Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

terça-feira, 31 de março de 2020

GDF precisa priorizar a assistência social, afirma a Rede em nota oficial

Quinta, 31 de março de 2020
Leia a nota desta terça (31/3) da Rede Sustentabilidade 

Embora estejamos vivendo um momento de intensa excepcionalidade, tanto na vida das pessoas, quanto das empresas e do próprio governo, existem atividades que não podem parar. Assim se dá com algumas categorias de trabalhadores, segmentos empresariais e, também, com parte das atividades afetas ao Estado. Enquanto, por exemplo, as escolas estão com suas atividades suspensas, os sistemas de saúde e segurança seguem operando, inclusive, em escala superior ao que ocorre em tempos de normalidade.
Neste contexto, e inclusive pelos impactos que a acertada política de isolamento social tem acarretado na economia popular, entendemos que a continuidade das políticas assistenciais deva estar entre as atividades que precisam ser garantidas e priorizadas pelo governo. Somente dessa forma as famílias que normalmente já dependem do Estado para garantir a sua segurança alimentar não serão obrigadas, neste momento, a sair de suas casas em busca da satisfação de suas necessidades mais básicas.
Infelizmente, segundo informações recebidas de técnicos da área de desenvolvimento social do Distrito Federal, o GDF não vem atendendo de forma tempestiva às requisições por cestas básicas, demorando até quatro meses para a concessão desse e de outros benefícios. São centenas de famílias que acessam as políticas de assistência social por dia, às quais, mesmo antes da pandemia, já vinha sendo dispensada pouca ou nenhuma atenção pelo atual governo do Distrito Federal, mas que agora se veem em um desamparo ainda maior.
A REDE Sustentabilidade, embora não integre a base de apoio ao governo Ibaneis Rocha, vem elogiando e respaldando diversas providências implementadas pelo atual governador na administração desta crise que afeta a população do Distrito Federal, tanto quanto vem afetando a do Brasil e a do mundo. Por outro lado, essa mesma crise vem impondo aos líderes políticos de todas as matizes ideológicas uma revisão na sua escala de valores e prioridades, indicando aos mesmos que a negligência histórica em relação a determinados papéis do Estado, cedo ou tarde, cobra o seu preço.
Sendo assim, se a área de assistência social nunca esteve entre as prioridades do atual governo do Distrito Federal, é imperioso que passe a figurar entre as mesmas, não apenas porque é justo e necessário amparar essas famílias, mas também para que as negligências em relação a esse dever do Estado não venham, neste momento crítico, a agravar ainda mais os sistemas de saúde e segurança.