Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

segunda-feira, 20 de novembro de 2023

Participe da cidade: conheça mais sobre a vida em um quilombo

Segunda, 20 de novembro de 2023

O episódio é veiculado no Dia da Consciência Negra, 20 de novembro

Do MPDF
O novo vídeo do projeto “Participe da cidade” apresenta um pouco do modo de vida em um quilombo. Nele, a professora e integrante da comunidade quilombola Mesquita, na área rural da Cidade Ocidental, em Goiás, Flávia Costa e Silva explica como a cultura estabelece a visão de mundo das pessoas daquela comunidade.

Ela apresenta alguns exemplos de danças, músicas, histórias, celebrações e conhecimentos daquele povo. Fala também sobre sua visão de mundo, pautada no respeito à natureza e em sua conexão com a espiritualidade.

A publicação marca o Dia da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro, e que foi instituído oficialmente pela Lei nº 12.519, 10 de novembro de 2011. A data marca o dia da morte de Zumbi dos Palmares, e reivindica essa figura histórica como símbolo de resistência.

Participe da Cidade

A campanha de comunicação digital é parte da iniciativa da Promotoria de Justiça de Defesa do Patrimônio Público e Social (Prodep), que tem como objetivo conscientizar a sociedade sobre a participação ativa na fiscalização dos recursos públicos. Os vídeos e cards são produzidos em parceria com estudantes do Programa Educação Tutorial (PET) de Direito da UnB.

Outra linha do projeto é a premiação de escolas que estejam em dia com a prestação de contas das verbas recebidas pelo Programa de Descentralização Administrativa e Financeira (Pdaf). Os recursos virão de acordos de não persecução penal (ANPP) ou cível (ANPC) celebrados pela Prodep. Os valores serão utilizados para a melhoria da infraestrutura das unidades de ensino, o que permitirá, também, valorizar a transparência na gestão dos recursos públicos.

As escolas participantes passarão a integrar um banco de projetos aptos a receber recursos. A cada novo acordo celebrado, a Prodep buscará projetos que se adequem ao perfil desejado para receber os valores. O MPDFT acompanhará a execução das iniciativas selecionadas. A unidade de ensino premiada também receberá material educativo da campanha com o compromisso de divulgá-la no ambiente escolar.