Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

segunda-feira, 9 de maio de 2022

Aeroporto JK: 65 anos de vida e de muita polêmica

Domingo, 8 de maio de 2022



Do Blog Brasília, por Chico Sant'Anna

Em 1965, Oscar Niemeyer projetou um novo terminal para o aeródromo candango. O projeto, circular, lembra o terminal 1 do Aeroporto Charles de Gaulle, em Paris. O detalhe é que o aérogare foi construído nove anos depois da proposta de Niemeyer, o que comprovava a modernidade da técnica empregada pelo arquiteto brasileiro, ainda em meados da década de 1960. Mesmo assim, a proposta arquitetêonica foi vetada no governo de Garrastazu Médici, em plena ditadura militar.

Por Chico Sant’Anna

Considerado o segundo aeroporto com maior movimentação de passageiros do Brasil, perdendo apenas para Guarulhos, em São Paulo, o JK completou em 3 de maio, 65 anos de existência. Com instalações improvisadas, em madeira, e com uma pista de terra batida, foi batizado de Vera Cruz. Naquele dia, em 1957, foi inaugurado com um voo da extinta Pan América, ligando Brasília a Nova York. Embora aberto oficialmente com um voo internacional, o aeródromo candango não conseguiu se firmar até hoje como um hub internacional.

O primeiro voo comercial do JK foi internacional. Operado pela norte-americana Pan America, ligava Brasília a Nova York.

Com um tráfego aéreo de 102.900 pousos e decolagens, em 2021, o terminal JK, se caracteriza como ponto importante de conexões domésticas, fazendo a ponte das regiões Norte e Nordeste, como o Centro-Sul. Dentre as empresas que deixaram de operar aqui, se destaca a Air France, que passou a ter base em Fortaleza.

Leia também:


O Vera Cruz teve papel estratégico recebendo voos de cargas e trazendo trabalhadores para a construção da nova Capital Federal que seria inaugurada dali a três anos. Antes de funcionar onde se encontra hoje, Brasília contou com outra terminal onde está situada a rodoferroviária. Nas imediações do Catetinho, que foi a primeira residência oficial da presidência da República, também existiu uma pista de pouso, muito usado pelas autoridades, em especial por Juscelino Kubitscheck.