Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

quinta-feira, 19 de fevereiro de 2026

Violência policial —Deputado do DF atingido por spray de pimenta em abordagem da PM denuncia lesão corporal

Quinta, 19 de fevereiro de 2026

Câmara Legislativa defendeu 'atuação legítima e pacífica' de Fábio Félix (Psol) em episódio ocorrido no Carnaval

Brasil de Fato —Brasília (DF)

19.fev.2026
Luiza Melo

Deputado distrital Fábio Felix foi a primeira pessoa LGBT eleita para a Câmara Legislativa do DF, em 2018 | Crédito: Alexandre A. Bastos/Mandato Fábio Felix

Violência policial —Deputado do DF atingido por spray de pimenta em abordagem da PM denuncia lesão corporal

O deputado distrital Fábio Félix (Psol-DF) foi atingido por spray de pimenta por um policial militar durante o bloco de Carnaval O Rebu, realizado em Brasília, na última segunda-feira (16). O caso ganhou repercussão nos últimos dias após vídeos do ocorrido circularem nas redes sociais.

A situação teria começado após a prisão de uma das coordenadoras do bloco pela Polícia Militar do Distrito (PMDF). Nas imagens, é possível ver que o deputado tenta conversar com os agentes após a abordagem para entender o que havia acontecido. É nesse momento que recebe spray de pimenta no rosto.

O parlamentar afirma que compareceu ao local na condição de presidente da Comissão de Direitos Humanos da Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF), cargo que ocupa há sete anos. De acordo com Félix, as prisões já haviam sido efetuadas quando chegou. Ele também nega ter atrapalhado a atuação ou encostado nos policiais.

Após o ocorrido, o deputado registrou um boletim de ocorrência por lesão corporal, abuso de autoridade e desacato. “É atribuição parlamentar fiscalizar a atividade policial, sobretudo quando há denúncias de violência e de arbitrariedade. Nenhuma tentativa de criminalizar a minha atuação será tolerada. Vamos exigir a responsabilização dos policiais envolvidos e vamos até o fim na cobrança pela investigação das condutas, inaceitáveis contra qualquer pessoa, seja ela parlamentar ou não”, disse Fábio Félix em nota.
Atuação legítima

Depois do episódio, a CLDF emitiu uma nota condenando a agressão policial sofrida pelo parlamentar. O comunicado destacou a atuação de Fábio Félix à frente da Comissão de Direitos Humanos da Casa e afirmou que irá cobrar das autoridades que o caso seja apurado e os responsáveis punidos.

Assistente social, ativista LGBT e professor, Felix foi o primeiro parlamentar assumidamente gay a ser eleito deputado distrital, em 2018, sendo reeleito em 2022 como mais bem votado da história do Distrito Federal.

Polícia militar jogou spray de pimenta no deputado Fábio Felix no Carnaval do DF | Crédito: Reprodução/Instagram

“As cenas divulgadas pelos meios de comunicação e nas redes sociais não deixam dúvidas da atuação legítima e pacífica do Deputado, que estava ali brincando o Carnaval como qualquer brasileiro, mas como agente público sentiu-se no dever de tentar ajudar a desfazer a confusão que se instalou na redondeza”, diz o documento assinado pelo deputado Ricardo Vale (PT-DF), vice-presidente da CLDF.

Versão da PM

Em coletiva de imprensa, a comandante-geral da Polícia Militar do Distrito Federal, Ana Paula Habka, defendeu a atuação da corporação e disse que o caso será apurado.

“Em relação à condução do deputado, isso será apurado, com certeza. Mas a Polícia Militar jamais vai admitir interferências em suas ocorrências. O policial estava trabalhando, representando o Estado e tem que ser respeitado”, afirmou a comandante.

Editado por: Clivia Mesquita

:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato DF no seu Whatsapp :