Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

sábado, 21 de setembro de 2024

Liberdade —Glauber Braga é solto após prisão por defender ocupação na Uerj

Sábado, 21 de setembro de 2024

Parlamentar do Psol passou mais de dez horas detido por defender estudantes que ocuparam uma ala na universidade

Redação
Brasil de Fato | São Paulo (SP) | 21 de setembro de 2024

Momento em que Braga é detido com outros estudantes da Uerj - Foto: Psol

Após quase dez horas de detenção, o deputado federal Glauber Braga (Psol-RJ) foi solto na noite da última sexta-feira (20). O parlamentar havia sido detido pela Polícia Militar do Rio de Janeiro (PM-RJ) após a ocupação de uma ala da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj).

A prisão ocorreu após Braga tentar evitar que a tropa de choque da Polícia Militar invadisse o espaço ocupado, onde estavam os estudantes. Os policiais usaram spray de pimenta e invadiram o local, prendendo o deputado e os demais ocupantes da ala.

Mais cedo, em nota, o Psol criticou a prisão de Braga e afirmou que o parlamentar foi alvo de uma ação ostensiva dos policiais militares, que teriam utilizado “bombas, caveirão e armas menos letais” contra os estudantes. Ainda de acordo com o texto do partido, o parlamentar teria apenas tentado defender a ocupação da violência policial.

A detenção de Braga gerou um problema institucional também. O presidente do Congresso Nacional, senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG), enviou um ofício ao governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro (PL), solicitando a soltura do deputado federal e que suas prerrogativas de parlamentar federal fossem respeitadas.

Edição: Douglas Matos