que hoje se apo­sentam aos 60) e 10 para as mu­lheres do campo (que hoje se apo­sentam aos 55).

3)    A quan­ti­dade mí­nima de con­tri­bui­ções efe­tivas para se apo­sentar pas­sará para das atuais 180 (equi­va­lentes a um mí­nimo de 15 anos, caso o tra­ba­lhador não deixe de con­tri­buir um mês se­quer) para 300 (equi­va­lentes a 25 anos nas mesmas con­di­ções).

O as­sa­la­riado do Bank of Ame­rica Hen­rique Mei­relles, que as­sina, como mi­nistro da Fa­zenda, a ex­po­sição de mo­tivos da pro­posta alega a “mu­dança das ca­rac­te­rís­ticas de­mo­grá­ficas do Brasil” e a ne­ces­si­dade de “con­ver­gência dos cri­té­rios pre­vi­den­ciá­rios bra­si­leiros para os pa­drões in­ter­na­ci­o­nais”. Se­gundo ele:

Protesto na Praia de Copacabana lembra a morte de 144 pessoas trans no país

Domingo, 29 de janeiro de 2017
Isabela Vieira - Repórter da Agência Brasil
Rio de Janeiro - Manifesto realizado na praia de Copacabana lembra as vítimas da transfobia no Brasil. (Tomaz Silva/Agência Brasil)
Manifestação na Praia de Copacabana lembra as vítimas
da transfobia no BrasilTomaz Silva/Agência Brasil
Em fevereiro de 2016, a travesti conhecida por Cicarelli, 36 anos, foi morta de forma cruel em João Pessoa, com mais de 20 facadas, pedradas e ainda teve a orelha decepada em uma disputa de traficantes por um ponto de drogas na capital paraibana.

No Dia da Visibilidade Trans, comemorado hoje (29), Cicarelli foi uma das pessoas trans lembradas em uma manifestação na Praia de Copacabana, na zona sul do Rio de Janeiro. Foram fincadas na areia 144 cruzes pretas, uma para cada transexual ou travesti mortas no ano passado por causa do preconceito, em todo o país, segundo levantamento da organização não governamental Rede Trans Brasil.