Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

quarta-feira, 28 de janeiro de 2026

Suspeito —PT, PV, Rede, PCdoB e PDT protocolam pedido de afastamento do governador Ibaneis Rocha no STJ

Quarta, 28 de janeiro de 2026

Suspeito
PT, PV, Rede, PCdoB e PDT protocolam pedido de afastamento do governador Ibaneis Rocha no STJ

Partidos pedem apuração de possíveis crimes e improbidade administrativa do governador do DF na gestão do BRB

Brasil de Fato — Brasília
Redação

Representação foi protocolada na tarde desta segunda-feira (26) em Brasília | Crédito: Foto: Jorge Monicci

Mais cinco partidos de oposição ao Governo do Distrito Federal protocolaram nesta segunda-feira (26) o pedido de afastamento do governador Ibaneis Rocha (MDB) no Superior Tribunal de Justiça (STJ). A ação conjunta do Partido dos Trabalhadores (PT-DF), Rede Sustentabilidade (Rede-DF), Partido Democrático Trabalhista (PDT-DF), Partido Verde (PV-DF) e Partido Comunista do Brasil (PCdoB-DF) requer a apuração de possíveis crimes e atos de improbidade administrativa cometidos pelo chefe do Executivo em relação à gestão do Banco de Brasília (BRB), que tem o GDF como acionista majoritário e controlador da instituição bancária.

“Nós apresentamos ao STJ para que possam apurar as irregularidades que aconteceram e estão acontecendo no Distrito Federal com relação à tentativa de compra do Banco Master pelo BRB, que ocasionou um prejuízo fenomenal ao DF”, ressaltou a presidenta de honra do PT-DF, Arlete Sampaio.

Na representação, os partidos sustentam que o BRB, por ser uma sociedade de economia mista com capital aberto e ter o Governo do Distrito Federal como acionista majoritário e controlador, está diretamente vinculado às responsabilidades do governador do DF. O documento aponta possíveis ações e omissões na condução do banco durante a atual gestão, destacando o papel estratégico assumido pela instituição na política econômica do governo Ibaneis.

Ainda na ação, os partidos apontam que “o crescimento e nacionalização do Banco longe de beneficiar o comércio local e a população do DF, foi utilizado para realizar caprichos do Governador Ibaneis” e citam como exemplo os patrocínios de uma equipe de Fórmula 1 e ao Clube de Regatas do Flamengo. Além disso, a representação aponta a compra de uma suíte de luxo em um hotel em São Paulo, com 89,99% do valor financiado pelo BRB.

“O aparelhamento do Banco de Brasília pelo Governador também atinge situações ainda menos republicanas. Em maio de 2025, Ibaneis Rocha arrematou uma grande fazenda por apenas 60% do valor da avaliação judicial, que já era bem abaixo do valor de mercado, segundo apurado por especialistas. O leilão foi realizado pelo BRB e a fazenda havia sido dada em garantia de um crédito bancário não adimplido”, destaca outro trecho da representação.

O pedido requer a intimação da Procuradoria-Geral da República (PGR) para a abertura de inquérito a fim de apurar possíveis crimes comuns e atos de improbidade administrativa atribuídos ao governador Ibaneis Rocha.

Os partidos também defendem ainda o afastamento cautelar do chefe do Executivo durante as investigações, para evitar interferências. “Nesse momento é importante que o governador saia do comando do GDF. Está claro o envolvimento direto do governador e precisamos afastá-lo, precisamos de transparência para que a investigação transcorra sem influência política, nem de forças e nem de poderes, e é importante que ele seja afastado para que a investigação traga à tona de fato os verdadeiros responsáveis por esse dado ao patrimônio do DF que é o BRB”, observou a presidenta do PDT-DF, a senadora Leila do Vôlei.

Na sexta-feira (23) Psol, PSB e Cidadania protocolaram na Câmara Legislativa do Distrito Federal dois pedidos de impeachment contra o governador.

O Brasil de Fato DF solicitou um posicionamento do Governo do Distrito Federal sobre os pedidos de impeachment protocolados. O espaço está aberto para manifestação.



Editado por: Flavia Quirino


=================
Está matéria foi publicada originalmente no BdF de 27.jan.2026