Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

terça-feira, 29 de janeiro de 2019

Bolsonaro: inacreditável, incompreensível, inimaginável

Terça, 29 de janeiro de 2019
Por
Helio Fernandes*

Ainda não completou 30 dias de governo, e já cometeu tantos erros e equívocos, que se houver a anunciada avaliação dos "100 dias",  ficará em situação insustentável. Enquanto escrevo, ele está sendo operado. Temos que esperar as informações do porta-voz, mas não agora.

Aproveitemos o vácuo para lembrar a confissão que ele fez para o general Villas Boas, tão estarrecedora, que justifica os 3 adjetivos que coloquei no titulo. A nomeação do general para o Gabinete militar, justíssima, acabou de deixar o comando do Exercito.

Mas a confissão de Bolsonaro, esdrúxula e rigorosamente disparatada. Vou transcrevê-la na integra, para que possa ser avaliada pela comunidade perplexa.

Textual: "Com todo respeito e apreço, quero agradecer as nossas demoradas  e INESQUECÍVEIS CONVERSAS". Fez uma pausa e concluiu: "Mas essas conversas ficarão  secretas e sigilosas para SEMPRE". Impressionante.

Gostaria de desvendar a razão e o motivo dessas CONVERSAS INESQUECÍVEIS, e mostrar a necessidade de ninguém poder conhecê-las. Têm que ser realmente IMPORTANTÍSSIMAS.

Nem vou tentar, elas gozam do conhecimento de apenas dois personagens, do mais alto escalão do Planalto, e lógico do país.

QUEDA ASTRONÔMICA DAS AÇÕES DA VALE

Perdeu logo 23 por cento. Quem tinha que vender, vendeu, mas o mercado não era vendedor, como um todo. Tanto que o Índice Bovespa, caiu pouco mais de 2 por cento.

BOLSONARO NÃO SABIA NEM QUERIA PASSAR O CARGO A MOURÃO

Nem por 48 horas, por causa da anestesia geral. Só concordou depois da palavra do conselheiro maior, Augusto Heleno. Nos EUA não existe o hábito ou tradição do vice assumir, a não ser definitivamente.

Ronald Reagan sofreu um atentado mais grave do que se imaginava. Estava no hospital com seu amigo Bush, vice-presidente e alguns médicos. Chegou o Procurador-Geral da República, que comunicou. "O senhor tem que passar  o cargo ao vice, por causa da anestesia geral".

Reagan perguntou ao cirurgião chefe se podia operar com anestesia local. Resposta: "Vou consultar os outros médicos". Concordaram, o vice e o Procurador -Geral ficaram estarrecidos.

JORGE SERPA, PODEROSO, MORREU ESQUECIDO E NO OSTRACISMO

Começou como editorialista do Globo. Malabarista da palavra e da coordenação, traduzia as convicções de Roberto Marinho não tinha. Preocupado com a ascensão social, casou com a filha do ex-presidente Dutra. Atravessou todos os governos.

Surpreendendo a muitos que apostavam na sua derrocada na ditadura, foi quando dominou mesmo. Seu relacionamento com Golbery foi diário e total. Confidente e conselheiro dele.

Só foi derrotado pelo tempo. Morreu no ostracismo, seu velório impressionantemente vazio. E raras pessoas souberam da sua morte.

*Do Blog Oficial do Jornal da Tribuna da Imprensa. Matéria pode ser republicada com citação do autor