“ Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)
Mostrando postagens com marcador Outras Palavras "Por trás do engodo de "Brasil quebrado". Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Outras Palavras "Por trás do engodo de "Brasil quebrado". Mostrar todas as postagens

quarta-feira, 9 de novembro de 2022

Por trás do engodo de “Brasil quebrado”

Quarta, 9 de novembro de 2022


Por trás do engodo de “Brasil quebrado”

A velha mídia tenta enquadrar Lula, alegando rombo nas contas públicas e necessidade de “austeridade”. Mas a reconstrução nacional não se dará através de medidas provisórias. Será preciso revogar o Teto de Gastos, em nome do desenvolvimento econômico e social

OUTRASPALAVRAS MERCADO X DEMOCRACIA

Publicado 08/11/2022
Mal terminou o segundo turno das eleições presidenciais e os grandes meios de comunicação já anunciam o fim da lua-de-mel, meio relâmpago e a contragosto, que ensaiaram com Lula. Bastou que os resultados divulgados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) confirmassem a derrota de Jair Bolsonaro para que tivesse início o bombardeio da imprensa tradicional contra qualquer possibilidade de flexibilização nas regras da política fiscal e mesmo de implementação de medidas anunciadas ao longo da campanha visando a solução de problemas emergenciais e também de médio e longo prazos. Clamam pela manutenção da austeridade contra o povo e contra o Brasil.

Na verdade, tal estratégia já vinha sendo desenhada desde antes mesmo da realização do primeiro turno. Uma vez constatada a inviabilidade política e eleitoral da chamada “terceira via”, os poderosos da comunicação começaram a refletir em suas linhas editoriais o sentimento de parcela das nossas classes dominantes. O receio da reeleição de Bolsonaro terminou por invocar uma tática de voto útil de tais setores em Lula, apesar de todas as divergências que ainda existissem da burguesia tupiniquim quanto à figura do ex presidente e com relação aos 14 anos de governo do PT. No entanto, apesar desse apoio contrariado, o caminho passaria por criar dificuldades para que o terceiro mandato e, assim, impedir que o mesmo pudesse ser um momento de maior liberdade para um governo de conteúdo progressista e desenvolvimentista.

Todos os dias saíam editoriais e matérias “exigindo” que o futuro presidente já anunciasse seu comandante da economia, uma espécie de Guedes do lado de cá. E dá-lhe pressão e chantagem de todo o tipo para que o perfil do indicado coubesse no figurino de um Henrique Meirelles, de um Pérsio Arida ou qualquer outro que seja comprometido até a medula com a agenda econômica do financismo. Por outro lado, começava a ser criado o clima de catastrofismo bem típico desse tipo de conjuntura, onde o anúncio do caos é combinado com a oferta, nada ingênua nem descomprometida, de um pacote de austeridade na economia.

Lulalá e o fim de Bolsonaro

De qualquer forma, o fato é que já na segunda-feira pela manhã, no próprio dia 31 de outubro, a grande imprensa se viu obrigada a assumir o sentimento geral que passou a vigorar no ambiente político interno e internacional. Rei morto, rei posto. Lula conseguia a proeza de ser imediatamente cumprimentado por Putin e Zelensky, por Biden e Díaz-Canel, pela União Europeia e pelos governantes daquele continente, por Xi Jinping, pela totalidade de governantes latino-americanos e por uma quantidade impressionante de chefes de Estado de todos os continentes. Internamente, o Centrão e os líderes do fisiologismo não esperaram nem 24 horas para abandonar o barco em naufrágio de Bolsonaro. Desde então, sinalizam para Lula a intenção de “colaborar” com seu governo, mas sabemos bem quais são o preço e as condições de tal oferta.