Quinta, 23 de outubro de 2025
Varoufakis quer empregar, em favor da sociedade, lógica que beneficia os rentistas. Estabelecer, nos Bancos Centrais, contas com dinheiro criado pelo Estado, para todos. Permitiria vida digna. Dinamizaria as economias. Enfrentaria desigualdades
OutrasPalavras
Outras Palavras
Publicado em OUTRASPALAVRAS EM 22/10/2025 às 19:54
Arte: Willie B. Thomas/Getty Images
Por Yanis Varoufakis, em seu site | Tradução: Rôney Rodrigues
Num momento em que Donald Trump, as Grandes Corporações Tecnológicas e Wall Street utilizam stablecoins para privatizar o dólar, usurpando o poder descentralizador do blockchain para enriquecerem à custa de todos os outros, eis um uso alternativo do blockchain que aproveita os seus poderes descentralizadores para beneficiar todos igualmente – pagando a cada um um dividendo básico substancial e não inflacionário – sem a necessidade de taxar ou contrair empréstimos.
Eis uma ideia que pode fazer uma diferença real e urgentemente necessária para as nossas sociedades terrivelmente divididas.
Imagine um fundo fiduciário para todos, que pague um dividendo pessoal a cada um.
Agora imagine um comum, uma plataforma digital pública, vamos chamar-lhe um Comum Monetário (Monetary Commons), que aproveita a nossa capacidade coletiva de criar o dinheiro necessário para financiar este dividendo pessoal para todos.