Segunda, 18 de agosto de 2025
Nos próximos dias, o Presidente de Serra Leoa tem uma decisão histórica a tomar: ele deve decidir se proibirá que meninas tenham seus órgãos genitais mutilados. A mais alta corte da África Ocidental e o próprio Presidente acreditam que essa é a decisão certa. Mas ele está enfrentando resistência no Parlamento – e precisa saber que pessoas do mundo inteiro estão ao seu lado. Vamos nos mobilizar enquanto o Presidente ainda está ponderando as opções!
Queridos amigos e amigas,
Kadijatu Allieu foi amarrada, espancada, vendada e amordaçada. Depois, as mulheres que a levaram mutilaram seus órgãos genitais com uma navalha e a deixaram jogada numa poça de sangue por três dias antes de ela conseguir fugir.
Em uma ação histórica, ela submeteu seu caso à mais alta corte da África Ocidental, e os juízes ACABAM de decretar a mutilação genital feminina como uma forma de tortura que a Serra Leoa deve proibir.
O Presidente de Serra Leoa, Julius Maada Bio, é favorável à causa, mas tem enfrentado oposição do Parlamento. Cabe a ele, em seu papel de liderança, pressionar pela proibição. Vamos mostrar a ele que o mundo está ao seu lado! Fizemos isso na Gâmbia, apoiando sobreviventes e ativistas. Vamos repetir a dose – levando nosso apelo diretamente ao gabinete do Presidente junto com os jovens de Serra Leoa, e veiculando uma campanha impactante na mídia. Assine já:
O Presidente já defendeu os direitos das mulheres no passado: ele fez história ao escolher pela primeira vez no país uma mulher para ser sua vice-presidente em um grande partido, declarou que “as mulheres são o futuro de Serra Leoa” e pressionou para que mais mulheres ocupassem o Parlamento. Inspirado pela força de sua mãe, ele diz que as mulheres são o alicerce da nação e é categórico: “Embora precisemos respeitar nossa cultura, temos o dever de proteger nossas meninas e garantir sua segurança.”
Agora precisamos que ele exerça sua liderança de novo.
Ativistas e sobreviventes locais pedem pela proibição urgente da mutilação genital feminina – e querem nossa ajuda para amplificar seu apelo e mostrar ao Presidente que ele não estará sozinho ao confrontar o Parlamento: o mundo inteiro estará com ele!
Adicione seu nome agora mesmo – junto à juventude de Serra Leoa, vamos levar nosso apelo diretamente ao gabinete do Presidente e veicular anúncios poderosos na mídia.
Nossa comunidade sempre lutou incansavelmente pelos direitos das mulheres e meninas, seja por justiça reprodutiva, pela educação ou pelo fim do casamento infantil. No ano passado, conseguimos garantir a proibição da mutilação genital feminina na Gâmbia. Agora vamos nos unir mais uma vez para exigir justiça em Serra Leoa – e proteger todas as meninas que ainda esperam por segurança.
Com esperança e determinação,
Muriel, Nate, Eza, Mo, Nadia, Huiting, Miguel, Antonia, Andrea, João e todo o time da Avaaz
Créditos da imagem: Ivan Lieman - a foto mostra uma lâmina de barbear sendo usada para mutilar os órgãos genitais de uma menina.
Mais informações:
Serra Leoa: três jovens morrem após rituais de mutilação genital (Agência Brasil)
|