Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

sexta-feira, 4 de abril de 2025

Projeto do GDF permite privatizar feira livre

Sexta, 4 de abril de 2025
Foto de Lúcio Bernardo Jr./Agência Brasília

Depois de privatizar a CEB, a gestão dos Hospitais de Base e de Santa Maria, as UPAs, da Rodoviária e de vender parte do BRB, o governo de Ibaneis Rocha parte agora para privatizar as feiras públicas do Distrito Federal. Foto de Lúcio Bernardo Jr./Agência Brasília.

Por Chico Sant’Anna

Tradicionais na maioria das regiões administrativas, como o são a Feira do Guará e a da Ceilândia, esses locais, ponto de encontro do brasiliense e plataforma de sobrevivência de muitos pequenos comerciantes, correm o risco de passarem a ser geridos por grandes grupos econômicos. O alerta é da senadora Leila do Vôlei (PDT-DF), que já se manifestou publicamente contra o Projeto de Lei nº 1.604/2025, de autoria do Governo do Distrito Federal (GDF).

“A proposta representa mais um capítulo do modelo de gestão questionável adotado pelo GDF, que insiste em privatizar serviços essenciais, como saúde, energia elétrica, e, agora, as feiras, enquanto defende a estatização de um banco privado, com alto risco para a solidez do Banco Regional de Brasília” – avaliou a parlamentar.