Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

domingo, 30 de novembro de 2014

Youssef continua internado e apresenta bom estado geral, diz boletim

Domingo, 1º de novembro de 2014
Camila Maciel – Repórter da Agência Brasil
O doleiro Alberto Youssef, investigado pela Polícia Federal (PF) na Operação Lava Jato, continua internado no Hospital Santa Cruz, em Curitiba (PR), e apresenta bom estado geral. De acordo com o boletim médico de hoje (30), assinado pelo cardiologista Rubens Zenobio Darwich, ele está consciente e aguarda o resultado de exames complementares.

PSOL é único partido da Câmara sem ligação com empreiteiras investigadas na Lava Jato

Domingo, 30 de novembro de 2014
Denúncias escancaram relação direta entre corrupção e financiamento privado de campanhas; caso reforça necessidade de proibição da prática e punição a corruptores 
Do PSOL Nacional, Kauê Scarim
 
A investigação da Operação Lava Jato, da Polícia Federal, em curso atualmente, vem quebrando um esquema que liga a participação de grandes empreiteiras em obras públicas com financiamentos milionários de campanhas eleitorais.

Cidade no Black Friday e Rocinha na bala perdida


Domingo, 30 de novembro de 2014
Jornal do Brasil
Davison Coutinho
Enquanto todos estão voltados para uma sexta-feira “Black Friday”, termo importado que nomeia a ação  de vendas que acontece após o feriado de Ação de Graças nos Estados Unidos, a Rocinha acorda com um dos mais intensos tiroteios dos últimos meses. Desta vez, o confronto aconteceu na Estrada da Gávea e Cachopa e deixou todos os moradores em pânico. O resultado de mais um dia de violência, além de todo caos gerado em plena manhã de sexta-feira, é da triste noticia de mais um morador, trabalhador, que foi atingido por uma bala perdida.

sábado, 29 de novembro de 2014

A água está chegando ao pescoço

Sábado, 29 de novembro de 2014
Da Revista Veja

O advogado da Petrobras avisou o Planalto dos riscos de a estatal continuar contratando obras sem licitação apesar das sucessivas advertências do Tribunal de Contas da União sobre irregularidades

Robson Bonin e Hugo Marques
Dilma Rousseff
(Nelson Antoine/Frame/Folhapress)

Na semana passada, VEJA mostrou que mensagens eletrônicas encontradas pela Polícia Federal nos computadores do Palácio do Planalto revelavam que o ex-presidente Lula e a presidente Dilma Rousseff tiveram, em 2009, a oportunidade de interromper a ação dos corruptos que atuavam no coração da Petrobras — e a desperdiçaram. Chefe da Casa Civil do governo Lula, Dilma recebeu do então diretor de Abastecimento e Refino da Petrobras, Paulo Roberto Costa, um e-mail alertando para o risco de que obras sob sua responsabilidade fossem paralisadas por recomendação do Tribunal de Contas da União (TCU). Cérebro da quadrilha que desviou bilhões dos cofres da companhia, Paulo Roberto estava preocupado com a ação dos auditores que começaram a farejar pistas da existência do cartel de empreiteiras que superfaturava contratos na estatal. Para impedir que o dinheiro parasse de jorrar no bolso dos corruptos, o diretor sugeriu que o governo agisse politicamente para neutralizar as denúncias do tribunal. E assim foi feito. Logo depois de receber a mensagem, Dilma se pôs a criticar a iniciativa do TCU, e Lula vetou a decisão do Parlamento de interromper as obras suspeitas, entre elas a de construção da Refinaria Abreu e Lima, em Pernambuco.

Leia a íntegra em:
http://veja.abril.com.br/noticia/brasil/a-agua-esta-chegando-ao-pescoco

"Até aqui eu vou": Sem traçar uma linha tudo não passa de hipocrisia

Sábado, 29 de novembro de 2014
Do Blog do Tsavkko
Quando você não traça uma linha: "Até aqui eu vou" toda e qualquer crítica sua é apenas hipocrisia.
 
É o caso dos governistas com, agora, o caso da Katia Abreu (e do Joaquim Levy). Quando você aceita absolutamente tudo e todo tipo de "aliado", mas resolve ficar de #mimimi com uma indicação ou outra que, no fim, definem o governo, ou quando critica uma ou outra política que igualmente são definidores do caráter do partido no poder, mas não há nenhuma possibilidade real de parar de apoiar este governo/partido, então sua crítica nada mais é que um vazio "desencargo de consciência".

Que é isso, companheiros?

Sexta, 29 de novembro de 2014
Do jornalista baiano Luís Augusto Gomes, hoje, no seu blogue PorEscrito
Primeiro, Armando Monteiro Neto, presidente-símbolo da Confederação Nacional da Indústria, no Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior.

Agora, a presidente da Confederação Nacional da Agricultura, Rainha do Latifúndio e Musa da UDR, Kátia Abreu, no Ministério da Agricultura.

Somando a dupla à “nova" equipe econômica, está certo um velho comunista: “É a esquerda que deveria estar na rua, não a direita”.

Justiça Federal manda soltar Adarico Negromonte

Sábado, 29 de novembro de 2014
Mariana Jungmann - Repórter da Agência Brasil
O Juiz Sérgio Moro, responsável pelos processos e investigações da Operação Lava Jato na Justiça Federal, decretou, no início da noite de hoje (28), a soltura de Adarico Negromonte. Ele é apontado nas investigações como responsável por levar o dinheiro de propina da Petrobras do escritório do doleiro Alberto Yousseff para partidos políticos e agentes públicos corrompidos.

Negromonte estava em prisão temporária desde segunda-feira (24), mas o prazo venceu hoje. Diante do pedido da defesa para que ele fosse solto e da concordância do Ministério Público (MP), Moro decidiu pela liberdade de Adarico.  

“Intimado a se manifestar, o Ministério Público Federal afirma que há indícios suficientes de autoria e de materialidade relativos à participação de Adarico na organização criminosa investigada e nos diversos crimes por ela praticados. Todavia, entende suficiente, no momento, a decretação de medidas cautelares substitutivas à prisão”, analisou o juiz.  

Entre as medidas cautelares sugeridas pelo MP e determinadas pelo juiz a Negromonte, estão a “proibição de deixar o país, de mudar de endereço sem autorização deste Juízo, obrigação de entregar o passaporte no prazo de cinco dias (se ainda não tiver feito isso) e de comparecer a todos os atos do processo, tanto na investigação quanto na eventual ação penal, mediante intimação por qualquer meio, inclusive telefone”.   

O juiz ressaltou que, apesar da decisão pela soltura, há “prova, em cognição sumária, de que Adarico Negromonte Filho teria participado do grupo criminoso dirigido por Alberto Youssef dedicado à lavagem de dinheiro e ao pagamento de propina a agentes públicos, forçoso reconhecer que o papel era de caráter subordinado, encarregando-se de transportar e distribuir dinheiro aos beneficiários dos pagamentos”.  

Segundo Moro, as provas estão associadas ao depoimento de testemunhas e a mensagens telemáticas em que Negromonte é citado como emissário de Yousseff e responsável pela entrega do dinheiro do grupo criminoso investigado na Lava Jato.  

A decisão deve ser entregue nas próximas horas às autoridades policiais, com ciência do Ministério Público e da defesa de Adarico Negromonte. Tão logo isso ocorra, ele será posto em liberdade.

= = = = = = = = = =
Adarico? Talarico? Lembrei do grande Zeca Pagodinho. Talarico, o da música, só é acusado de roubar mulher.

CLDF: Distritais enrolados querem blindagem

Sábado, 29 de novembro de 2014
Almiro Marcos — Correio Braziliense
Apesar da presidência da Casa ter anunciado, na última terça-feira, o engavetamento das duas proposições — a segunda fecha a porta para cidadão comum e sociedade civil na lista dos que têm direito de apresentar pedidos de investigação contra distritais —, um grupo de parlamentares segue se articulando nos bastidores para tentar, de todas as formas, garantir a blindagem. A pressão nesse sentido é grande e as articulações, como moeda de troca, passam por votos na aprovação de projetos de interesse do atual governo (como a criação de um fundo da dívida ativa) e também no apoio a nomes para a eleição da futura Mesa Diretora.

Encrencados
 

Entre os deputados encrencados com a Justiça, a situação mais complexa é de Benedito Domingos (PP). Ele foi condenado no ano passado pelo Tribunal de Justiça do DF e dos Territórios (TJDFT) em ação penal por formação de quadrilha, corrupção passiva e fraude a licitações por ter favorecido empresas da família em contratações públicas. Além disso, este ano, também foi condenado em segunda instância por improbidade administrativa por participação no Mensalão do DEM — esquema de pagamento de propina a autoridades públicas investigado pela Operação Caixa de Pandora em 2009. Os fatos tornaram o distrital inelegível à luz da Lei da Ficha Limpa.  

Dois réus da Pandora ao lado de Benedito, o federal eleito Rôney Nemer (PMDB) e o distrital Aylton Gomes (PR) também receberam condenação do TJDFT este ano por improbidade pelo mesmo caso. O militar foi condenado antes das eleições e virou ficha suja. Assim, a candidatura foi barrada. O peemedebista recebeu condenação depois das eleições e deve ter recurso contra expedição da diplomação apresentado pelo Ministério Público Eleitoral até o ano que vem.

===================
Reprodução de página do Correio Braziliense deste sábado, 29 de novembro de 2014. Dê um clique sobre a imagem para ampliá-la.

Mensalão do Arruda: MP pede bloqueio de bens contra ex-governador José Arruda, o ex-vice Paulo Octávio, o empresário José Celso Gontijo. . .

Sábado, 29 de novembro de 2014

MP pede bloqueio de bens contra ex-governador José Arruda

Ministério Público pediu a indisponibilidade de patrimônio de políticos e de empresas que se envolveram no Mensalão do DEM. Advogados dos ex-ocupantes do Palácio do Buriti disseram que só vão se manifestar na próxima semana

Por Almiro Marcos — Correio Braziliense

O Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) ajuizou ações de improbidade administrativa e reparação por danos morais, com pedido de bloqueio de bens contra envolvidos nas denúncias investigadas pela Operação Caixa de Pandora, em 2009. O pedido de retenção de recursos é direcionado contra o ex-governador José Roberto Arruda (atualmente no PR) e contra o ex-vice-governador Paulo Octávio (atualmente no PP). Também estão na lista de bloqueio — que totaliza R$ 192 milhões — as empresas Call Tecnologia, Unirepro e Vertax, todas detentoras de contratos de informática com o GDF à época do Mensalão do DEM.

Para o MP, houve desvio de recursos públicos dos contratos firmados entre o governo e as firmas. Também foram alvos de ações outros oito supostos operadores do esquema, que eram assessores e pessoas ligadas a Arruda e Paulo Octávio: Domingos Lamoglia, Marcelo Carvalho, Márcio Machado, José Eustáquio, Omézio Pontes, Fabio Simão, Renato Malcotti, José Celso Gontijo e Durval Barbosa — este o delator do esquema. Dois ex-deputados que aparecem na investigação e não tinham sido alvo de ações também estão na lista das novas ações de improbidade. São eles Berinaldo Pontes e Pedro do Ovo.

As ações foram todas distribuídas para a 2ª Vara da Fazenda Pública do DF, que até agora foi responsável por condenar o ex-governador Arruda — em outra ação de improbidade que teve confirmação de condenação em segunda instância —, a deputada federal Jaqueline Roriz (PMN), os distritais Benedito Domingos (PP), Aylton Gomes (PR), Rôney Nemer (PMDB) e os ex-deputados Eurides Brito, César Brunelli e Rogério Ulysses.

De acordo com o MP, com base em depoimentos e provas apresentadas por Barbosa e coletadas posteriormente ao longo da investigação (como vídeos e áudios), existia no DF uma organização criminosa chefiada por Arruda e Paulo Octávio e contando com a participação de várias autoridades e pessoas da sociedade — como secretários, deputados distritais, servidores públicos e empresários. Segundo a denúncia, o grupo direcionava e fraudava contratações públicas de modo que as empresas do esquema fossem beneficiadas com elevados repasses de recursos públicos. Depois, os recursos eram distribuídos entre componentes da quadrilha. Parte da arrecadação ilegal era direcionada para corromper agentes públicos a fim de garantir apoio ao governo. 

============ 

sexta-feira, 28 de novembro de 2014

TJ de Goiás mantém o afastamento do ex-senador Demóstenes Torres das funções de procurador de Justiça de Goiás

Sexta, 28 de novembro de 2014
O desembargador Leandro Crispim (foto) indeferiu pedido de retorno do ex-senador Demóstenes Torres às atividades de procurador de Justiça de Goiás, mantendo a decisão que determinou o afastamento cautelar de suas funções no Ministério Público de Goiás (MP-GO).

No entendimento do ex-senador, pelo fato de ter conseguido a suspensão da ação penal junto ao Superior Tribunal de Justiça (STF), por consequência também estaria suspensa a medida cautelar que o afastou do cargo de procurador de Justiça. No entanto, segundo o magistrado, a decisão proferida pelo ministro Sebastião Reis Júnior, no caso do Habeas Corpus, apenas suspendeu a ação penal para apurar o âmbito de competência do inquérito nº 3.430 (Operações Vegas e Monte Carlo) e que, em momento algum, revogou o afastamento cautelar de Demóstenes de suas funções.

De acordo com o desembargador, a decisão que determinou o afastamento do ex-senador do cargo de procurador de Justiça foi objeto de agravo regimental, tendo sido, inclusive, desprovido em sessão da Corte Especial do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO). “Ora, as decisões proferidas no presente feito, como por exemplo a do recebimento da denúncia, que determinou a instauração de ação penal contra o peticionário, e a do afastamento cautelar do paciente das funções do cargo de procurador de Justiça, dentre outras, encontram-se válidas”, esclarece. Veja decisão

(Texto: Fernando Dantas – Centro de Comunicação Social do TJGO)

Justiça aponta participação do ministro da Agricultura em caso de grilagem


Sexta, 28 de novembro de 2014
Mariana Jungmann - Repórter da Agência Brasil
A Justiça Federal em Mato Grosso divulgou hoje (28) trechos da decisão do juiz Fábio Henrique Fiorenza, da Subseção Judiciária de Diamantino, sobre a Operação Terra Prometida, da Polícia Federal, que demonstram indícios de que o ministro da Agricultura, Neri Geller, teve participação no esquema de grilagem desmontado pela operação. Em função disso, o processo será remetido ao Supremo Tribunal Federal (STF).

MPDFT aponta inconstitucionalidade de lei que dificulta reestruturação administrativa no DF e restringe a atuação de Rollemberg, o novo governador

Sexta, 28 de novembro de 2014
Do MPDF
A Procuradoria Geral de Justiça do Distrito Federal e Territórios ajuizou nessa sexta-feira, dia 28, ação direta de inconstitucionalidade, com pedido de liminar, contra a Lei distrital 5.423/2014, de iniciativa de vários deputados distritais.

A lei questionada dificulta o enxugamento da máquina administrativa do DF, porque revoga dispositivos da Lei distrital 2.299/99, considerados constitucionais pelo Conselho Especial do Tribunal de Justiça local. 

O MPDFT sustenta que a Lei 5.423/2014, de iniciativa parlamentar, viola a chamada reserva de administração, mecanismo que veda que o Poder Legislativo interfira em matérias que tratem sobre a organização e o funcionamento da Administração Pública, competência exclusiva do Chefe do Poder Executivo. 

Para o Ministério Público, o artigo 84 da Constituição da República é claro ao estabelecer a possibilidade de reestruturação administrativa mediante decreto, desde que não implique aumento de despesa nem criação ou extinção de órgãos públicos. 

A lei atacada, segundo o MP, dificulta a efetivação da reforma administrativa que se anuncia para o início do próximo ano, com o objetivo principal de promover a racionalização dos gastos públicos e a redução de despesas, que já se aproximam dos limites máximos fixados pela Lei de Responsabilidade Fiscal.
=========
Do Gama Livre:
Leia aqui a petição em que o Ministério Público tenta derrubar na Justiça mais uma aberração produzida pelos deputados distritais, aqueles que querem ser considerados intocáveis.

A CLDF tem caprichado na desova de leis inconstitucionais. Muitas dessas foram declaradas inconstitucionais até por ferirem a moralidade públicas.

Aqui a movimentação do processo contra a lei atacada hoje (28/11) pelo Ministério Público do DF.

Gama recebe neste sábado e domingo a 1ª Animecê, Mostra de Cinema de Animação do Cerrado

Sexta, 28 de novembro de 2014
A 1ª Mostra de Cinema de Animação do Cerrado tem início nesta noite de sexta (28/11), mas no Gama será no sábado e domingo (29 e 30 de novembro) na Praça do Cine Itapuã.
Exibindo I Animecê.jpg 


Exibindo Gigante, de Julio Vanzeler e Luís da Matta Almeida (still).jpg

Da Assessoria de Imprensa da Inimacê
A luta de Ariano Suassuna para transformar dor em arte; um gigante que transporta a filha no coração; o amor que vira ódio quando não é correspondido; uma singela homenagem ao ilusionista francês George Méliés; um senhor que passa a vida a espera de alguém ou alguma coisa. Sem falar nas tramas recheadas de sexo, escatologia e viagens psicotrópicas. Na programação da I Animecê- Mostra de Cinema de Animação do Cerrado- o público do Distrito Federal poderá conferir produções nacionais de diversos temas, gêneros e técnicas. A mostra começa dia 28 de novembro, com três sessões na Alfinete Galeria, e segue durante os dias 29 e 30, literalmente estacionada na praça do Cine Itapuã, no Gama. A entrada é franca.
Saiba mais clicando no link abaixo

Delação

Sexta, 28 de novembro de 2014
Miranda Sá
O instituto da delação premiada está para a Justiça como o teclado do computador está para a velha máquina de escrever… Com a intervenção do aderente, todo crime será desvendado e comprovado; pode ser comissivo, doloso ou permanente. No caso do Petrolão, chega a ser um crime de lesa-pátria.
É tão indigno o assalto à Petrobras e traz tantas consequências funestas, que nunca neste País viu-se coisa semelhante, comparado ao Mensalão apenas pela repugnância de ser praticado por autoridades governamentais, do Executivo e do Legislativo.
Com a delação pessoal do ex-diretor da Petrobras Paulo Roberto Costa – o Paulinho da intimidade de Lula e de Dilma –, e do doleiro Alberto Yousseff – que personifica o lavatório de dinheiro dos políticos – vieram comprovar-se antigas desconfianças e denúncias, que sempre foram rechaçadas pela arrogância atrevida dos cúmplices da bandalheira, ocupantes do Palácio do Planalto.

Laboratório Octapharma, envolvido em fraude, recebeu quase R$ 700 milhões do governo

Sexta, 28 de novembro de 2014
Do Contas Abertas
Por Dyelle Menezes
A Octapharma, laboratório denunciado no escândalo da Máfia dos Vampiros e ligado ao ex-primeiro-ministro português, José Sócrates, preso na semana passada, recebeu cerca de R$ 700 milhões do governo brasileiro entre 2008 e 2014. Nesses últimos cinco anos, o Ministério Público Federal tenta impedir que novos contratos sejam assinados com o laboratório suíço.
De acordo com o levantamento do Contas Abertas, 2012 foi o ano que a Octapharma mais faturou em contratos com o governo brasileiro. Foram R$ 235 milhões. Em 2013, recebeu R$ 118 milhões. Este ano, pagamentos feitos pelo Ministério da Saúde já superam os R$ 124 milhões.
Em 2008, o Ministério Público Federal acusou sete pessoas e três empresas de envolvimento no escândalo na Máfia dos Vampiros. Entre as empresas estava a Octapharma. As investigações apontaram que os acusados combinavam preços e fraudavam licitações do Ministério da Saúde para comprar remédios para o tratamento de hemofílicos. O esquema resultou em valores praticados bem acima do mercado.
Leia a íntegra em: 
http://www.contasabertas.com.br/website/arquivos/10111#sthash.eKhB4xkZ.dpuf
28 de novembro de 2014
Dyelle Menezes
A Octapharma, laboratório denunciado no escândalo da Máfia dos Vampiros e ligado ao ex-primeiro-ministro português, José Sócrates, preso na semana passada, recebeu cerca de R$ 700 milhões do governo brasileiro entre 2008 e 2014. Nesses últimos cinco anos, o Ministério Público Federal tenta impedir que novos contratos sejam assinados com o laboratório suíço.
De acordo com o levantamento do Contas Abertas, 2012 foi o ano que a Octapharma mais faturou em contratos com o governo brasileiro. Foram R$ 235 milhões. Em 2013, recebeu R$ 118 milhões. Este ano, pagamentos feitos pelo Ministério da Saúde já superam os R$ 124 milhões.
Octapharma-B49-01-mega-3 (1)Em 2008, o Ministério Público Federal acusou sete pessoas e três empresas de envolvimento no escândalo na Máfia dos Vampiros. Entre as empresas estava a Octapharma. As investigações apontaram que os acusados combinavam preços e fraudavam licitações do Ministério da Saúde para comprar remédios para o tratamento de hemofílicos. O esquema resultou em valores praticados bem acima do mercado.
Na ação civil pública, os procuradores do MPF pediram a anulação dos contratos firmados entre o Ministério da Saúde e a Octapharma, a devolução aos cofres públicos da verba supostamente desviada, e a proibição de negociações entre a empresa suíça e o governo brasileiro. Até hoje, não houve sentença sobre o caso.
Para o economista Gil Castelo Branco, da ONG, mesmo sem uma decisão da Justiça, impedindo a Octapharma de participar de licitações, os órgãos de controle do governo federal poderiam proibir novos contratos com a empresa no âmbito administrativo.
- See more at: http://www.contasabertas.com.br/website/arquivos/10111#sthash.eKhB4xkZ.dpuf

Liminar do ministro do STF impede censura a blog de jornalista

Sexta, 28 de novembro de 2014
Do STF
“O exercício da jurisdição cautelar por magistrados e Tribunais não pode converter-se em prática judicial inibitória, muito menos censória, da liberdade constitucional de expressão e de comunicação”. A afirmação é do ministro Celso de Mello, do Supremo Tribunal Federal (STF) que, ao conceder liminar em Reclamação (Rcl 18836) ao jornalista e blogueiro Cleuber Carlos do Nascimento, suspendeu uma decisão do juiz do 2º Juizado Especial Cível da Comarca de Goiânia.

STJ: Benefício de Renda Certa da Previ (BB) cabe a quem contribuiu por mais de 360 meses na ativa

Sexta, 28 de novembro de 2014
Do STJ
Não há afronta à isonomia entre ativos e inativos na concessão do Benefício Especial de Renda Certa apenas àqueles segurados da Caixa de Previdência dos Funcionários do Banco do Brasil (Previ) que verteram mais de 360 contribuições quando em atividade, porque somente eles participaram da formação da fonte de custeio.

No DF, homem morre depois de esperar três dias por vaga em UTI pública; transferência de verba para hospitais públicos diminuiu de 2012 a 2014

Sexta, 28 de novembro de 2014 
Isa Stacciarini— Correio Braziliense
Um homem morreu na manhã desta sexta-feira (28/11) ao não conseguir vaga em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) pública. O vigilante Moisés Nunes Alkmim Barbosa, 36 anos, teve uma parada cardíaca num ponto de ônibus do Setor de Rádio e TV Sul, foi atendido por uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), mas não resistiu. Morreu minutos depois de dar entrada no Hospital de Base do Distrito Federal (HBDF).
 
Leia mais em:
 
==============
Comentário do Gama Livre: Enquanto minguavam as verbas para os hospitais, o Doutor gastava dois bilhões de reais na construção do estádio Mané Garrincha, porcaria que não salva a vida de ninguém.

Irmãos do ministro da Agricultura já estão presos por fraudes em terras públicas

Sexta, 28 de novembro de 2014
Alex Rodrigues - Repórter da Agência Brasil
Suspeitos de participar de esquema bilionário de fraudes na concessão de lotes de terras públicas que deveriam ser destinadas à reforma agrária, os fazendeiros Odair e Milton Geller entregaram-se, na noite passada, à Polícia Federal (PF). Odair e Milton Geller estão no Centro de Custódia de Cuiabá, onde vão prestar depoimento ainda hoje. Os dois são irmãos do ministro da Agricultura, Neri Geller.

Sobre Acari, Ferguson e outras mazelas

Sexta, 28 de novembro de 2014
Da Tribuna da Imprensa
Igor Mendes
Confirmando a sua formação racista, o Estado norte-americano, através de decisão do júri, negou abrir processo contra o policial Darren Wilson que, em agosto último, assassinou o jovem Michael Brown na cidade de Ferguson (Missouri). Enquanto o mundo assiste pela televisão a onda de protestos que essa decisão gerou naquele país, que registrou manifestações em mais de cem cidades, a Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro segue matando pessoas pobres, a maior parte negras, nas favelas.
Na última quarta-feira, 26/11, durante operação em Acari, a polícia executou Ana Cláudia Germano Coutinho com um tiro de fuzil no rosto. Ana trabalhava numa lavanderia e era mãe de quatro filhos. Há 22 anos ela perdera uma irmã, também vítima da violência policial. Além desse assassinato, a PM violou dezenas de domicílios, humilhando indistintamente as pessoas, sem qualquer autorização judicial.

Enquanto se prende a capivara, os ratões continuam soltos

Sexta, 28 de novembro de 2014
Quanto injustas são as coisas em nosso país! Prendem uma simpática capivara nas ruas do Guará, no DF, enquanto se deixa à vontade os roedores dos cofres públicos do Brasil.

Vão implantar um chip na bichinha para seguir os seus passos, e possivelmente ela acabará presa pelo resto da vida num zoológico. Tomaram o seu habitat e ela é que ficará presa.

Já seus parentes ratos, as ratazanas, continuam mamando e roendo cada vez mais os cofres públicos. Estão belos, cevados, assistidos por seus advogados e apadrinhados (e remunerados) por administradores públicos e empresas como a Petrobras. Essa última, coitada, vem sendo roída faz tempo. Mas agora encontra-se mais debilitada do que nunca. E os ratos? Alguns poucos estão momentaneamente retidos. Logo logo a maioria estará de volta aos seus ninhos, e prontos para atacar novamente as suas presas públicas.

Enquanto a capivara, repito, uma simpática roedora, ficará vigiada pelo resto da vida, alguns ratões mesmo condenados estão conseguindo ‘saidinhas’ e ‘saidões’. Viajam nas asas dos aviões e, principalmente, nas asas da impunidade. Roedores do dinheiro público, se divertem e dão risadas, gargalhadas, na cara do povo.

Que se capturem, que se condenem e se mantenham preso por longos e longos anos as ratazanas dos cofres do povo.

Pensando bem, na realização desses desejos colocados no parágrafo anterior nem a capivara do Guará acredita.

E tome roída nos cofres!

O Bolsonaro e o Reinaldo Azevedo não podem faltar nesse despautério!

Sexta, 28 de novembro de 2014
Do Blog Náufrago da Utopia
Por Celso Lungaretti

 

Faz muito tempo que eu não leio um artigo político tão pertinente e bem humorado como este que reproduzo abaixo, merecidamente na íntegra. 

O Guilherme Boulos, formado em filosofia pela USP e membro da coordenação nacional do Movimento dos Trabalhadores Sem-Teto, está de parabéns! Deu o tratamento adequado à piada de mau gosto que a Dilma está tentando fazer passar por um Ministério

E que está bem mais para um despautério... 

SUGESTÕES PARA O MINISTÉRIO DE DILMA 

Guilherme Boulos

FAC: Hoje (28/11) tem manifestação no Buriti contra o projeto de Agnelo que toma os recursos da cultura

Sexta, 28 de novembro de 2014
O protesto —dos profissionais da cultura— acontecerá a partir das 14 horas em frente ao Palácio do Buriti. Será contra a retirada, pelo governador Agnelo, dos recursos do Fundo de Apoio à Cultura (FAC). No último dia 25 eles realizaram manifestação na CLDF.

Os dinheiro que Agnelo quer retirar do FAC se destina à produção cultural no DF. Filmes, livros, montagem de peças teatrais, óperas, gravação de DVD’s e CD’s, shows pelas cidades, serão sacrificados caso o governador aprove, na CLDF, esse descabido projeto de lei.

Torçamos então que, pelo menos nos últimos dias de seu mandato, o governador Agnelo tenha um lampejo de sensibilidade em favor da cultura, e retire o projeto da CLDF.

quinta-feira, 27 de novembro de 2014

Irmão de Dias Toffoli é denunciado por desvio de R$ 57 milhões na prefeitura de Marília


Quinta, 27 de novembro de 2014
MPF denuncia dois ex-prefeitos de Marília por uso irregular de verbas públicas

Mário Bulgareli e José Ticiano Dias Tóffoli [irmão do ministro do STF e presidente do TSE] desviaram recursos de saúde e educação para custear gastos correntes da Prefeitura
O Ministério Público Federal denunciou os ex-prefeitos de Marília Mário Bulgareli e José Ticiano Dias Tóffoli por uso indevido de verbas repassadas pela União para saúde e educação. Entre 2009 e 2012, ambos desviaram R$ 57 milhões do Fundo Municipal de Saúde e de contas específicas vinculadas a atividades escolares para custeio da folha de pagamento da Prefeitura e outros gastos da máquina pública. Os ex-secretários da Fazenda do município Nelson Virgílio Grancieri, Adélson Lélis da Silva e Gabriel Silva Ribeiro também foram denunciados por participação no desvio do dinheiro para as finalidades vedadas.
Fonte: MPF em São Paulo

Intervalo de 15 minutos para mulheres antes de hora-extra é compatível com a Constituição

Quinta, 27 de novembro de 2014
Por maioria, o Plenário do Supremo Tribunal Federal negou provimento ao Recurso Extraordinário (RE) 658312, com repercussão geral reconhecida, e firmou a tese de que o artigo 384 da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) foi recepcionado pela Constituição da República de 1988. O dispositivo, que faz parte do capítulo que trata da proteção do trabalho da mulher, prevê intervalo de no mínimo 15 minutos para as trabalhadoras em caso de prorrogação do horário normal, antes do início do período extraordinário.
Fonte: STF

Acordo firmado no STF suspende ações sobre uso da água do Rio Paraíba do Sul


Quinta, 27 de novembro de 2014
PGR propôs aos estados a suspensão até fevereiro de 2015, decidida em audiência presidida pelo ministro Luiz Fux
Um compromisso entre as partes suspendeu, até 28 de fevereiro de 2015, os processos movidos pelo Ministério Público Federal (MPF) contra os Estados do Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais a respeito do uso da água do Rio Paraíba do Sul. O compromisso foi assinado nesta quinta-feira, 27 de novembro, no Supremo Tribunal Federal, tendo em vista a possibilidade de uma solução de consenso.
Fonte: MPF

Dependentes de preso que estava desempregado têm direito ao auxílio-reclusão


Quinta, 27 de novembro de 2014
STJ acolhe tese do MPF, em recurso movido pela PRR3, que favorece dois dependentes de um preso, segurado da Previdência Social, que estava desempregado no momento da prisão
A condição de baixa renda do detento, que se exige para a concessão de auxílio-reclusão a seus dependentes, deve levar em conta o valor do último salário-de-contribuição do segurado, antes de ter sido preso. Assim, se o segurado está desempregado ou sem renda quando do recolhimento à prisão, seus dependentes fazem jus a esse auxílio. Essa tese, que vinha sendo defendida com frequência pela Procuradoria Regional da República da 3ª Região (PRR3), foi sustentada em recurso especial e acolhida pela 2ª Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ).
Fonte: STJ

Canto Alentejano é Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade; Roda de capoeira também

Quinta, 27 de novembro de 2014 
Roda de capoeira recebe título de Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade
 ============================

Cante Alentejano é Património Cultural Imaterial da Humanidade

Do site Esquerda.Net
O comité intergovernamental da Unesco aprovou nesta quinta-feira, 27 de novembro de 2014, em Paris, que o cante alentejano é Património Cultural Imaterial da Humanidade.
Cante Alentejano é Património Cultural Imaterial da Humanidade - imagem retirada do blogue tratadodocante.blogspot.pt

Nesta quinta-feira, 27 de novembro de 2014, o cante alentejano foi classificado como Património Cultural Imaterial da Humanidade pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco).

Veja o caos dominante na saúde do Doutor Governador. Na dele, não. Na do povo do DF

Quinta, 27 de novembro de 2014
Clique nos links abaixo e assista dois vídeos do DFTV 1ª Edição (TV Globo), desta quinta (27/11). É o caos absoluto e perverso que atinge a população de Brasília.

Imagens mostram a precariedade do maior hospital público de Brasília

Falta de macas deixa pacientes sem atendimento por ambulâncias do SAMU

Câncer de mama: médicos defendem incorporação ao SUS do teste de perfil genético

Quinta, 27 de novembro de 2014
Flavia Villela - Repórter da Agência Brasil
Saúde cria serviço de referência para tratar câncer de colo de útero e de mama
Tecnologia mapeia os 70 genes do nódulo e indica se o tumor é de baixo risco ou de alto risco Marcello Casal/Arquivo/Agência Brasil
No Dia Nacional de Luta contra o Câncer, comemorado hoje (27), médicos defendem a incorporação do teste de perfil genético para o câncer de mama no rol dos procedimentos da Agência Nacional de Saúde (ANS) e no Sistema Único de Saúde (SUS). Disponível em algumas unidades particulares do país, a tecnologia importada mapeia os 70 genes do nódulo e indica se o tumor é de baixo risco ou de alto risco.
A presidenta da Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama (Femama), Maira Caleffi, lamentou que hoje muitas mulheres acabem tendo que passar por sessões de quimioterapia sem precisar.