Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

sexta-feira, 26 de novembro de 2021

GDF recua da privatização da gestão da FM Cultura e do Cine Brasília

Sexta, 26 de novembro de 2021
Do Blog Brasília, por Chico Sant'Anna
Um dos questionamentos do Psol-DF focava o fato do Edital do Cine Brasília não assegurar a continuidade de atividades culturais, tais como a realização do Cine Brasília. Foto de Andre Borges/Agência Brasília.

A decisão da Secec/DF de cancelar os editais veio a público no mesmo dia em que o conselheiro Inácio Magalhães Filho recebeu para despacho o processo da representação do Psol-DF, questionando a concessão da gestão do Cine Brasília. A instrução da área técnica do TCDF era no sentido de acatar a representação e dar quinze dias para que a secretaria de Cultura se explicasse.

Por Chico Sant’Anna

A secretaria de Cultura do DF — Secec/DF recuou da decisão de privatizar a gestão do Cine Brasília e da Rádio Cultura. Conforme denunciou esse blog anteriormente, em 27 de outubro, a pasta comandada pelo jornalista Bartolomeu Rodrigues havia lançado dois editais nesse sentido. A iniciativa gerou resistências em setores culturais da cidade e dentre servidores das duas unidades culturais. Entidades representativas dos Jornalistas e dos Radialistas protestaram. O Psol-DF, na ocasião, decidiu entrar com representação junto ao Ministério Público e ao Tribunal de Contas do DF.

Sobre a privatização da gestão da Rádio Cultura FM e do Cine Brasília, leia também:



A decisão da Secec/DF de cancelar os editais veio a público no mesmo dia em que o conselheiro Inácio Magalhães Filho recebeu, ja para despacho, o processo referente ao Cine Brasília. A instrução da área técnica era no sentido de acatar a representação e dar quinze dias para que a secretaria de Cultura se explicasse. Oficialmente, o cancelamento dos editais foi motivado, segundo a Secec/DF pela falta de disponibilização de verbas, já que “a excepcionalidade para empenho ainda em 2021 não foi aprovada, em atendimento as leis orçamentárias vigentes, não será possível a continuidade dos certames”.