Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

sábado, 31 de março de 2018

Virou brincadeira? Barroso revoga prisões de amigos de Michel Temer

Sábado, 31 de março de 2018
Do Jornal do Brasil

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF),  Luís Roberto Barroso, revogou na noite deste sábado (31) as prisões da Operação Skala e determinou a imediata soltura dos alvos da investigação. Mais cedo, a Procuradoria-Geral da República (PGR) havia solicitado  a revogação das prisões de três aliados do presidente Michel Temer. Conforme nota oficial, a procuradora-geral da República, Raquel Dodge, afirmou ao Supremo Tribunal Federal que "as medidas cumpriram o objetivo geral".
Estão presos há dois dias o advogado José Yunes, amigo do presidente há mais de 50 anos e ex-assessor dele na Presidência, o coronel da reserva João Baptista Lima Filho, também coordenador de campanhas eleitorais de Temer, e o ex-ministro da Agricultura Wagner Rossi, pai do líder do MDB na Câmara, deputado Baleia Rossi (SP). As prisões temporárias expirariam na segunda-feira. Elas poderiam ser renovadas por mais cinco dias.

Cria da favela, vereadora da cidade

Sábado, 31 de março de 2018

Pesquisadores derrubam tese de que foi Zona Sul que elegeu Marielle


Do Jornal do Brasil
ALEXANDRE MACHADO
Não bastou matarem Marielle Franco. Mesmo após ser executada a tiros na noite daquela quarta-feira, dia 14, a vereadora do PSOL do Rio de Janeiro continua sendo alvo de ataques. Se do primeiro atentado, até agora, mais de duas semanas após o ocorrido, a polícia não apresentou sequer suspeitos, ao menos sabe-se de onde estão partindo os outros: da internet. A irmã de Marielle, Anielle Silva, e a viúva da vereadora, Mônica Tereza Benício, estão travando — e vencendo — algumas batalhas na Justiça para retirar do ar as fake news das redes sociais, que tentam desconstruir a imagem política de Marielle. 

Um dos ataques diz respeito à própria votação que fez dela a quinta vereadora mais votada do Rio em 2016. Alegam que não teria sido eleita com os votos da favela que ela defendia. Marielle Franco sempre fez questão de registrar que era “cria da favela”, nascida no Complexo da Maré. De fato, os números absolutos da eleição apontam que a maioria de seus eleitores estava fora da Maré: 32% do total dos 46.502 votos recebidos por ela vieram da Zona Sul, segundo o Tribunal Regional Eleitoral do Rio (TRE-RJ). Mas cientistas políticos e pesquisadores ouvidos pelo JORNAL DO BRASIL rebatem a tese. “A contradição até existe, mas a verdade é que ela teve uma eleição pulverizada pela cidade. A Zona Sul ajudou a elegê-la, mas não apenas essa região”, afirma o cientista político Ricardo Ismael, que foi professor e orientador da vereadora do PSOL na PUC-RJ. 

Números absolutos da eleição apontam que maioria de eleitores estava fora da Maré: 32% dos 46.502 votos vieram da Zona Sul

SAÚDE E BEM-ESTAR: 13. Indústrias de alimentos, agropecuária, da pesca e farmacêutica — o denominador comum

Sábado, 31 de março de 2018
Por
Aldemario Araújo*

SAÚDE E BEM-ESTAR

50 textos (um a cada final de semana). Registros de uma caminhada em busca de saúde e bem-estar consistentes e duradouros. Veja todos os escritos em: http://www.aldemario.adv.br/saude.htm

13 INDÚSTRIAS DE ALIMENTOS, AGROPECUÁRIA, DA PESCA E FARMACÊUTICA – O DENOMINADOR COMUM

Os últimos escritos desta série destacaram as perversas características das indústrias de alimentos, agropecuária, da pesca e farmacêutica. Além do que já foi dito, é preciso destacar o que existe de comum nas formas atuais de atuação de todas essas indústrias.

Em todo o DF, rede pública de saúde do governo Rollemberg bloqueou atendimento de pediatria por falta de leitos. Nenhum hospital atendendo casos que não sejam bandeira vermelha

Sábado, 31 de março de 2018
Virou esculhambação a rede de saúde pública do governo do DF. Está totalmente bloqueado qualquer atendimento de crianças ("vinde a mim as criancinhas!"), exceção apenas para os garotos que recebem a classificação de risco vermelho. Azul, verde, amarelo que explodam, que esperem primeiro atingir o risco VERMELHO, pois só assim terão atendimento. E os gestores da saúde parece que brincando de tentativa e erro com a rede. Melhor, erro e erro.

**********
Por falar em Pediatria, a do HRG, bem como o Pronto Atendimento Infantil (PAI), continuam desde o ano passado totalmente fechados. Uma vergonha!

E o pior. Informes dão conta de que a Pediatria do HRG, tão bem montada e moderna, irresponsavelmente já fechada pelo governo, seria desmontada definitivamente e os equipamentos mandados para só Deus saberia responder. Quando alguém questiona se um plano nefasto referente ao desmonte da Pediatria do HRG tem fundo de verdade, os responsáveis (???) desconversam e blá blá blá. E nada confirmam ou negam.

No dia que a liberdade foi-se embora

Sábado, 31 de março de 2018

Do Blog Náufrago da Utopia
Por Celso Lungaretti


Eu tinha 13 anos em 31 de março de 1964.

Puxando pela memória, só consigo me lembrar de que a TV vendia o golpe de estado em grande estilo, insuflando tamanha euforia patrioteira que os cordeirinhos faziam fila para atender ao apelo dê ouro para o bem do Brasil!.

Matronas iam orgulhosamente tirar suas alianças e oferecê-las aos salvadores da Pátria, torcendo para que as câmeras as estivessem focalizando naquele momento solene.

Desde muito cedo eu peguei bronca dessas situações em que a multidão se move segundo uma coreografia traçada por alguém acima dela, com cada pessoa tanto esforçando-se para representar tão bem seu papel... que acaba parecendo, isto sim, artificial e canhestra.

Dê ouro para a compra de instrumentos de tortura?

De paradas de 7 de setembro a procissões, eu não suportava a falsa uniformidade. Gostava de ver cada indivíduo sendo ele próprio, igual a todos e diferente de todos ao mesmo tempo.

E, na preparação do clima para a quartelada, houvera a Marcha da Família, com Deus, pela Liberdade. Aquelas senhoras embonecadas e aqueles senhores engravatados me pareceram sumamente ridículos.

Aqui cabe uma explicação: duas fortes influências me indispunham contra o patético desfile daquela classe média abasta(rda)da, que detestava tanto o comunismo quanto o samba, talvez porque fosse ruim da cabeça e doente do pé.

Minha família era kardecista e, quando eu tinha oito, nove anos, me levava num centro espírita cujo orador falava muito bem... e era extremadamente anticatólico.

A cada semana recriminava a riqueza e a falta de caridade da Igreja, contrastando-a com a miséria do seu rebanho. Cansava de repetir que Cristo expulsara os vendilhões do tempo, mas estes estavam todos encastelados no Vaticano.

Vai daí que, cabeça feita por esse devoto tardio do cristianismo das catacumbas, eu jamais poderia aplaudir um movimento de católicos opulentos.

Já vi enterros mais animados...

E devorara a obra infantil de Monteiro Lobato inteira. Com ele aprendera a prezar a simplicidade, desprezando a ostentação e o luxo; a respeitar os sábios e artistas, de preferência aos ganhadores de dinheiro.

Mas, afora essa rejeição, digamos,  estética, eu não tinha opinião sobre a tal da  Redentora.

Escutava meu avô dizendo que, se viesse o comunismo, ele teria de dividir sua casa com uma família de baianos (o termo pejorativo com que os paulistas designavam os excluídos da época, predominantemente nordestinos).

Registrava a informação, que me parecia um tanto fantasiosa, mas não tinha certeza de que Vovô estivesse errado.

O certo é que os grandes acontecimentos nacionais me interessavam muito pouco, pois pertenciam à realidade ainda distante do mundo adulto.

Na canção em que Caetano descreveu sua partida de Santo Amaro da Purificação para tentar a sorte na cidade grande, ele disse que "no dia que eu vim-me embora/ não teve nada de mais", afora um detalhe prosaico: "senti apenas que a mala/ de couro que eu carregava/ embora estando forrada/ fedia, cheirava mal".

Da mesma forma, o dia que mudou todo meu futuro -- seja o 31 de março do calendário dos tiranos, seja o 1º de abril em que a mentira tomou conta da Nação -- não teve nada de mais.

Gostaria de poder afirmar que, logo no primeiro momento, percebi a tragédia que se abatera sobre nós: estávamos começando a carregar uma fedorenta mala sem alça, da qual não nos livraríamos por 21 intermináveis anos.

Mas, seria abusar da licença poética e eu não minto, nem para tornar mais charmosas as minhas crônicas.

Os mentirosos eram os outros. Os fardados, as embonecadas e os engravatados.

O filme O desafio foi um marco da reação artística ao golpe militar. Mostra um
jovem jornalista prostrado pela derrota, mas recuperando a disposição
de luta num final antológico. Estudantes chegavam a pichar o
título nos muros das grandes cidades. Termina com o
tema Tempo de Guerra, da peça Arena conta
Zumbi (outro marco), que apontava
o caminho da luta armada.

Jesus não morreu pelos “nossos pecados” e sim por enfrentar o sistema

Sábado, 31 de março de 2018
Cruz (detalhe), Arcabas (Jean-Marie Pirot), Igreja do Espírito Santo e de S. Alessandro Mártir, Arquidiocese de Portoviejo, Equador
Nesta Sexta-Feira da Paixão, Caminho Pra Casa publica artigo exclusivo de um dos maiores biblistas vivos, o frade italiano Alberto Maggi. A tradução é do biblista brasileiro padre Francisco Cornélio. No texto, Maggi demole duas ideias que estão na base do cristianismo falsificado que os integristas sustentam há séculos:  1) Jesus teria sido morto “pelos nossos pecados”;  2) essa seria “a  vontade de Deus”. A versão é insustentável com um exame realista e honesto dos textos bíblicos.  Os Evangelhos são claríssimos: Jesus morreu porque confrontou o Templo, um sistema de dominação e exploração dos pobres de Israel. Jesus não inaugurou o tempo da culpa, mas o da misericórdia e o da vida plena para os pobres. A íntegra do artigo a seguir.

Casa do Jongo reabre hoje com festa na zona norte do Rio

Sábado, 31 de março de 2018

Cristina Indio do Brasil – Repórter da Agência Brasil

Casa do Jongo da Serrinha reabre hoje com festa na zona norte do Rio
A Casa do Jongo estava fechada desde dezembro do ano 
passado  Andre Luiz Gonçalves Rodrigues/Casa do Jongo da Serrinha/Direitos reservados

A Casa do Jongo, instalada no pé do Morro da Serrinha, em Madureira, na zona norte do Rio, vai reabrir hoje (31) depois do fechamento das atividades em dezembro do ano passado por falta de recursos, deixando 400 crianças e adolescentes sem aulas de dança, música, inglês, capoeira, costura, arte, entre outros cursos.

‘Já tivemos parlamentares que compreendiam e defendiam o SUS, não temos mais’ diz Ligia Bahia

Sábado, 31 de março de 2018
Da Abrasco
Associação Brasileira de Saúde Coletiva

Inês Costal e Patrícia Conceição / do Observatório de Análise Política em Saúde

A entrevistada do mês de março do Observatório de Análise Política em Saúde – OAPS acompanha de perto a presença, cada vez maior, do setor privado na saúde. Ligia Bahia, doutora em Saúde Pública, médica e docente da Universidade Federal do Rio de Janeiro e membro da Comissão de Política, Planejamento e Gestão em Saúde da Abrasco, fala sobre as mudanças na privatização da saúde – “tem uma dominância financeira que está em todos os pontos do sistema” – e os desafios de investigar e analisar a movimentação financeira do setor privado, além de contrapor o discurso que opõe os setores privado e público, creditando ao primeiro qualidade e excelência.
Na entrevista a pesquisadora também comenta a relação de empresas com os poderes Executivo e Legislativo e critica a falta de uma bancada da saúde com melhor atuação: “Nós já tivemos parlamentares que compreendiam o SUS, defendiam, que estavam à frente desse processo, não temos mais. Nossos parlamentares não se comportam como sanitaristas, se comportam na defesa de interesses diversificados. E esse não é um problema do Legislativo, também é o nosso problema”.

sexta-feira, 30 de março de 2018

Rosa Weber nega pedido de liberdade de Antonio Grecco, da Rodrimar

Sexta, 30 de março de 2018
Pedro Rafael Vilela – Repórter da Agência Brasil

Brasília - Ministra Rosa Weber durante sessão do Supremo Tribunal Federal (STF) para decidir se parlamentares podem ser afastados do mandato (Rosinei Coutinho/SCO/STF)
A ministra Rosa Weber é a responsável pelo plantão Judiciário no STF durante o feriadoRosinei Coutinho/SCO/STF
A minista Rosa Weber, do Supremo Tribunal Federal (STF), negou no início da noite desta sexta-feira (30) o pedido de habeas corpus(HC) protolocado pela defesa do empresário Antonio Grecco, preso ontem pela Polícia Federal no âmbito da Operação Skala.
Segundo o despacho da ministra, responsável pelo plantão Judiciário no Supremo durante o feriado, "o presente HC, em qualquer hipótese, não se presta, manifesta a adequação da via eleita, para a apreciação da tese defensiva com vista à revogação da decisão de prisão". A magistrada ressaltou que existem petições avulsas da defesa do empresário que ainda estão pendentes de análise pelo relator do inquérito, que é o ministro Luís Roberto Barroso.

Estudo em SP aponta alta prevalência de dores crônicas entre moradores de rua

Sexta, 30 de março de 2018
O Albert Einstein elaborou um curso online gratuito sobre o tema para profissionais de saúde e estudantes.

Camila Maciel – Repórter da Agência Brasil
Estudo inédito do Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa Albert Einstein (IIEP) mapeou a ocorrência de dores crônicas em moradores de rua. Foram entrevistados 69 pessoas em situação de rua da capital paulista. O resultado é que a dor crônica atinge 82,6% desse grupo, sendo que 73,8% das queixas são de incômodos nos músculos, tendões, ligamentos, articulações e ossos.

“A escala que nós utilizamos é dividida entre uma dor fraca, moderada e intensa. Cerca de 90% da mostra apresenta uma dor intensa, então quase todos os entrevistados, que já eram pacientes com dores crônicas, sentiam dor todos os dias por muitos anos”, explicou a enfermeira Ariane Graças de Campos que desenvolveu a pesquisa como dissertação de mestrado com orientação da pesquisadora Eliseth Ribeiro Leão. Quase 70% dos entrevistados disseram sentir dor todos os dias e, em grande parte dos casos, a duração é de horas (39,1%) ou dias (40,6%).

Senado: Ronaldinho quer driblar o eleitor candango

Sexta, 30 de março de 2018
Do Blog Brasília, por Chico Sant'Anna



O PRB, partido integrante da Frente Cristã e com laços com a Igreja Universal do Reino de Deus, do bispo Edir Macedo, anuncia a candidatura de Ronaldinho, famoso pelos seus dribles desconcertantes e mais ainda por suas festas mundo à fora, onde a abundância feminina é sempre destaque.

Por 
Chico Sant'Anna
Na sua curta história da autonomia política, o Distrito Federal não teve muita sorte com a grande parte de seus senadores: um foi cassado, dois renunciaram para fugir a cassação, três passaram pelas barras da cadeia, sendo que dois deles ainda veem o sol nascer quadrado.

Agora, num momento em que a comunidade candanga busca não repetir os erros do passado e eleger senadores que dignifiquem melhor o mandato senatorial, o PRB, partido integrante da Frente Cristã e com laços com a Igreja Universal do Reino de Deus, do bispo Edir Macedo, anuncia a candidatura de Ronaldinho.

Famoso pelos seus dribles desconcertantes e mais ainda por suas festas mundo à fora, onde a abundância feminina é sempre destaque, Ronaldinho parece ter poucas afinidades com os mandamentos que a Universal prega a seus seguidores. O PRB deve desconhecer a passagem bíblica de Sodoma, em Genesis 19. Chega a ser uma afronta àqueles que são cotidianamente catequizados a respeitarem os mandamentos bíblicos.

Ato lembra mais de 40 crianças mortas em tiroteios no Rio

Sexta, 30 de março de 2018
as autoridades públicas não podem deixar os criminosos agirem impunemente, mas o trabalho de segurança pública deveria ser feito com mais inteligência, de forma a não fazer vítimas inocentes.

Vitor Abdala - Repórter da Agência Brasil


Rio de Janeiro - Protesto na Praia de Copacabana lembra morte há um ano da menina Maria Eduarda, e de outras 46 crianças vítimas da violência nos últimos 11 anos (Fernando Frazão/Agência Brasil)
Rio de Janeiro - Protesto na Praia de Copacabana lembra 
morte há um ano da menina Maria Eduarda, e de outras 46 
crianças vítimas da violência nos últimos 11 anos
(Fernando Frazão/Agência Brasil)

Um ato promovido pela organização não governamental Rio de Paz fez hoje (30) uma homenagem a 47 crianças até 14 anos que morreram em tiroteios no estado do Rio de Janeiro, de 2007 a 2018. A manifestação, que foi realizada nas areias da Praia de Copacabana, coincidiu com o primeiro aniversário da morte de Maria Eduarda Alves da Conceição, de 13 anos, que foi atingida por uma bala perdida dentro de sua escola, em Acari.

Conheça o DNA do cachaceiro

Sexta, 30 de março de 2018

E eis que um amigo do Gama Livre passava hoje (30/3) de manhã pelo Polo de Modas do Guará, DF, quando não resistiu em tirar uma imagem do DNA do cachaceiro. 

Olha o nome do boteco:

Dia
Noite
Alcoolizado  

Ele, o amigo, jura que não fez uma parada estratégica no DNA, apenas tirou a foto. Jura também que foi  de dentro do carro. Mas estou sem entender a razão dele ter insistido comigo para ir conferir a veracidade da imagem. Fiquei encucado, ainda, com o texto que ele enviou. Letras trocadas, como devem também trocar as letras todos os clientes do Dia Noite Alcoolizado. 

Se não mudar, a máquina administrativa do Governo de Brasília vai continuar sem funcionar

Sexta, 30 de março de 2018
Por
Hélio Doyle
Os primeiros governantes de Brasília eram prefeitos, nomeados pelo presidente da República depois de aprovados pelo Senado. Em 1969, para atender à vaidade do coronel Hélio Prates da Silveira, o prefeito foi promovido a governador. Como uma cidade-estado — pois o território de Brasília, a cidade, é o mesmo do Distrito Federal, o “estado” — tanto faz chamar de prefeito ou governador. De qualquer maneira, a Prefeitura do Distrito Federal virou Governo do Distrito Federal, hoje corretamente chamado de Governo de Brasília, para ressaltar que a capital federal não é apenas o Plano Piloto, mas todo o Distrito Federal.

quinta-feira, 29 de março de 2018

Fundação da Associação de Amizade e Pela Autodeterminação do Sahara Ocidental; Creación de Asociación de Solidaridad con el Pueblo Saharaui en Brasilia

Quinta, 29 de março de 2018
Foi fundada nesta terça-feira (27/03) em Brasília, a Associação de Solidariedade e Pela Autodeterminação do Sahara Ocidental – ASSAHARA, que tem como objetivos 

1 – Ampliar e promover o conhecimento da particular situação política, econômica e social que atravessa o povo saharaui, perante o povo brasileiro que sempre tem demonstrado sensibilidade e simpatia pelo direito à autodeterminação e a independência;

2 – Trabalhar pelo respeito a legalidade internacional que no caso saharaui é patente, através de dezenas de resoluções de Organismos Internacionais;

3 – Alertar e denunciar a dramática situação por que atravessa os direitos humanos, que são sistematicamente violados nas zonas ocupadas do Sahara Ocidental;

4 – Exigir que se encerre o roubo dos recursos naturais que a administração marroquina tem levado a cabo em território saharaui;

5 – Estreitar os laços políticos entre Brasil e a República Árabe Saharaui Democrática para conseguir o estabelecimento de relações diplomáticas entre ambos países, igualmente como a maioria dos países latino americanos.

A Assembleia de fundação contou com à presença do embaixador Emboirik Ahmed, representante da Frente Polisario no Brasil, que fez um relato da luta contra a ocupação marroquina, as violações dos direitos humanos, dos presos políticos e dos movimentos de solidariedade internacional, aos quais soma-se agora à Asahara. Diversas pessoas fizeram uso da palavra para destacar o empenho por esta causa no Brasil e em especial, no Distrito Federal.

Foram eleitos para diretoria, a ex-deputada María José Maninha, como presidente; Marcos Tenorio, vice-presidente; Fernando Mousinho, secretário-geral; Jorge Guimarães, tesoureiro; e Afonso Magalhães, como vogal. Será agendado um ato político de lançamento público da Associação de Solidariedade e Pela Autodeterminação do Sahara Ocidental.

Brasilia  (Brasil), 29/03/2018 (SPS) - Ha sido creada la Asociación de Solidaridad y por la Autodeterminación del Sáhara Occidental (ASAHARA) en Brasilia para ampliar y promover el conocimiento de la particular situación política, económica y social que atraviesa el pueblo saharaui, ante el pueblo brasileño el cual  siempre ha demostrado sensibilidad y simpatía por el derecho a la autodeterminación y la independencia;
La Asociación tiene también como objetivo trabajar por el respeto a la legalidad internacional que en el caso saharaui es patente, a través de decenas de resoluciones de Organismos Internacionales y alertar y denunciar la dramática situación por la que atraviesa los derechos humanos, que son sistemáticamente violados en las zonas ocupadas del Sáhara Occidental;
La Asociación exigirá que finalice el expolio de los recursos naturales que la administración marroquí lleva a cabo en territorio saharaui;
ASAHARA  trabajará igualmente estrechar los lazos políticos entre Brasil y la República Árabe Saharaui Democrática para lograr el establecimiento de relaciones diplomáticas entre ambos países, al igual que la mayoría de los países latinoamericanos.
El acto  de fundación contó con la presencia del embajador Emboirik Ahmed, representante del Frente Polisario en Brasil, que hizo un relato de la lucha contra la ocupación marroquí, las violaciones de los derechos humanos, de los presos políticos, así como del amplio movimiento de solidaridad existente a nivel  internacional, al  que se suma  ahora a Asahara.
 Diversas personas hicieron uso de la palabra para destacar el empeño por esta causa en Brasil y en especial, en el Distrito Federal.
Fueron elegidos para la dirección, la ex diputada María José Maninha, como presidente; Marcos Tenorio, vicepresidente; Fernando Mousinho, secretario general; Jorge Guimarães, tesorero; Director de Comunicación, Beto Almeida; y Afonso Magalhães, como vogal. Para el Consejo Fiscal fueron elegidos Valeria Martirena, María Antonina Dal Bello y Pedro Batista.
ASAHARA anunció que programará la realización de un acto político de lanzamiento público de la Asociación de Solidaridad y por la Autodeterminación del Sáhara Occidental, que contará con la presencia de líderes partidistas y del movimiento social.
*************

Leia abaixo a Carta de Princípios da ASSAHARA:



CARTA DE PRINCÍPIOS
O território do Sahara Ocidental continua inscrito desde 1963 na agenda das Nações Unidas, como um dos territórios pendentes de descolonização, sendo ocupado militar e ilegalmente pelo Reino colonialista do Marrocos, desde o dia 31 de outubro de 1975.
Não bastasse a ocupação e as constantes violações de direitos humanos, o Reino do Marrocos ergueu o muro da vergonha do Sahara Ocidental, com mais de dois mil quilômetros e que divide de norte a sul o território. Um muro que é vigiado por mais de 150 mil soldados marroquinos e tomado por uma infinidade de minas terrestres em toda sua extensão que, vez ou outra, provocam mortes e feridos entre os saharauis ou mesmo entre militantes internacionalistas que fazem periódicas marchas e manifestações diante do muro.
O Conselho de Segurança, em acordo com a Frente POLISARIO e o Marrocos, com o apoio da União Africana, adotou, em 1991, o “Plan de Arreglo” para garantir o direito do Povo Saharaui a autodeterminação e instituiu para esse fim a Missão das nações Unidas para o Referendum no Sahara Ocidental – MINURSO.
Múltiplas resoluções das Nações Unidas, da União Africana e um acórdão do Tribunal Internacional de Justiça de Haia reconhecem o direito à autodeterminação do povo saharaui, entendendo que não há registro jurídico nem histórico de vínculo de soberania por parte do Marrocos naquele local. Mais de 80 países do mundo reconhecem a RASD, mas isso fica só no papel. Após 26 anos, continuam negando ao povo saharaui a oportunidade de expressar sua palavra para eleger livremente o seu futuro político.
Apesar de ter firmado acordos e comprometer-se a respeito dos mesmos, o governo marroquino tem mantido até o momento uma atitude de bloqueio e sua implementação, levando a situação a um perigoso beco sem saída, que pode gerar uma escalada de difícil controle em toda região.
A violação sistemática dos direitos humanos nas zonas ocupadas do Sahara Ocidental, uma prática comprovável e reconhecida pelos organismos humanitários internacionais. Como assinala o último informe da Anistia Internacional, é um sofrimento enorme para a população daqueles lugares, que têm que suportar que ativistas dos direitos humanos sejam mortos, desaparecidos ou condenados injustamente a penas que chegam até à prisão perpétua, mediante falsas acusações e juris manipulados e não com base em provas contundentes.
A tudo isto, se soma a exploração dos recursos naturais como o fosfato, a pesca e a agricultura, que tem sido condenado e qualificado de ilegais pelo ex assessor jurídico das Nações Unidas, Hans Correl, e pelo Tribunal de Justiça Europeu, que considera os tratados firmados com Marrocos como ilegais.
Por tudo isto, diante da negação do respeito aos direitos inalienáveis do povo saharaui a viver sem liberdade e democracia, nós, pessoas comprometidas e defensores do direito do povo do Sahara Ocidental a sua independência, respeito aos direitos humanos e a uma vida digna, decidimos pela criação da Associação de Solidariedade e Pela Autodeterminação do Sahara Ocidental – ASSAHARA, e nos comprometemos com os seguintes objetivos:
1 – Ampliar e promover o conhecimento da particular situação política, econômica e social que atravessa o povo saharaui, perante o povo brasileiro que sempre tem demonstrado sensibilidade e simpatia pelo direito à autodeterminação e a independência;
2 – Trabalhar pelo respeito a legalidade internacional que no caso saharaui é patente, através de dezenas de resoluções de Organismos Internacionais;
3 – Alertar e denunciar a dramática situação por que atravessa os direitos humanos, que são sistematicamente violados nas zonas ocupadas do Sahara Ocidental;
4 – Exigir que se encerre o roubo dos recursos naturais que a administração marroquina tem levado a cabo em território saharaui;
5 – Estreitar os laços políticos entre Brasil e a República Árabe Saharaui Democrática para conseguir o estabelecimento de relações diplomáticas entre ambos países, igualmente como a maioria dos países latino americanos.
Brasília, 27 de março de 2018

UnB realiza audiência para discutir crise financeira na instituição

Quinta, 29 de março de 2018

Jonas Valente - Repórter da Agência Brasil

Brasília - A decana de Planejamento e Orçamento da Universidade de Brasília (UnB), Denise Imbroisi, apresenta o detalhamento da situação orçamentária da UnB (Valter Campanato/Agência Brasil)
A decana de Planejamento e Orçamento da UnB,
Denise Imbroisi, apresenta o detalhamento da
situação orçamentária da universidade
Valter Campanato/Agência Brasil

A Reitoria da Universidade de Brasília (UnB) promoveu uma audiência hoje (29) para discutir a crise financeira da instituição. Participaram representantes da direção, professores, estudantes, servidores e trabalhadores terceirizados. Na oportunidade, a Reitoria informou a evolução do orçamento, apontando a situação crônica deste ano que não garantiria as necessidades da UnB. Entre 2013 e 2016, o orçamento saiu de R$ 1,29 bilhão para R$ 1,73 bilhão, após uma estagnação de R$ 1,6 bilhão nos anos de 2014, 2015 e 2016.

Parabéns, Salvador!!!! 468 aninhos!!!!! Aninha Franco em Amor Reencarnado, Um Texto de Amor Para a Baía, em 29 de Março de todas as reencarnações

Quinta, 29 de março de 2018

Por
Aninha Francoautora teatral e cronista 
Parabéns, Salvador!!!!
468 aninhos!!!!!
Através de um acerto pessoal com Deus, nasci na Baía nas minhas últimas seis encarnações. Na primeira, lá pelos idos de 1333, fui o índio Jyyba, aprisionei e comi dezenas de inimigos moqueados até virar y¨Juca pirama para engordar de virtudes a tribo dos terríveis axé lelês. Renasci órfã e pobre em Lisboa, mas me naturalizei baiana quando cheguei em Salvador, em 1556, e me casei com um degredado que me espancava dia sim,dia não.Nessa encarnação tomei gosto pelos temas polêmicos por toda a eternidade.

Morri de parto e renasci cem anos depois, negra,graças a um acordo extra com Deus, e com 12 dias de nascida fugi com meus pais para o quilombo dos Palmares onde aprendi a plantar, atirar e conhecer as veredas da liberdade que são as veredas da salvação, e quando voltei para a Baía , porque nunca suportei ficar longe dela em nenhuma encarnação, implantei dezenas de quilombos , fiz revoltas e criei o sarapatel com os restos que os senhores atiravam nas senzalas por onde eu me permiti passar de quando em vez. Morri de velha, apesar do chicote e,mais uma vez,acertei com Deus nascer na Baía e ele, curiosíssimo dessa ligação, me fez nascer em Monte Santo, sertaneja, aperreada, nem aí pro bem e pro mal, tanto que quando os moradores de Canudos me chamaram para brigar com os soldados que chegavam lá aos montes , eu adorei,e lutei até morrer com um tiro no meio da testa que transformou meus miolos em picadinho, o que foi ótimo para minha próxima encarnação.

Porque menos de 100 anos depois, Deus, exausto de mim, me mandou outra vez à Baía para nascer artista, encantada mais uma vez com essa terra tão jovem e tão velha, com essa casa sem portas de portas tão trancadas, com essa gente estranha que nunca nasce e estreia, com esse bando de inventores de ritmos e religiões e razões de existir . 


E é sempre maravilhoso como das outras vezes, tanto que vivo mandando e-mails pra Deus , que não responde, pedindo que mais uma vez, quando eu me for, que eu volte pra essa terra onde o céu tem tantos azuis, a terra tantos cheiros , e onde o sol nunca se põe.

REENCARNAÇÕES, ANINHA FRANCO, 1999 
Imagens, Carybé

Fonte: https://www.fashyas.com/BR/Salvador/324473717665646/Loja-Oropa-Fran%C3%A7a-Bahia

Delegado que perdeu inquérito do caso Lula divulga nota

Quinta, 29 de março de 2018

Delegado que investigava o atentado a tiros contra ônibus do ex-presidente Lula no Paraná e perdeu o inquérito por razões de 'força maior' divulga nota

Joaquim de Carvalho, DCM
O delegado Wikinson Fabiano Oliveira de Arruda divulgou uma nota após a repercussão de que a Secretaria de Segurança Pública do Estado do Paraná designou de outro delegado para conduzir o inquérito que apura o atentado à Caravana de Lula pelo Sul do País.
“Retirar a investigação da minha mão fere o critério de distribuição dos inquéritos no Estado. Assume o inquérito o delegado que estiver de plantão na semana, e esta semana quem está de plantão sou eu”, respondeu o delegado a um colega policial que perguntou se o afastamento dele tinha razões políticas.
“É claro que tem razões políticas. Não gostaram das declarações que dei sobre como vejo o crime. Foi uma tentativa de homicídio”, disse. Por quê? “Porque nós estamos diante do que se chama dolo alternativo. Quem atira contra um ônibus está querendo matar alguém. Não estou dizendo que era para matar o Lula. Mas quem faz isso, atirar em um ônibus, quer, sim, matar alguém.”
“Dizem que o PT pode usar politicamente a declaração de que foi tentativa de homicídio. Pode, assim como o PSDB também pode usar essa ocorrência de maneira política. Para mim, por exemplo, desqualificar o crime, tirando o evidente característica de tentativa de homicídio, é politizar. Estou dizendo que, se na caravana, em vez do Lula estivesse o papa Francisco ou a Xuxa ou o pipoqueiro, eu trataria da mesma forma: tentativa de homicídio. Por que com o Lula tem que ser diferente?”, registrou.
A linha de investigação cabe ao delegado que conduz a investigação. É o que se chama de independência funcional. Para Wikinson, a cúpula da Secretaria desrespeitou sua independência e violou a regra de distribuição de inquéritos. “Eu não estudei, me preparei e me tornei delegado para aceitar ser desrespeitado dessa forma. Estou apenas esperando ter acesso à nota da Secretaria para fazer a minha nota e me manifestar publicamente”, respondeu ele a quem estava tentando demovê-lo da tentativa de dar sua versão do afastamento.
A investigação foi para as mãos do delegado Helder Lauria, chefe da Subdivisão de Polícia de Laranjeiras do Sul, que decidiu o tratar o caso como disparo de arma de fogo e dano — crimes de menor potencial ofensivo, considerados contravenções, com penas insignificantes. Wikison disse que soube pela imprensa que o inquérito não seria mais conduzido por ele. Lauria, embora chefe da Subdivisão, não tem, em tese, poderes para chamar para si a responsabilidade pelo inquérito.
Leia, abaixo a íntegra da nota do delegado Wilkinson:

Uai! O Temer tinha dito que recuperou o país e agora o desemprego cresce e atinge 12,6%; país tem 13,1 milhões de desempregados

Quinta, 29 de março de 2018
Nielmar de Oliveira - Repórter da Agência Brasil
camelô
Houve redução de 407 mil empregos no setor privado sem carteira e 358 mil no setor públicoArquivo/Agência Brasil
A taxa de desocupação voltou a crescer no trimestre encerrado em fevereiro deste ano, atingindo 12,6%, uma alta de 0,6 ponto percentual em relação ao trimestre encerrado em novembro do ano passado. O país passa a ter 13,1 milhões de desempregados, segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad-C), divulgada hoje (29), pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Segundo o IBGE, em números absolutos, o resultado representa mais 550 mil pessoas em busca de emprego, entre um trimestre e outro. Na avaliação do coordenador de Trabalho e Rendimento do IBGE, Cimar Azeredo, no entanto, o movimento de aumento na taxa de desemprego já era esperado e é comum nesta época do ano.

José Yunes, Coronel Lima: PF prende homens de confiança de Temer

Quinta, 29 de março de 2018

Antonio Celso Grecco, dono da empresa Rodrimar, e o ex-ministro Wagner Rossi também foram presos


O advogado José Yunes e o presidente Michel Temer, em uma imagem de arquivo.  FOLHAPRESS

Do El País — Brasil

Dois homens do círculo mais próximo do presidente Michel Temer, o ex-assessor especial da Presidência José Yunes e o ex-coronel da Polícia Militar de São Paulo João Batista Lima, foram presos na manhã desta quinta-feira, 29 de março, em operação deflagrada pela Polícia Federal. O coronel Lima apareceu nas tramas de corrupção reveladas pela Operação Lava Jato, acusado de ser um intermediário do presidente. Já o advogado José Yunes pediu demissão do cargo de assessor especial da Presidência em 2016 ao ser citado na delação do ex-diretor de Relações Institucionais da Odebrecht Cláudio Melo Filho. Segundo o delator, parte dos 10 milhões de reais repassados em 2014 ao MDB teriam sido pagos no escritório de Yunes – fato que ele nega.
Advogado de Yunes, José Luis Oliveira Lima considerou a prisão de seu cliente ilegal e disse ser uma violência contra a cidadania. “É inaceitável a prisão de um advogado com mais de 50 anos de advocacia, que sempre que intimidado ou mesmo espontaneamente compareceu a todos os atos para colaborar”, disse Lima em nota.
Também foram presos nesta quinta-feira o empresário Antonio Celso Grecco, dono da empresa Rodrimar, que opera no porto de Santos; o ex-ministro da Agricultura e ex-deputado federal Wagner Rossi (MDB). Em nota, os advogados de Rossi criticaram as "abusivas medidas tomadas" e lembraram que até agora ele nunca foi chamado a depor embora "pode ser facilmente encontrado para qualquer esclarecimento". O ex-ministro, disse a nota, "aposentou-se há sete anos" e desde então "nunca mais atuou profissionalmente na vida pública e privada" nem participou de campanhas eleitorais.
As prisões, confirmadas ao EL PAÍS pela Procuradoria-Geral da República (PGR), são parte da Operação Skala, deflagrada em São Paulo e no Rio de Janeiro e autorizada pelo ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF).
A Polícia Federal informou que não vai se manifestar “a respeito das diligências realizadas na presente data” por determinação do Supremo.