Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

domingo, 10 de agosto de 2025

Conselho da Petrobras aprova volta da distribuição de gás de cozinha

Domingo, 10 de agosto de 2025

No governo anterior, empresa abriu mão do negócio

© REUTERS/Caetano Barreira/Proibida reprodução
Bruno de Freitas Moura - Repórter da Agência Brasil
Publicado originalmente em 08/08/2025

A Petrobras informou, na noite desta quinta-feira (7), que o conselho de administração da estatal aprovou a volta ao negócio de distribuição de gás liquefeito de petróleo (GLP), popularmente chamado de gás de cozinha ou botijão. 

A empresa tinha aberto mão do setor durante o governo de Jair Bolsonaro (2019-2022). Em 2020, a companhia vendeu a empresa Liquigás para dois grupos privados: Copagaz - Distribuidora de Gás S.A. e a Nacional Gás Butano Distribuidora.

No comunicado desta quinta-feira, a empresa não detalha como seria à volta ao mercado de distribuição de gás, por exemplo, se seria na venda direta de botijão para consumidores residenciais.

A decisão estratégica acontece em um cenário em que o governo, principal acionista e controlador da estatal, tem manifestado preocupação com o preço do botijão de gás.

sexta-feira, 8 de agosto de 2025

O ataque ao Brasil pode ser um fator de mobilização

Sexta, 8 de agosto de 2025

O ataque ao Brasil pode ser um fator de mobilização

Roberto Amaral*

A natureza da agressão dos EUA ao nosso país é claramente intervencionista, política na origem e nos objetivos que persegue. A escandalosa coação ao Judiciário, imiscuindo-se em nossa domesticidade em nível jamais conhecido entre nações soberanas em paz, tanto quanto o “tarifaço”, atingindo em cheio nossa economia e anunciando desemprego, não se encerra em si mesma, pois muito está por vir, e o que nos espera poderá agravar-se se não encontrar a resistência de uma sociedade organizada, apta à mobilização e preparada política e ideologicamente.

Os idos de 2025 olham para 2026.

O projeto trumpista, apoiado pelo grosso da sociedade estadunidense, pelo seu Congresso, pela Suprema Corte, é movimento que visa a fortalecer, ampliar e dar consequência à marcha da extrema-direita em todo o mundo — fantasma que não é de hoje. Ele assombra a Europa, pervade a América Latina e agora volta ao comando dos EUA, mirando o resto do mundo.

A ameaça toma os contornos de fato concreto, corre como rastilho de pólvora; sua relevância muda de qualidade quando passa a ser conduzida pela — ainda — maior potência econômica e militar dos últimos cem anos, ferida pela sua crise interna, acossada pela desindustrialização, assustada com as ameaças à sua hegemonia representadas pela ascensão de uma Eurásia liderada por uma China desenvolvida e em crescimento.

💪🏽🏹 Lute & Celebre com o ISA no Dia dos Povos Indígenas

Sexta, 8 de agosto de 2025


Olá,

Amanhã (09/08) é celebrado o Dia Internacional dos Povos Indígenas e, neste mês, o ISA está comemorando o Agosto Indígena!

Com um calendário repleto de lançamentos, atividades e conteúdos inéditos, vamos ampliar as vozes e fortalecer as lutas e divulgar as contribuições dos povos indígenas para a sociedade brasileira, o meio-ambiente e o clima.

quinta-feira, 7 de agosto de 2025

ANIVERSÁRIO HOJE —19 anos da Lei Maria da Penha: medida protetiva é ‘coração’ da norma, diz promotora

Quinta, 7 de agosto de 2025

Para Érica Canuto, mudança cultural ainda é o maior desafio no combate à violência contra a mulher

Brasil de Fato — São Paulo (SP)
07.ago.2025

Nesta quinta-feira (7), a Lei Maria da Penha completa 19 anos. Reconhecida pela Organização das Nações Unidas (ONU) como uma das três melhores legislações do mundo no enfrentamento à violência doméstica, a norma é considerada um marco na proteção dos direitos das mulheres no Brasil. Mas, apesar dos avanços, o machismo estrutural ainda impede que a lei alcance todo o seu potencial.

“Estamos há 19 anos com uma lei que mudou completamente a história que era contada sobre a violência doméstica e familiar contra a mulher”, afirma Érica Canuto, promotora do Ministério Público do Rio Grande do Norte (MP-RN), em entrevista ao Conexão BdF, da Rádio Brasil de Fato. “Tínhamos um paradigma anterior, que era o da proteção insuficiente, que o homem pagava pelo crime com uma cesta básica, não tinha medida protetiva, proteção, rede…”, lembra.

Violação de direitos —Operação resgata 563 trabalhadores em condições análogas à escravidão em obra de usina de etanol no Mato Grosso

Quinta, 7 de agosto de 2025

Força-tarefa constatou superlotação nos quartos, doenças, comida estragada e operários submetidos a jornadas exaustivas

Incêndio no dia 20 de julho destruiu alojamentos - Foto: Vagner Teixeira Maciel - GSI/Procuradoria-Geral do Trabalho

Brasil de Fato — São Paulo (SP)
07.ago.20
Uma força-tarefa de diversos órgãos resgatou 563 trabalhadores em condições análogas à escravidão em uma obra da TAO Construtora no município de Porto Alegre do Norte, no Mato Grosso. Os resgatados trabalhavam na construção de uma usina de etanol da 3tentos. As investigações no local foram intensificadas após um incêndio que destruiu alojamentos no dia 20 de julho de 2025 e revelou um cenário de violações de direitos trabalhistas.

Durante as inspeções, realizadas pelo Ministério Público do Trabalho (MPT), Ministério do Trabalho e Emprego e Polícia Federal, foram identificadas condições degradantes de moradia e trabalho, incluindo falta de água potável, alimentação estragada, jornadas exaustivas, lesões não registradas e casos de doenças de pele causadas pelo manuseio de produtos.

quarta-feira, 6 de agosto de 2025

Exoneração —Após condenação de Ney Ferraz por corrupção e lavagem de dinheiro, GDF anuncia novo secretário de Economia

Quarta, 6 de agostosto de 2025

Nomeação de Daniel Izaias de Carvalho foi publicada no Diário Oficial desta segunda-feira (4)


Brasil de Fato — Brasília (DF)
Matéria postada originalmente no BdF em 05.ago.2025
 
Redação

O governo do Distrito Federal nomeou, nesta segunda-feira (4), Daniel Izaias de Carvalho como novo secretário de Economia, substituindo Ney Ferraz, que deixou o cargo após ser condenado por corrupção e lavagem de dinheiro.

A nomeação do novo secretário foi publicada no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF) desta segunda-feira (4), no mesmo ato em que a exoneração de Ney Ferraz foi oficializada. Carvalho deixa o cargo de diretor-presidente do Instituto de Assistência à Saúde dos Servidores do DF (Inas) para assumir a nova função. Servidor concursado da carreira de auditoria de controle interno, ele é bacharel em Ciências Contábeis e em Ciências Econômicas e possui especialização em Finanças e é mestre e doutor em Administração Pública.

A mudança no comando da pasta ocorre após a saída de Ney Ferraz, que pediu exoneração na última sexta-feira (1º), dias após ser condenado em segunda instância pelo Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT) a 9 anos e 9 meses de prisão pelos crimes de corrupção e lavagem de dinheiro. A decisão também estabelece o pagamento de multa, a perda do cargo público e a proibição de ocupar função pública por 12 anos e 11 meses.

Varoufakis: Quem precisa de Marx em 2025?

Quarta, 6 de agosto de 2025

No século XIX, ele já havia descrito a alienação — um fenômeno que se agigantou e agora nos oprime como nunca. Talvez dissesse, diante do capital contemporâneo: “Corporações querem espoliar nossos cérebros, mas podemos retomar o controle”

OutrasPalavras                                Pós-Capitalismo
Publicado no OUTRASPALAVRAS em 01/08/2025


Por Yanis Varoufakis | Tradução: Antonio Martins

Uma jovem que conheci recentemente observou: o que a enlouquecia não era o mal absoluto, mas as pessoas ou instituições que, tendo capacidade de fazer o bem, agem, em vez disso, para prejudicar a humanidade. Seu comentário me fez pensar em Karl Marx, cuja crítica ao capitalismo era exatamente essa: não tanto por ser explorador, mas por nos desumanizar e alienar, apesar de ser uma força tão portadora de progresso.

Sistemas sociais anteriores podem ter sido mais opressivos ou exploradores que o capitalismo. No entanto, só sob a lógica do capital os seres humanos fomos tão completamente alienados do que produzimos e da natureza; tão separados de nosso trabalho; tão privados até mesmo de um mínimo de controle sobre o que pensamos e fazemos.


O capitalismo, especialmente após entrar em sua fase tecnofeudal, transformou-nos em versões de Caliban ou Shylock — mônadas num arquipélago de egos isolados, com qualidade de vida inversamente proporcional à abundância de bugigangas que nossas máquinas de novidades produzem.

Os jovens sentem isso. Mas a reação contra imigrantes e a política identitária os paralisam – para não falar na distorção algorítmica de suas vozes. É aqui que Marx reaparece com conselhos para superar essa paralisia — bons conselhos, soterrados pelas areias do tempo.

terça-feira, 5 de agosto de 2025

Interferência —Em novo ataque, EUA ameaçam punir autoridades que apoiarem decisão que impôs prisão domiciliar a Bolsonaro

Terça, 5 de agosto de 2025

Nota do governo diz que EUA 'responsabilizarão todos que ajudarem e facilitarem condutas sancionadas' por Moraes

Brasil de Fato — São Paulo (SP)
05.ago.2025
Redação

O governo dos Estados Unidos voltou a atacar o Supremo Tribunal Federal após a decisão que impôs prisão domiciliar ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) nesta segunda-feira (4).

Em nota publicada no X (antigo Twitter), o Escritório para Assuntos do Hemisfério Ocidental do Departamento de Estado tem como principal alvo o ministro Alexandre de Moraes, que ordenou a medida contra o ex-presidente por violação de medidas cautelares impostas anteriormente, diante de suspeitas de que Bolsonaro poderia tentar pedir asilo nos Estados Unidos.

Em nova tentativa de interferência na Justiça brasileira, o texto classifica Moraes como “abusador de direitos humanos, sancionado pelos EUA” e diz que os Estados Unidos “responsabilizarão todos que ajudarem e facilitarem condutas sancionadas”.

Indústria: É tempo de construir um SUS soberano

Terça, 5 de agosto de 2025

O SUS é decisivo para a independência sanitária, econômica e política do país, frisa a farmacêutica Roberta Dorneles. Por isso, a hora é certa para ousar mais nas ações de reforço da autonomia do Brasil na produção de medicamentos, vacinas e insumos

OutraSaúde*            Indústria da Saúde


Lançada nesta quarta-feira (30) no canal de Outra Saúde, a mais recente entrevista do programa SUS 35 Anos é uma conversa com a farmacêutica Roberta Dorneles, professora e coordenadora de Graduação do curso de Saúde Coletiva da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), sobre os rumos do Complexo Econômico-Industrial da Saúde (CEIS).

Desde o segundo mandato de Lula, o CEIS está no centro de uma aposta do Governo Federal para conjugar saúde e desenvolvimento: ao estimular a fabricação nacional de medicamentos, vacinas e outros insumos, busca não apenas garantir o abastecimento do Sistema Único de Saúde (SUS), mas também gerar ciência, empregos para milhões de brasileiros e o que os criadores da proposta chamam de “soberania sanitária”. Esses esforços sofreram uma desarticulação após o golpe de 2016, mas ganharam novo impulso em 2023 com a publicação da Estratégia Nacional para o Desenvolvimento do Complexo Econômico-Industrial da Saúde e a inclusão do CEIS entre as missões prioritárias do programa Nova Indústria Brasil.

No entanto, a recente retomada do CEIS também convida à reflexão sobre os limites da estratégia adotada até aqui e as necessárias correções de rota. Entre elas, Dorneles critica a ideia de que “as Parcerias para o Desenvolvimento Produtivo (PDPs) sejam o único caminho para a soberania sanitária, quando a engenharia reversa oferece a possibilidade de desenvolvermos um parque tecnológico nacional em torno de laboratórios oficiais já muito bem consolidados, como Farmanguinhos”. Os laboratórios estaduais, que padecem com a subutilização, também deveriam ser melhor empregados.

segunda-feira, 4 de agosto de 2025

Moraes decreta prisão domiciliar de Jair Bolsonaro por descumprimento de medidas cautelares

Segunda, 4 de agosto de 2025

A medida inclui o uso de tornozeleira eletrônica, limitação de visitas e recolhimento dos celulares do local



Brasil de Fato — SÃO PAULO (SP)
04.AGO.202


Brasil de Fato — SÃO PAULO (SP)
04.AGO.202
O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou a prisão domiciliar do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), nesta segunda-feira (4). A decisão inclui o uso de tornozeleira eletrônica, proibição de visitas exceto de familiares próximos e advogados, e recolhimento de todos os celulares do local.

Moraes afirmou que Bolsonaro descumpriu as medidas cautelares ao usar perfis de aliados, inclusive os dos filhos, para divulgar mensagens com ataques ao STF e defesa de intervenção estrangeira no Judiciário. Segundo o ministro, mesmo sem usar suas próprias redes, o ex-presidente agiu de forma deliberada para burlar as restrições.

“A participação dissimulada de JAIR MESSIAS BOLSONARO, preparando material pré fabricado para divulgação nas manifestações e redes sociais, demonstrou claramente que manteve a conduta ilícita de tentar coagir o SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL e obstruir a Justiça, em flagrante desrespeito as medidas cautelares anteriormente impostas”, disse o ministro sobre as manifestações bolsonaristas neste domingo (3) em diversas cidades brasileiras.

Idosa que sofreu queda ao sair de banheiro deve ser indenizada

Segunda, 4 de agosto de 2025
Imagem ilustrativa

Do TJDFT

O juiz da Vara Cível do Guará condenou o Ibis Hotel Campina Grande e a Hotelaria Accor a indenizar uma hóspede idosa que sofreu uma queda ao sair do banheiro do quarto em que estava hospedada. O magistrado observou que é de responsabilidade do hotel zelar pela segurança e integridade física de seus hóspedes. 

Consta no processo que a autora estava hospedada no Ibis Hotel Campina Grande quando sofreu uma queda ao sair do banheiro do quarto. Ela conta que a porta de trilho se desprendeu, causando sua queda ao chão. Relata que o acidente causou fraturas na clavícula e no úmero. Acrescenta que o hotel não prestou assistência. De acordo com a autora, o acidente ocorreu em razão da negligência e ausência da manutenção adequada.

Saúde: Pedido do MPDFT pode gerar devolução de R$ 200 milhões aos cofres públicos

Segunda, 4 de agosto de 2025

Sentença condenou a Intensicare por irregularidades em contrato com o GDF para gestão de leitos de UTI

Do MPDFT

A 2ª Promotoria de Justiça de Defesa da Saúde (2ª Prosus) ingressou com pedido de liquidação de sentença contra a empresa Intensicare Gestão em Saúde Ltda. O objetivo é apurar o montante exato a ser restituído ao erário, com acréscimos legais. De acordo com a 2ª Prosus, os valores pagos indevidamente à contratada pelos serviços prestados, incluindo a gestão de leitos de UTI do Hospital Regional de Santa Maria (HRSM), podem ultrapassar R$200 milhões.

A ação decorre de condenação já transitada em julgado proferida pela 8ª Vara de Fazenda Pública do DF, que condenou a empresa. A Justiça reconheceu que a empresa recebeu valores do poder público mesmo diante da ausência de comprovação de prestação integral dos serviços contratados. A Intensicare ainda chegou a recorrer da decisão, mas teve o recurso negado.

Entenda o caso

Ataque a Sérgio Pererê expõe aumento de denúncias de intolerância religiosa no Brasil

Segunda, 4 de agosto de 2025

Artista foi à justiça após ataques virtuais; Disque 100 registra aumento de denúncias de intolerância religiosa em 2024



Matária postada originalmente na Pública em 4 de agosto de 2025 às 06:00. Se preferir, beba direto na fonte.
Por Naiana Andrade

PODER RELIGIOSO SOCIEDADE
direitos humanos
Justiça
racismo
religião
violência


Sérgio Pererê é músico, cantor, compositor e multi-instrumentista, considerado uma das maiores expressões da cultura afrodescendente em Minas Gerais. O artista, herdeiro das tradições afro-brasileiras, se apresentou em 1º de junho no altar da Igreja de Nossa Senhora das Dores, em Ouro Preto, cidade histórica mineira, a convite da organização da segunda edição do Festival de Fado.

Com voz e violão num estilo MPB contemporâneo, a apresentação de Pererê, “Canções de bolso”, levou centenas de pessoas à igreja para celebrar o evento. Mas o que era para ser um momento de celebração artística se transformou em tempestade digital contra o artista mineiro, que foi alvo de uma onda de ataques online que juristas e sociólogos, consultados pela Agência Pública, classificam como racismo religioso.

Racismo religioso é quando há discriminação, ódio ou preconceito direcionado a indivíduos ou grupos devido às suas crenças, especialmente quando essas crenças estão associadas a religiões de matriz africana como Candomblé e Umbanda. Segundo dados divulgados pelo Ministério dos Direitos Humanos em 2024, o Disque 100 recebeu 2.472 denúncias de intolerância religiosa — um aumento de 76,8% em relação a 2023.

domingo, 3 de agosto de 2025

STJ retoma julgamento de Adriana Villela, condenada em 2019 por triplo homicídio

Domingo, 3 de agosto de 2025

O Ministério Público requer prisão imediata da ré, uma vez que supostas nulidades levantadas pela defesa já foram analisadas e rejeitadas pelo Judiciário

Do MPDFT
A Sexta Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) retoma, na próxima terça-feira, 5 de agosto, o julgamento do recurso apresentado pela defesa de Adriana Villela, condenada a 61 anos e 3 meses de prisão pelo assassinato de seus pais, o advogado e ex-ministro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) José Guilherme Villela e a advogada Maria Carvalho Mendes Villela, e da funcionária do casal, Francisca Nascimento da Silva.

O julgamento foi suspenso em março deste ano após pedido de vista do ministro Sebastião Reis Júnior e será retomado após o Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) e o Ministério Público Federal (MPF) terem reiterado o pedido de prisão imediata da ré.

sábado, 2 de agosto de 2025

XÔ IMPERIALISMO —Manifestantes se reúnem em frente à Embaixada dos EUA em Brasília para defender soberania nacional

Sábado, 2 de agosto de 2025

Manifestação nacional e denunciou as interferências de Trump no Brasil e em outros países



Integrantes de movimentos sociais, sindicais, estudantis e dos trabalhadores estiveram reunidos nesta sexta-feira (1º) pela manhã em frente à Embaixada dos Estados Unidos, em Brasília, em defesa da soberania nacional.

O mote da manifestação foi as recentes tarifas impostas pelo presidente norte-americano, Donald Trump ao Brasil. Em carta enviada ao presidente Lula (PT), ele acusa o Estado brasileiro de perseguir politicamente o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e seus aliados, além de promover “graves violações de direitos humanos” e comprometer o Estado de Direito.

“Essa ação hoje é pra mostrar que não é só uma ação do governo, de parlamentares. O povo se levanta contra as ações injustas de Trump, que vão causar, claro, a economia brasileira, que também querem abalar quando nós já conseguimos democracia e soberania do nosso mundo”, declarou a deputada federal Dandara Tonantzin (PT-MG), que esteve presente no ato.

sexta-feira, 1 de agosto de 2025

Tem que explicar —Tribunal de Contas dá prazo para GDF se manifestar sobre manutenção do secretário de Economia no cargo

Sexta, 1 de julho de 2025

Corte deve analisar os argumentos do governador e do titular da pasta antes de decidir sobre pedido de medida cautelar


Brasil de Fato —Brasília (DF)

O Tribunal de Contas do Distrito Federal (TCDF) concedeu um prazo de cinco dias para que o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, Casa Civil, Secretaria de Estado de Economia do DF e o atual secretário, Ney Ferraz Júnior, apresentem esclarecimentos sobre possível irregularidade na manutenção do secretário no cargo. A medida antecede a análise de um pedido cautelar que requer o afastamento provisório de Ney Ferraz Júnior.

A decisão do TCDF foi votada em sessão plenária na quarta-feira (30) e atende a uma representação protocolada pelo deputado distrital Gabriel Magno (PT-DF), que questiona a permanência do titular da pasta após condenação criminal por corrupção e lavagem de dinheiro em segunda instância, proferida pelo Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT).

Na ação, o parlamentar argumenta a recente condenação de Ferraz por envolvimento no desvio de R$ 270 milhões dos recursos do Instituto de Previdência dos Servidores do Distrito Federal (Iprev/DF) e sua manutenção no cargo apesar da decisão dos desembargadores. “Mesmo com a gravidade dos crimes praticados e a consequente condenação criminal definitiva o governador Ibaneis Rocha insiste em manter Ney Ferraz na função, sob o falso argumento de que os crimes não teriam sido praticados contra o GDF”, afirma Magno