Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

quarta-feira, 26 de abril de 2023

VERDADE? —Veja como cada parlamentar do DF votou na urgência do PL das Fake News

Quarta, 26 de abril de 2023
Aliados de Bolsonaro votaram contra urgência do projeto de lei que vai combater disseminação de notícias falsas. - Montagem - BdF-DF

O placar terminou em 238 votos favoráveis e 192 contrários à tramitação em urgência do projeto de lei

Redação
Brasil de Fato | Brasília (DF) | 26 de Abril de 2023

A urgência do Projeto de Lei que pretende combater a disseminação de notícias falsas foi aprovada na noite desta terça-feira (25) na Câmara dos Deputados. O placar terminou em 238 votos favoráveis e 192 contrários. Com essa aprovação, o texto do PL não será debatido nas comissões legislativas e o debate sobre o mérito da proposta deve seguir no plenário, o que deve acontecer a partir da próxima terça (2).

Dos deputados do Distrito Federal, apenas Bia Kicis e Alberto Fraga, ambos do PL, votaram contrários ao pedido de tramitação em urgência do Projeto de Lei (PL) 2630/20, que cria a Lei Brasileira de Liberdade, Responsabilidade e Transparência na Internet e fixa medidas para o combate à disseminação de conteúdos falsos nas redes sociais, prevendo penalidades para plataformas que autorizem esse tipo de postagem.

Os outros parlamentares, Erika Kokay (PT), Reginaldo Veras (PV), Rafael Prudente (MDB) e os três do Republicanos - Fred Linhares Júlio César e Gilvan Máximo, votaram pela urgência da proposta legislativa.


O PL, legenda do ex-presidente Jair Bolsonaro, e o partido Novo foram os únicos que orientaram aos seus parlamentares para votarem de forma contrária à urgência. Todas as demais siglas orientaram as bases a votarem a favor do requerimento, mesmo que ainda haja divergências dentro de alguns desses partidos a respeito de pontos do projeto. Na hora da votação, as dissidências vieram à tona: as siglas MDB, PDT, PP, PSC, PSD, PSDB, Podemos, Republicanos, Patriota, Solidariedade, Avante e União tiveram votos contrários e a favor da urgência da proposta.

O que diz o texto do Projeto de Lei?

O projeto prevê medidas de combate à disseminação de conteúdo falso nas redes sociais e chegou a ser apelidado inicialmente de PL das Fake News. Mas o conteúdo vai além e também responsabiliza empresas como Facebook, Twitter, WhatsApp e Telegram por não tomar medidas para frear a desinformação.


Veja como votou cada parlamentar do DF no requerimento de urgência do PL das Fake News:

PT
Erika Kokay - Sim

PV
Reginaldo Veras - Sim

MDB
Rafael Prudente - Sim

Republicanos
Fred Linhares - Sim
Júlio Cesar - Sim
Gilvan Máximo - Sim

PL
Bia Kicis - Não
Alberto Fraga - Não


Edição: Flávia Quirino