Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

domingo, 30 de junho de 2013

Imagens da Marcha das Crianças realizada neste domingo no Parque da Cidade, em Brasília

Domingo, 30 de junho de 2013
As fotos são de Marcello Casal Jr/ABr




Julian Assange: Declaração após um ano na Embaixada do Equador

Domingo, 30 de junho de 2013

Declaração após um ano na Embaixada do Equador

por Julian Assange
Já se passou um ano desde que cheguei a esta Embaixada em busca de refúgio à perseguição.

Em consequência dessa decisão, pude trabalhar relativamente a salvo da espionagem estado-unidense.
 
Mas hoje, o calvário de Edward Snowden acaba de começar.
 
Dois processos perigosos e fora de controle instalaram-se na última década, com consequências fatais para a democracia.
 
O segredo de Estado propagou-se a uma escala aterradora.
 
Simultaneamente, a privacidade humana foi secretamente erradicada.
 
Algumas semanas atrás, Edward Snowden revelou a existência de um programa em execução – que envolve a administração Obama, a comunidade de inteligência e as maiores corporações de serviços da Internet – destinado a espiar o mundo inteiro.
 
Automaticamente foram-lhe atribuídas pela administração Obama acusações de espionagem.

Distrital Cristiano Araújo é enquadrado pela Delegacia de Combate ao Crime Organizado por crime de quadrilha

Domingo, 30 de junho de 2013 

Encrenca nada doce

Inquérito aponta que o distrital Cristiano Araújo teria participado de fraude em processo de seleção no qual a beleza parece fundamental 

Com apelido de criança e jeitão de adolescente, o deputado distrital Cristiano Araújo (PTB), de 30 anos, está longe de ostentar a pureza da infância. Um inquérito policial ao qual VEJA BRASÍLIA teve acesso na íntegra revela que Toddynho - a alcunha vem do seu hábito de tomar a bebida no intervalo das sessões legislativas - está metido em uma encrenca de gente grande. Há evidências da participação dele no esquema criminoso que fraudou o Programa de Bolsas de Pesquisas, Edital nº 9/2012, direcionado a estudos sobre empreendedorismo.
 
O projeto era coordenado pela Fundação de Apoio à Pesquisa (FAP), subordinada à Secretaria de Ciência e Tecnologia do GDF. Entre outubro de 2011 e abril de 2012, Araújo foi o titular da pasta. O resultado do Edital nº 9 saiu em julho do ano passado, mas a seleção viciada teria ocorrido antes, durante sua gestão no governo. Em novembro de 2012, a Polícia Civil realizou a Operação Firewall II. Houve seis prisões, mais apreensão de computadores e documentos. Desde então, a Delegacia de Combate ao Crime Organizado (Deco) colheu trinta depoimentos e conseguiu, com autorização da Justiça, fazer interceptações telefônicas. ...

Maracanã: dançarinos surpreendem e fazem protesto na festa de encerramento

Domingo, 30 de junho de 2013
Do Jornal do Brasil
Nem mesmo a cerimônia de encerramento da Copa das Confederações, no gramado do Maracanã, escapou de cenas de protesto neste domingo.

Durante a apresentação, dois figurantes que faziam uma coreografia portando imensas bolas no gramado surpreenderam o público ao parar a apresentação para estender uma faixa de protesto onde estava escrito "Imediata anulação da privatização do Maracanã".

Dançarino estende faixa de protesto durante festa de encerramento, no Maracanã
Dançarino estende faixa de protesto durante festa de encerramento, no Maracanã
Rapidamente a equipe de segurança entrou no gramado e arrancou a faixa dos dançarinos, que sorriam por ter conseguido surpreender o forte esquema montado pela Fifa.

Manifestantes entram em confronto com a polícia nas proximidades do Maracanã

Domingo, 30 de junho de 2013
Isabela Vieira* 
Repórter da Agência Brasil
Um grupo de pessoas que participava da manifestação nos arredores do estádio Maracanã entrou em confronto com a polícia há pouco. O clima ficou tenso depois que manifestantes arremessaram objetos, como latas e pedras, nos policiais, que revidaram com bombas de gás para dispersar o grupo.

O veículo blindado da Polícia Militar, conhecido como caveirão, permanece estacionado na esquina entre a Avenida Maracanã e a Rua Professor Henrique Rebelo.

*Colaborou Akemi Nitahara // Edição: Juliana Andrade
= = = = = = = = = = = = 
E a polícia usa bombas de efeito moral e gás lacrimogêneo. E, claro, spray de pimenta para dispersar a multidão que se manifesta.

Grupo de manifestantes rompe bloqueio da polícia e se concentra ao lado da entrada C do Maracanã

Domingo, 30 de junho de 2013

Akemi Nitahara
Repórter da Agência Brasil
Rio de Janeiro - Um pequeno grupo de manifestantes conseguiu passar pelo bloqueio policial feito no entorno do Estádio Jornalista Mario Filho, o Maracanã, onde às 19h Brasil e Espanha decidem o título da Copa das Confederações. Eles se concentraram ao lado da entrada C do estádio e carregam faixas com frases: "Fora Cabral", referência ao governador do Rio, Sérgio Cabral, e "Somos Todos Aldeia Maracanã", em relação ao prédio do Antigo Museu do Índio ao lado do estádio.

O dentista Carlos Henrique Guimarães disse que conseguiu romper o bloqueio porque mora perto do Maracanã. "Pedimos a melhora nas condições da educação, o investimento de 10% do PIB [Produto Interno Bruto] para educação; contra a remoção dos índios da Aldeia Maracanã; além de melhoria na mobilidade urbana, segurança; e contra o modo como a polícia tem agido nas manifestações e nas favelas", disse.

A advogada Marilea Ormond, que trabalha no Instituto de Assistência dos Servidores Públicos do Estado do Rio de Janeiro (Iaserj) há 46 anos, veio ao Maracanã para protestar contra o fechamento do Hospital do Iaserj, na Avenida Henrique Valadares, no centro. Ela está acompanhada da mãe, dona Jacira dos Santos, de 95 anos, que era paciente do Iaserj.

"Estamos aqui em nome da saúde pública e contra o genocídio estadual dentro dos hospitais. O governador mandou retirar os pacientes do Iaserj para demolir o hospital, conseguiu acabar com 500 leitos e 44 especialidades médicas”, declarou.

Grupo faz protesto na Tijuca e segue rumo ao Maracanã; repressão usará 18 mil militares da PM, Exército, Marinha e Aeronáutica

Domingo, 30 de junho de 2013
Estão reduzindo as forças armadas brasileiras a simples guarda nacional. É a concretização do esforço do Departamento de Estado americano.
= = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = =
Jornal do Brasil
Cerca de 3 mil manifestantes que estavam concentrados na Praça Saens Pena desde a manhã deste domingo (30) iniciaram a marcha rumo ao estádio do Maracanã, onde à noite o Brasil enfrenta a Espanha pela final da Copa das Confederações.

Dos apartamentos, moradores da Tijuca aplaudem e incentivam o protesto, que critica a privatização do estádio, os gastos com a Copa do Mundo e a demolição do Parque Julio Delamare e o Estádio Célio de Barros.

Um grande contingente de policiais militares reforça a segurança na região, mas o movimento segue pacífico.

Contingente policial do Rio dobra para final da Copa das Confederações 

A segurança nos arredores do Maracanã neste domingo, dia da final da Copa das Confederações, ficará a cargo de 10,6 mil policiais, um contingente duas vezes maior do que o habitual. Além disso, serão acrescentados 7,4 mil militares das Forças Armadas.

De acordo com a Secretaria Extraordinária de Grandes Eventos, do Ministério da Justiça, 10 mil integrantes das polícias Civil, Federal e Militar e 600 agentes da Força Nacional de Segurança participarão do esquema de segurança, o maior Já realizado na capital fluminense.

Os 7,4 mil militares do Exército, da Marinha e da Aeronáutica serão distribuídos em pontos estratégicos da cidade com o objetivo de apoiar o esquema de segurança, que terá ainda o auxílio de 735 agentes no controle do tráfego de veículos.

ProUni divulga lista de pré-selecionados

Domingo, 30 de junho de 2013
Mariana Tokarnia
Repórter da Agência Brasil
O resultado da primeira chamada do Programa Universidade para Todos (ProUni) já pode ser consultado em sua página na internet, nas instituições participantes ou pela central de atendimento do Ministério da Educação (MEC): 0800-616161. Os candidatos pré-selecionados devem comprovar nas instituições de ensino as informações dadas na ficha de inscrição, providenciar a matrícula e, se for o caso, participar de seleção própria da faculdade ou universidade. No site do Prouni é possível ver a lista da documentação necessária.

O candidato tem de 1º a 8 de julho para comparecer às instituições com os documentos. Caso perca o prazo ou não comprove as informações necessárias, será reprovado.

sábado, 29 de junho de 2013

A propósito de vandalismos

Sábado, 29 de junho de 2013
Vittorio Medioli (O Tempo) 
É realmente deplorável assistir a atos de vândalos que queimam carros, quebram vidraças, saqueiam lojas e, mais ainda, ver jovens arriscando-se sob chuva de bombas lacrimogêneas, mesmo aqueles pacíficos em seu direito de se manifestar que, atingidos na cabeça, podem ser mortos ou ter um olho esmagado por uma bala de borracha. Balas que se usam apenas em países incivilizados ou ditaduras. O vandalismo coloca em risco policiais, também insatisfeitos e inocentes, ao soldo de governantes que não elegeram.

O vandalismo mostrado nas telas, e comentado com desgosto e semblante fechado, revolta muita gente em suas casas. Deplorável a quebra de vidraças do Palácio do Itamaraty, em Brasília. Ninguém concorda com isso. Agredir uma obra de arte projetada por Oscar Niemayer, admirada internacionalmente e que conserva obras de artistas famosos, despertou ao vivo as preocupações de milhões de pessoas. Um prédio tão genial, inspirador de milhares de outros em todo o planeta, palácio que hospeda a câmara dos botões do sistema diplomático do Brasil.

Depois ouvi dizer que vandalismo com o patrimônio e o dinheiro público é ter aberto, nos últimos dez anos, cerca de 50 novas embaixadas que se reportam a esse Itamaraty, a maioria em países exóticos e paradisíacos, dotadas com um mínimo de 25 funcionários. Nelas o embaixador mais simples ganha R$ 50 mil, o mais estrelado, R$ 70 mil, o funcionário de nível inferior, cerca de R$ 25 mil, entre o salário propriamente dito e as “verbas”. O custo de uma embaixada, segundo os dados que se podem encontrar fora da caixa-preta do Itamaraty, aponta um mínimo de R$ 10 milhões a cada ano por uma embaixada de menor porte. Nessa categoria se enquadra uma dúzia em paraísos caribenhos cercados de mar azul e fora da rota turística. Hoje o Brasil possui 92 embaixadas megalomaníacas cobiçadas por aliados e partidários que procuram o “dolce” e bem-remunerado “far niente”.

Jovens organizam manifestação para este domingo em frente ao Estádio Nacional Mané Garrincha

Sábado, 29 de junho de 2013
Wellton Máximo
Repórter da Agência Brasil
Com a adesão de pelo menos seis movimentos, o próximo protesto organizado por jovens em Brasília, marcado para amanhã (30), mudará de endereço. Em lugar do Congresso Nacional, os manifestantes marcharão em direção ao Estádio Nacional Mané Garrincha, onde pretendem ficar até o início da noite deste domingo.

Os manifestantes se concentrarão na Rodoviária do Plano Piloto a partir das 14h. A previsão é que subam o Eixo Monumental, uma das principais avenidas da capital federal, até o estacionamento do estádio. Haverá mobilizações semelhantes em cerca de 30 cidades em todo o país, aproveitando a final da Copa das Confederações.

Psol discute neste domingo como ampliar a mobilização popular

Sábado, 29 de junho de 2013
O Psol-DF vai reunir seus filiados e simpatizantes neste domingo (30/6) para discutir a situação política no Brasil e no Distrito Federal. O objetivo é definir como ampliar a mobilização popular para levar avante as bandeiras históricas da classe trabalhadora e da população da capital do país e do Entorno.

A direção do partido recentemente bateu firme no governo de Agnelo e na sua coligação de partidos lideradas pelo PT, PMDB, PTB e mais outras 11 agremiações partidárias, apontando que na gestão atual do Governo do Distrito Federal são as elites as grandes beneficiadas.

O encontro do Psol será das 9 às 13 horas, no auditório da Fenasps (Federação Nacional dos Sindicatos dos Trabalhadores em Saúde, Trabalho, Previdência e Assistência Social), Edifício Venâncio V, Loja 28, no Conic.

A caxirola e a presidente

Sábado, 29 de junho de 2013
Se as caxirolas, falsos caxixis, caíram, por que Dilma não cairia?

Senador Pedro Simon critica estilo autoritário de Dilma

Sábado, 29 de junho de 2013
         Na opinião do senador Pedro Simon (PMDB-RS), o estilo democrático do presidente Itamar Franco, do qual foi líder no Senado, deve ser o adotado pela presidente da República Dilma Rousseff na sua relação com o Congresso. “Se Dilma fracassar no governo, Lula não será o nome ideal para disputar a presidência, pois foi avalista dela”, acrescentou Simon.
Em longo discurso no qual analisou as manifestações e as medidas anunciadas pelo governo, Simon criticou a forma autoritária com que Dilma conduz as reuniões isoladas que vem fazendo com grupos de ativistas, lideranças políticas, dirigentes de partidos, governadores e prefeitos e os presidentes do Senado, da Câmara e do Supremo tribunal Federal (STF).
         - A hora é de diálogo e de entendimento. Não dá para anunciar medidas polêmicas antes de ouvir as sugestões dos interessados - afirmou Simon. O senador lembrou que ao assumir o governo, Itamar Franco convocou todos os partidos políticos para anunciar um governo de coalizão.
Com referência à relação do Executivo com o Congresso,  Simon considerou que as ministras Ideli Salvatti e Gleisi Hoffmann não estão à altura dos cargos que exercem na Articulação Política e na chefia da Casa Civil, enquanto o ministro da Educação, o economista Aloizio Mercadante assume as funções de porta-voz.
Fonte: site do senador Pedro Simon - 28/06/2013

Viva São Pedro


29 de junho, dia de São Pedro.
Jorge Ben Jor

Raízes históricas da crise social no Brasil – O papel do FMI

Sábado, 29 de junho de 2013
De resistir.info

por Michel Chossudovsky
Milhões de pessoas por todo o Brasil aderiram a um dos maiores movimentos de protesto da história do país. Ironicamente, o levantamento social dirige-se contra as políticas económicas de uma auto-proclamada alternativa "socialista" ao neoliberalismo conduzido pelo governo do Partido dos Trabalhadores (PT) da presidente Dilma Rousseff.

O "remédio económico forte" do FMI, incluindo medidas de austeridade e a privatização de programas sociais, foi implementado sob a bandeira "progressista" e "populista" do PT, em acordo com elites económicas poderosas do Brasil e em estreita ligação com o Banco Mundial, o FMI e a Wall Street.

Apesar de o governo PT apresentar-se como "uma alternativa" ao neoliberalismo, comprometido com o alívio da pobreza e a redistribuição de riqueza, sua política monetária e fiscal está nas mãos dos seus credores da Wall Street.

Eles vão tomar champanhe no Maracanã

Sábado, 29 de junho de 2013
Nas suítes privativas dos estádios reformados com dinheiro público, milionários e empresas pagam 2,3 milhões de dólares por ingresso vendido por associada da FIFA
Por Andrew Jennings
                          Por Andrew Jennings            #CopaPública
Fotos revelam o estilo de vida efervescente que a Fifa oferece ao público endinheirado que vem ao Brasil para a Copa do Mundo. Essa semana, o secretário geral da FIFA, Jerôme Valcke, anunciou que a Maison Taittinger terá exclusividade para abastecer de champanhe os compradores dos pacotes VIP Hospitality.


Essas suítes, em estádios como o Maracanã, custam mais de 2,3 milhões de dólares para todo o campeonato. Esse folheto de propaganda de circulação limitada foi disponibilizado pela FIFA apenas para os 250 indivíduos e empresas mais ricos do mundo, com condições de usufruir a vida nas su’ites milionárias que aparecem nas ilustrações.


De modo chocante revelam que são poucos os consumidores ricos que realmente querem ver o futebol. Enquanto os jogos rolam, eles irão bebericar champanhe em copos flute, falar de negócios e se entreter, todo o tempo de costas para o campo!


As suítes privativas, as mais caras, tem assentos para oito visitantes. O folheto mostra dois deles assistindo ao jogo e os outros seis comendo, conversando e fazendo pedidos ao garçom sem demonstrar o menor interesse pelo espetáculo no gramado.

Leia a íntegra em Pública - Agência de Reportagem e Jornalismo Investigativo

Nas suítes privativas dos estádios reformados com dinheiro público, milionários e empresas pagam 2,3 milhões de dólares por ingresso vendido por associada da FIFA
[+] [-] [*]
 62
 15  1
Fotos revelam o estilo de vida efervescente que a Fifa oferece ao público endinheirado que vem ao Brasil para a Copa do Mundo. Essa semana, o secretário geral da FIFA, Jerôme Valcke, anunciou que a Maison Taittinger terá exclusividade para abastecer de champanhe os compradores dos pacotes VIP Hospitality.
Essas suítes, em estádios como o Maracanã, custam mais de 2,3 milhões de dólares para todo o campeonato. Esse folheto de propaganda de circulação limitada foi disponibilizado pela FIFA apenas para os 250 indivíduos e empresas mais ricos do mundo, com condições de usufruir a vida nas su’ites milionárias que aparecem nas ilustrações.
De modo chocante revelam que são poucos os consumidores ricos que realmente querem ver o futebol. Enquanto os jogos rolam, eles irão bebericar champanhe em copos flute, falar de negócios e se entreter, todo o tempo de costas para o campo!
As suítes privativas, as mais caras, tem assentos para oito visitantes. O folheto mostra dois deles assistindo ao jogo e os outros seis comendo, conversando e fazendo pedidos ao garçom sem demonstrar o menor interesse pelo espetáculo no gramado.
- See more at: http://www.apublica.org/2013/06/eles-vao-tomar-champanhe-maracana-copa-das-confederacoes-protesto-br/#sthash.viKoE9d9.dpuf
Nas suítes privativas dos estádios reformados com dinheiro público, milionários e empresas pagam 2,3 milhões de dólares por ingresso vendido por associada da FIFA
[+] [-] [*]
 62
 15  1
Fotos revelam o estilo de vida efervescente que a Fifa oferece ao público endinheirado que vem ao Brasil para a Copa do Mundo. Essa semana, o secretário geral da FIFA, Jerôme Valcke, anunciou que a Maison Taittinger terá exclusividade para abastecer de champanhe os compradores dos pacotes VIP Hospitality.
Essas suítes, em estádios como o Maracanã, custam mais de 2,3 milhões de dólares para todo o campeonato. Esse folheto de propaganda de circulação limitada foi disponibilizado pela FIFA apenas para os 250 indivíduos e empresas mais ricos do mundo, com condições de usufruir a vida nas su’ites milionárias que aparecem nas ilustrações.
De modo chocante revelam que são poucos os consumidores ricos que realmente querem ver o futebol. Enquanto os jogos rolam, eles irão bebericar champanhe em copos flute, falar de negócios e se entreter, todo o tempo de costas para o campo!
As suítes privativas, as mais caras, tem assentos para oito visitantes. O folheto mostra dois deles assistindo ao jogo e os outros seis comendo, conversando e fazendo pedidos ao garçom sem demonstrar o menor interesse pelo espetáculo no gramado.
- See more at: http://www.apublica.org/2013/06/eles-vao-tomar-champanhe-maracana-copa-das-confederacoes-protesto-br/#sthash.viKoE9d9.dpuf

Datafolha: com 30% de aprovação, Dilma tem maior queda desde Collor

Sábado, 29 de junho de 2013
A aprovação do governo de Dilma Rousseff caiu 27 pontos percentuais em três semanas, após a explosão de manifestações pelo País. Segundo pesquisa do Insituto Datafolha, divulgada no jornal Folha de S. Paulo deste sábado, atualmente 30% dos brasileiros consideram a gestão da petista boa ou ótima. Na primeira semana de junho, antes da onda de protestos, a aprovação era de 57%. Em março, seu melhor momento, o índice era mais que o dobro do atual, 65%. Autalmente, a maioria avalia o mandato da presidente como regular (43%) e 25% o consideram ruim ou péssimo (ante 9% que deram essa resposta há cerca de um mês). Em dois dias, o Datafolha ouviu 4.717 pessoas em 196 municípios. A margem de erro é de 2 pontos para mais ou para menos.
 
Numa escala de 0 a 10, a nota média da presidente caiu de 7,1 para 5,8. A queda de Dilma é a maior redução de aprovação de um presidente entre uma pesquisa e outra desde o plano econômico do então presidente Fernando Collor de Mello, em 1990, quando a poupança dos brasileiros foi confiscada. Naquela ocasião, entre março, imediatamente antes da posse, e junho, a queda foi de 35 pontos (71% para 36%). O Datafolha perguntou sobre o desempenho de Dilma frente aos protestos. Para 32%, sua postura foi ótima ou boa; 38% julgaram como regular; outros 26% avaliaram como ruim ou péssima. Os atuais 30% de aprovação de Dilma coincidem, dentro da margem de erro, com o pior índice do ex-presidente Lula. Em dezembro de 2005, ano do escândalo do mensalão, ele tinha 28%. Com Fernando Henrique Cardoso (PSDB), a pior fase foi em setembro de 1999, com 13%.

Fonte: Blog do Sombra / Portal Terra - 29/06/2013

Agnelo governa para os ricos, afirma o Psol

Sábado, 29 de junho de 2013
por Direção Executiva Regional do PSOL-DF
 
O Governo de Agnelo Queiroz, do PT, PMDB, PTB e 11 outros  partidos,  tem confirmado em sua gestão a preferência pelas elites no perfil de suas políticas públicas. Eles escolheram continuar a governar para os mais ricos e para todos aqueles que financiaram sua milionária campanha para o governo do DF.  Nestes últimos três anos, Agnelo demonstra um alinhamento com a burguesia, dando seguimento com a política do governo corrupto de Arruda, derrubado nas ruas pela população há 4 anos.

A máfia que domina o espaço urbano de Brasília (setor imobiliário, transporte, etc..) e os patrocinadores das Copas das Confederações e do Mundo (FIFA) continuam lucrando, beneficiados pelas isenções fiscais e investimento de dinheiro público. Estes setores  intensificaram a precarização das políticas sociais essenciais. Exemplo disso é a completa ausência de uma verdadeira Política Habitacional no Distrito Federal.

Há 68 anos nascia o Maluco Beleza

Sábado, 29 de junho de 2013
Nascido em Salvador no dia 28 de junho de 1945, Raul Seixas morreu em 21 de agosto de 1989. 

No vídeo a seguir temos duas horas de música do  Raulzito da Universidade Federal da Bahia, época em que já era o mais genial Maluco Beleza do Brasil.

Não se faz copa com metrô, diria Ronaldo

Sábado, 29 de junho de 2013
 Imagem da internet

Cristovam alerta para risco de 'manipulação' em plebiscito sobre reforma política

Sábado, 29 de junho de 2013


O senador Cristovam Buarque (PDT-DF) voltou a criticar a ideia da realização de um plebiscito sobre a reforma política, medida defendida pela presidente Dilma Rousseff. Em Plenário, nesta sexta-feira (28), além de afirmar a impropriedade desse instrumento para o tema, ele mencionou o risco de a consulta popular ser forjada para atender aos interesses do governo.

- Pode vir com perguntas que terão certa manipulação, que farão as pessoas votarem com o governo – afirmou.

sexta-feira, 28 de junho de 2013

É festa na capital

Sexta, 28 de junho de 2013

TCDF determina que Administração do Itapoã explique supostas irregularidades em cachês artísticos

O Tribunal de Contas do DF determinou que a Administração Regional do Itapoã preste esclarecimentos sobre possíveis irregularidades nas contratações de shows artísticos por ocasião das comemorações do 8º aniversário daquela Região Administrativa em março deste ano.

Entre as irregularidades levantadas na representação do Ministério Público junto ao TCDF estão:

A repressão às manifestações. Palavras de um juiz federal

Sexta, 28 de junho de 2013
Da coluna do jornalista Alex Ferraz.
Tribuna da Bahia

Palavra de juiz federal e ex-delegado

Do meu amigo Balthaz Saraiva, juiz, recebo e-mail com indiscutíveis palavras do juiz federal, professor e ex-delegado William Douglas. A seguir, alguns trechos: "Sou ex-delegado de Polícia, atualmente juiz federal, mas também professor e cidadão, e, mais que tudo, pai de família. Meus alunos e meus filhos têm o direito de irem às ruas e não serem tratados como bandidos apenas por fazerem uso de seus direitos constitucionais. Igualmente, eu e todos os demais brasileiros temos direito a uma Polícia que prenda os arruaceiros, depredadores e vândalos. Por isso, eu realmente gostaria que vocês aprendessem a diferenciar os dois grupos. Não é tão difícil, asseguro."

Prossegue: "É tão simples distinguir que é possível que o problema seja de comando. A quem interessa confundir os dois grupos? Não faz sentido a Polícia ficar quieta contra vândalos e atacar estudantes em movimento pacífico! O dever da Polícia é proteger a população e os bens, assim como prender quem estiver violando a lei. Quem comanda, comande isso, oriente e treine a tropa."

Mais: "A rua é do povo, é 'a maior arquibancada do país'. Não é lugar, hoje, de políticos: vocês têm mais o que fazer, façam: acabem com seus privilégios de elite francesa antes da Queda da Bastilha. Ah, sim, e voltando à Polícia (e a quem a comanda): aprendam a distinguir os grupos e a tratar cada um deles com o respeito que fazem por merecer. "

Mais palavras
do juiz (I)

O juiz federal William Douglas explica como deveria ser a identificação dos baderneiros:

"Quem estiver jogando pedras, queimando, depredando ou incendiando é vândalo, por favor prendam (fazendo apenas uso da força necessária para tal) e levem para a Delegacia Policial mais próxima"

"Quem estiver caminhando e cantando, sem violência, é estudante (seu filho, talvez), é cidadão (como você é também), é gente cansada de corrupção, de ser feito de tolo, de ver o dinheiro de hospitais e escolas irem, bem, todo mundo sabe para onde está indo."


Mais palavras
do juiz (II)

Prossegue William Douglas: "Dentre as coisas que faltam, uma delas é a Polícia (E QUEM A COMANDA) fazer seu trabalho com os bandidos e cumprir seu dever moral com as pessoas de bem, estejam em casa ou na rua."

Mais palavras
do juiz (III)

 
E finaliza: "Dentre outras coisas que faltam, acrescento: lugar de deputado, senador, ministro e presidente tratar da saúde é no SUS. E o lugar dos filhos deles estudarem é na escola pública. Simples assim. E que pais e filhos usem transporte público (sem carro oficial). Rapidamente, o SUS, escolas e transportes públicos ficarão muito bem, obrigado."

Diminuir idade penal é inútil, afirma desembargador de São Paulo

Sexta, 28 de junho de 2013
Em palestra aos participantes do V Curso de Iniciação Funcional para Magistrados, Antonio Carlos Malheiros, desembargador de São Paulo, foi incisivo: reduzir a idade penal é completamente inútil no combate ao tráfico de entorpecentes e uma verdadeira perversidade com os menores. O desembargador lembrou que não é a primeira vez que se debate o tema. A discussão ressurge sempre que menores cometem crimes violentos. 

Ministério Público Federal recomenda que PM restrinja uso de armas de baixa letalidade nas manifestações públicas

Sexta, 28 de junho de 2013
Os procuradores pediram também que a Polícia Militar não utilize, em hipótese alguma, armamentos de baixa letalidade contra crianças, adolescentes, gestantes, pessoas com deficiência e idosos, conforme resolução do Conselho de Defesa dos Direitos da Pessoa Humana. O documento pede também que seja garantido o livre exercício profissional de repórteres, fotógrafos, cinegrafistas e demais profissionais de comunicação social durante as manifestações.



Do MPF
Gás lacrimogêneo fora dos padrões técnicos não pode ser utilizado

O Ministério Público Federal (MPF) no Rio de Janeiro (RJ) expediu recomendação ao comandante-geral da Polícia Militar do Estado, coronel Erir Ribeiro da Costa Filho, para que restrinja a utilização de armamentos de baixa letalidade nas manifestações públicas, notadamente durante a atuação da segurança pública no próximo domingo  30 de junho, no entorno do Maracanã, por ocasião da partida final da Copa das Confederações da Fifa. O MPF pede que seja respeitado o exercício pacífico de livre manifestação de reunião, pensamento e expressão, instrumentos essenciais ao exercício da democracia. Cópias da recomendação foram encaminhadas para os secretários nacional e estadual de Segurança Pública, para o Conselho de Defesa dos Direitos da Pessoa Humana, bem como para Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão (PFDC). 

Deputado federal na Papuda

Sexta, 28 de junho de 2013

Deputado Federal é recolhido na Penitenciária do DF

O Deputado Federal Natan Donadon foi apresentado pela Polícia Federal, por volta das 15h desta sexta-feira, 28/6, à VEP- Vara de Execuções Penais do DF. A ação decorreu do cumprimento de um mandado de prisão emitido pelo Supremo Tribunal Federal, em virtude da condenação do parlamentar a 13 anos e 4 meses de prisão pelos crimes de peculato e formação de quadrilha.
 
Uma vez apresentado à VEP, o deputado foi conduzido à Penitenciária do Distrito Federal 1, onde ficará recolhido em cela individual, por se tratar de parlamentar em exercício de mandato.

Carta de agradecimento - AMPDFT

Sexta, 28 de junho de 2013


Carta de agradecimento da Associação do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (AMPDFT):


O dia 25 de junho de 2013 é um dia que não sairá da memória dos integrantes do Ministério Público, pois neste dia a efetividade da atuação ministerial foi assegurada com a rejeição da Proposta de Emenda Constitucional nº 37/2011, a PEC da Impunidade pelo plenário da Câmara dos Deputados.


A postura dos Senhores Deputados Federais de rejeitar a PEC 37, posicionamento encaminhado por todas as lideranças políticas, demonstrou o quanto o debate político é fundamental para a democracia e que o diálogo com o Parlamento deve ser incrementado.

“Esquerda no Poder”

Sexta, 28 de junho de 2013
Por Gilvan Rocha
            Com a chegada do PT e do PCdoB ao governo, muitos são os que proclamam estar a esquerda no poder. Essa afirmação comete dois gravíssimos erros de natureza política. O primeiro é imaginar que PT e PCdoB são de esquerda. Caso consideremos de esquerda, as posições anticapitalistas, concluiremos que os citados partidos nada têm de esquerda.
 
            Se por ventura, houve no PT, um sentimento anticapitalista, com o andar da carruagem, prevaleceu à adesão desse partido a condição de força de sustentação da ordem socioeconômica vigente. Isso ficou claro com a “Carta ao Povo Brasileiro”, documento em que o PT se propunha a garantir os interesses maiores do sistema.
 
            Empenharam-se em mostrar que o “leão era mansinho e desdentado”. Procuraram garantir que as linhas gerais do Plano Real seriam mantidas. Não bastassem essas garantias, comprometiam-se em nomear para o Banco Central, alguém da confiança do grande capital.
 
            As promessas foram cumpridas, e o PT se prestou a promover um trabalho de engessamento do movimento popular. Ao lado da paralisia dos movimentos populares e sindicais, processou-se um trabalho de construção de um imenso colégio eleitoral, base de sustentação política para o petismo, através do Bolsa Família.
 
            Esse conjunto de medidas assegurava à burguesia, a “paz social” para que fossem auferidos grandes lucros, sem maiores estremecimentos. Em troca de tantos serviços prestados, o PT passou a merecer os mimos dos afortunados, especialmente dos empreiteiros, que nunca se negaram a regar, com gordas doações, os caixas de campanha.
 
            Quanto ao PCdoB que, mesmo equivocado, era um partido de teor ideológico, transformou-se em uma agremiação fisiológica e até vem contribuindo para uma nova “formulação política”, qual seja, a do “caminho para o socialismo, através do esporte”. A combatividade e os mártires desse partido, ocorridos outrora, não podem servir de salvo-conduto para a sua vergonhosa capitulação.
 
            Esquerda não são, nem PT, nem PCdoB! Por sua vez, essas organizações chegaram, apenas, ao governo. É bom salientar, porém, que há uma diferença abismal entre governo e poder. Governos vão e vêm, têm um caráter episódico, enquanto isso, o poder tem caráter permanente. O poder é o Estado, e mudanças de governo não implicam na desconstrução do Estado. Ele permanece pronto para defender os interesses do capitalismo. Esquerda no poder é um disparate, próprio de pessoas de má fé ou politicamente desinformadas.
 
Fonte: Blog do Gilvan Rocha

Comitê Popular da Copa anuncia protesto domingo no entorno do Maracanã

Sexta, 28 de junho de 2013

Flávia Villela 
Repórter da Agência Brasil

Rio de Janeiro – O Comitê Popular da Copa e das Olimpiadas do Rio de Janeiro está organizando uma manifestação para domingo (30), no entorno do Maracanã, estádio que as seleções do Brasil e da Espanha disputam, às 19h, a final da Copa das Confederações. As entidades que compõem o comitê vão protestar, sobretudo, contra o processo de urbanização do Rio de Janeiro para os dois megaeventos, que, segundo elas, envolveu remoções forçadas e violação de direitos humanos, e contra a privatização do Maracanã.

Seu filho ficou doente? Leve ele ao estádio

Sexta, 28 de junho de 2013
Imagem de cartaz em uma das manifestações pelo Brasil.                                                                                                 Foto: internet
Além dos quase dois bilhões gastos na construção do estádio Mané Garrincha, mais quase seis milhões só com a propaganda para o jogo de abertura da Copa das Confederações. Mas se alguém precisar usar o aparelho de cintilografia do Hospital de Base de Brasília, o maior hospital do DF, tire o cavalinho da chuva. Está parado, não funciona.

O padrão Fifa

Sexta, 28 de junho de 2013
Por que não temos educação padrão Fifa?

Por que não temos saúde padrão Fifa?
 
Por que não temos segurança padrão Fifa?
 
Por que não temos transporte público padrão Fifa?
 
Ora, porque temos dirigentes públicos com caráter padrão Fifa, o que significa também termos a corrupção padrão Fifa.

A represão das manifestações: Entidade de direitos humanos diz que 14 jovens ainda estão presos no Rio devido às manifestações

Sexta, 28 de junho de 2013
"Nossa denúncia parte de uma avaliação de que os jovens de classe média que também participaram das manifestações encontram mais facilidades para contratar advogado e sair da prisão"

Da Agência Brasil
Rio de Janeiro - Quatorze jovens que participaram das recentes manifestações no Rio permanecem presos na Cadeia Pública Bandeira Stampa, no Complexo Penitenciário de Bangu, zona oeste da cidade, segundo denúncia feita hoje (28) pelo Mecanismo Estadual de Prevenção e Combate à Tortura do Rio de Janeiro (MEPCT-RJ).

De acordo com o MEPCT, esse número é sete vezes maior do que o estimado pelas organizações de direitos humanos que acompanham o desdobramento das prisões. Ontem (27), uma equipe da entidade esteve em Bangu e avaliou a situação dos jovens que permanecem presos.

Segundo o advogado do MEPCT, Taiguara Souza, dos 14 detidos, 13 são negros, moradores de periferia e sem nenhuma condição de contratar um advogado. Ele classificou as prisões como "arbitrárias e seletivas".

"Nós tínhamos relatos de outras ONGs de que havia apenas dois presos das manifestações. Quando chegamos lá, constatamos que esse número era muito maior. Na manifestação, a maioria não era negra e pobre. Nós também observamos que esses jovens foram presos sem provas e por crimes considerados leves, como furto e dano comum e qualificado", disse Souza.

O advogado disse que as denúncias do MEPCT foram encaminhadas para o Instituto de Defesa dos Direitos Humanos (IDDH), que deverá pedir a soltura dos 14 jovens.

"Os presos estão mantidos em celas separadas dos presos comuns e aparentemente estão sendo bem tratados e alimentados. Nossa denúncia parte de uma avaliação de que os jovens de classe média que também participaram das manifestações encontram mais facilidades para contratar advogado e sair da prisão".

Em nota, o Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro informou que não irá se pronunciar sobre o assunto, porque ainda não recebeu a denúncia.

Prenderam um corrupto. Quando será a vez dos mensaleiros?

Sexta, 28 de junho de 2013

PF confirma prisão de Natan Donadon

Ivan Richard Repórter da Agência Brasil

O deputado Natan Donadon (PMDB-RO) já foi preso pela Polícia Federal, em Brasília. O parlamentar se apresentou ao superintendente do órgão, Marcelo Mosele, em uma parada de ônibus, na área sul da capital federal. Ele estava acompanhado do advogado Nabor Bulhões e queria evitar o registro da prisão pela imprensa. Neste momento, segundo a assessoria da PF, são feitos os procedimentos legais para efetivar a prisão do parlamentar.


O deputado foi condenado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) por peculato e formação de quadrilha.  Ontem (27), o PMDB de Rondônia comunicou a expulsão do deputado Natan Donadon condenado a 13 anos, quatro meses e dez dias de prisão por desvio de R$ 8,4 milhões da Assembleia Legislativa de Rondônia, quando era diretor financeiro da instituição. O deputado estadual Marcos Donadon, irmão de Natan, também foi expulso do partido por ter sido condenado pela Justiça.


Além disso, servidores da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara tentaram hoje, mais uma vez, notificar o deputado sobre o processo de cassação de seu mandato aberto na comissão. Marcada para as 10h, essa foi a quarta tentativa, sem sucesso, de localizar Donadon.
= = = = = = = = = = = 
Comentário do Gama Livre: Donadon preso, mensaleiros em palvorosa. Que o STF não demore mais em determinar a prisão dos deputados mensaleiros condenados na Ação 470. Isso ajudará o país a passar a acreditar na Justiça.

Não só os deputados mensaleiros devem ser presos, mas todos aquelas outras pessoas que foram condenadas por suas participações no Mensalão durante o governo Lula. 

E quando veremos as condenações dos mensaleiros do Mensalão do Dem, em Brasília, resultarem em efetiva prisão dos corruptos? Nós de Brasília gostaríamos muito que essas prisões ocorressem o mais rápido possível. Ver distrital na cadeia...não tem preço. Imagina um ex-governador!

A revolta dos centavos - Zé Geraldo

Sexta, 28 de junho de 2013

É o poeta exercendo sua missão maior junto ao seu povo. Grande Zé Geraldo!


Coisa de doidos

Sexta, 28 de junho de 2013
Por Ivan de Carvalho
Está evidente que os políticos foram apanhados completamente de surpresa pela onda de manifestações populares de rua desencadeada a partir da passeata convocada pelo Movimento Passe Livre, de São Paulo, por intermédio das redes sociais da Internet. E muitos deles estão se desdobrando para ficarem bem ou, tarefa mais exequível, não ficarem muito ruins na fita.

         Alguns prefeitos e governadores baixam tarifas de transporte coletivo que haviam acabado de aumentar e até o momento têm se restringido a esse tipo de medidas, às quais se acrescenta apenas o milagroso surgimento da polícia nas ruas, coincidentemente nas cercanias das manifestações populares – polícia que antes das passeatas andava sumida no país inteiro, há muito entregue à criminalidade.

         Levar a população a redescobrir que existe polícia e, ainda por cima, capaz de atuar com certa eficácia – reprimindo manifestantes ordeiros e baderneiros infiltrados em manifestações pacíficas, prendendo alguns deles e também bandidos que aproveitam a situação para saquearem casas comerciais – já é um benefício a ser creditado ao movimento popular em curso. A polícia existe. Existe, gente, ela existe.

         Mas, se prefeitos e governadores baixam tarifas e estes últimos dizem um abracadabra que faz aparecerem as polícias, o ambiente de barata voa é muito mais notório no Palácio do Planalto e no Congresso Nacional. Foi de dois pronunciamentos sobre as manifestações populares, impressionou a reunião convocada pela presidente Dilma Rousseff para, ante 27 governadores e 26 prefeitos de capitais, fazer o terceiro discurso. Ela falou, falou, apresentou propostas – algumas abiloladas, a exemplo da inviável convocação da “Constituinte exclusiva” para fazer a reforma política, da qual desistiria já no dia seguinte –, não passou a palavra a sequer um representante dos governadores ou dos prefeitos – uma certa falta de gentileza ou educação, eu diria – e então as câmeras de televisão foram desligadas. A reunião continuou, digamos, no escuro, longe dos olhos e ouvidos da população.

         Já no Congresso, a tendência é outra. Há um esforço imenso para mostrar serviço, para aparecer fazendo coisas, aprovando ou rejeitando propostas de normas legais, conforme as julguem simpáticas ou antipáticas à opinião pública. Porque, como a população descobriu que a polícia existe, deputados e senadores (e os políticos em geral) descobriram que a opinião pública também existe. Um terrível incômodo, mas ela existe, gente, ela existe.

         Assim foi que a PEC 37 (a emenda constitucional que retirava do Ministério Público o poder de investigar e daria grande impulso à impunidade) foi rejeitada pela Câmara, quase à unanimidade e arquivada. Assim foi que o Senado deu o golpe publicitário de aprovar, ligeirinho, a destinação dos “royalties do pré-sal” para educação (75 por cento) e saúde, que não estava no script nem do Congresso nem do governo (25 por cento).

Mas por que golpe publicitário? Primeiro, porque esses royalties só terão alguma expressão financeira no final da década e a saúde precisa de amplo socorro imediato. Segundo, porque no caso específico do pré-sal, não haverá royalties sobre o petróleo que a Petrobrás extrair e nem sobre o que extraírem empresas terceirizadas por ela. Somente sobre o petróleo extraído por empresas vitoriosas em leilões, desvinculadas do complexo Petrobrás e suas terceirizadas, pagará royalties. Isso acaba rendendo uma ninharia, se render alguma coisa.

Na aflição para tirar o foco do movimento popular e minimizar suas consequências, o Palácio do Planalto, com o beneplácito de sua base de apoio, especialmente no Congresso, quer tirar de foco o protesto sobre o aumento dos preços dos produtos e serviços (inflação), a péssima qualidade dos serviços públicos padrão Brasil (a exemplo de saúde, segurança, educação e transportes coletivos), corrupção e má aplicação do dinheiro público – a exemplo dos mais de R$ 7 bilhões gastos somente com os estádios padrão Fifa. E então traz mais uma vez ao palco a reforma política, com ingredientes que a fazem parecer uma coisa de doidos.

Este artigo foi publicado originariamente na Tribuna da Bahia desta sexta.
Ivan de Carvalho é jornalista baiano.