Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

sábado, 20 de janeiro de 2018

Registros de uma caminhada em busca de saúde e bem-estar consistentes e duradouros

Sábado, 20 de janeiro de 2018
Por Aldemario Araujo*


SAÚDE E BEM-ESTAR
50 textos (um a cada final de semana). Registros de uma caminhada em busca de saúde e bem-estar consistentes e duradouros. Veja todos os escritos em: http://www.aldemario.adv.br/saude.htm

3 AS INFLUÊNCIAS ESCRITAS

As influências escritas (livros), em relação aos registros posteriores, são basicamente as seguintes:

CIRURGIA VERDE. Conquiste a saúde pela alimentação à base de plantas. Alberto Peribanez Gonzalez. Editora Alaúde. Veja um resumo da obra, de minha autoria, no seguinte endereço eletrônico: http://www.aldemario.adv.br/cirurgiaverde.pdf.
O autor é médico cirurgião formado pela Universidade de Brasília. Mestre e Doutor pelo Instituto de Pesquisa Cirúrgica da Universidade de Ludwig Maximilian de Munique, Alemanha. Coordena o curso de extensão “Bases Fisiológicas da Terapêutica Natural e Alimentação Viva”. 

PILARES PARA UMA VIDA SAUDÁVEL. Mohamad Barakat. Editora Pandorga. 

O autor atua há mais de três décadas no campo da saúde. Fundador do Instituto Barakat de Medicina Integrativa.

DIETA DA MENTE. A surpreendente verdade sobre o glúten e os carboidratos – os assassinos silenciosos do seu cérebro. David Perlmutter. Editora Paralela. 

O autor “é um neurologista certificado e membro do American College of Nutrition. Preside o Perlmutter Health Center, em Naples, estado da Flórida. É cofundador e presidente da Perlmutter Brain Foundation. Também é professor-associado voluntário da Faculdade de Medicina da Universidade de Miami. Em 2002, recebeu o prêmio Linus Pauling por sua abordagem inovadora de transtornos neurológicos” (https://www.companhiadasletras.com.br/autor.php?codigo=03642). 

10% HUMANO. Como os micro-organismos são a chave para a saúde do corpo e da mente. Alanna Collen. Editora Sextante.

A autora “tem mestrado em biologia pela Imperial College London e doutorado em biologia evolutiva pela University College London e pela Zoological Society of London. Como zoóloga, viajou os quatro cantos do planeta e é especialista em morcegos – e em doenças tropicais, por acidente. É escritora e jornalista científica, e já colaborou com a The Sunday Times Magazine e com produções de rádio e TV da BBC” (http://www.esextante.com.br/autores/alanna-collen).

AMAR, RIR E COMER. E outros segredos de longevidade do povo mais saudável do planeta. John Tichell. Editora Valentina.

O autor “é um médico mundialmente famoso, que viajou pelo mundo e percebeu que em Okinawa, no Japão, a população tem uma expectativa de vida maior (e com mais qualidade) do que em outros lugares. Curioso, ele começou a estudar o porquê disso e este livro é essa pesquisa” (http://www.vickydoretto.com/2017/03/conheca-amar-rir-e-comer-do-dr-john.html).

Outros escritos importantes serão registrados na sequência. Na fila de leituras está a obra “O segredo está nos telômeros - Receita revolucionária para manter a juventude, viver mais e melhor”. As autoras são Elizabeth Blackburn e Elissa Epel. A primeira foi premiada com o Nobel de Fisiologia e Medicina em 2009. 

-- 

*Aldemario Araujo Castro é professor, advogado, mestre em Direito, Procurador da Fazenda Nacional