“ Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)
Mostrando postagens com marcador Roberto Amaral "40 anos de reconstrução democrática: avanços - riscos e o muito por fazer. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Roberto Amaral "40 anos de reconstrução democrática: avanços - riscos e o muito por fazer. Mostrar todas as postagens

sábado, 26 de abril de 2025

40 anos de reconstrução democrática: avanços, riscos e o muito por fazer

Sábado, 26 de abril de 2025
40 anos de reconstrução democrática: avanços, riscos e o muito por fazer

Roberto Amaral

                  
Para Glauber Braga, deputado federal fluminense de       esquerda,        ameaçado de cassação política pelo chorume da politica nacional, o consórcio fascismo/neoliberalismo/centrão.

 

A primeira leitura do quadro brasileiro de nossos dias leva analistas da vida política a reduzir o avanço da extrema-direita nativa a simples sintoma de uma tendência mundial, assim desapartado do processo histórico nacional.  Ora, o fenômeno político não habita as nuvens.  Se a história fosse apenas isso, ela estaria morta, pois nada mais haveria por fazer.  A anomia política se alimenta nesse refrão, que, ademais, pacífica a consciência dos que resistem ao combate.  É incontestável estarmos em face de fenômeno (avanço fascista) que se espalha em plano mundial, como foi a emergência do fascismo histórico nos anos 20 e 30 do século passado. Mas esta não é a história toda, pois, ademais de desconhecer as diferenças passadas e presentes das experiências fascistas (determinadas pela diversidade histórica de cada país), desconhece também a resistência antifascista diferenciada, levada a cabo de forma igualmente diferenciada, segundo condições especificas. Reduzir a emergência da onda fascista que nos aflige a simples manifestação de um fenômeno mundial, exilado da realidade brasileira, implica erro de método, e carrega consigo o risco de distorções estratégicas graves, como insinuar,  para os que nada fazem, que não há mesmo o que fazer.  E a história nos diz que a serpente de há muito escapou do ovo.

Todas as forças ideológicas fortes do século passado —liberalismo, comunismo, fascismo— foram matrizes que conheceram o traço das influências nacionais.  

Entre nós, a extrema-direita/fascista teve seu debut nos anos 30 do século passado, vestida de integralismo, a versão cabocla de um autoritarismo que Plínio Salgado fôra colher na Itália de Mussolini. Esse fascismo e o getulismo, que afinal o rejeitou, estreitaram relações no Estado Novo, caminhando para o rompimento   sem volta com o putsch de 1938. A queda de Vargas em 1945 ensejou o ciclo democrático, que aos trancos e barrancos chega a 1964, quando se instala a ditadura militar que formalmente sai de cena em 1985, abrindo caminho para  experiência democrática cunhada como Nova República.

A história não registra milagres, muito menos o reino do acaso, e assim, os fatos não deveriam surpreender. Mas foi com surpresa que recebemos os idos de 2013, anunciantes   de um processo despercebido pelos sismógrafos. A ameaça fascista dava seus primeiros sinais e o que se segue é história recente e conhecida: a difícil reeleição de Dilma Roussef em 2014 e a transição da socialdemocracia para a direta, e, ao fim e ao cabo, o golpe parlamentar de 2016, o vestibular da história que se segue.  A consolidação da irrupção fascista far-se-ia conhecer com as eleições de 2018 e os quatro anos do capitão Bolsonaro. A ascensão do fascismo caboclo fez-se segundo as regras do processo eleitoral, que antes, nunca será exagerado lembrar, asfaltara os caminhos de Mussolini e de Hitler. A extrema-direita encontrou-se com o apoio popular e se espalhou por diferentes setores da sociedade. Controla as duas casas do congresso, os mais ricos e mais populosos Estados da Federação.