Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

segunda-feira, 29 de janeiro de 2024

Gravando sonhos: TV Comunitária forma 30 garis em curso de videomaker

Segunda, 29 de janeiro de 2024

Do Blog Brasília, por Chico Sant'Anna

Da varredoura das ruas do DF às câmeras e microfones de televisão. Trinta profissionais de limpeza urbana fizeram uma imersão no mundo, técnicas e bastidores da televisão. Além de propiciar novos conhecimentos, o curso potencializa os sonhos de se galgar novos oficios.

Por Chico Sant’Anna

Quando você ouve a palavra gari, que atividade lhe vem à mente?

Aposto que pensou em limpeza urbana, varrição, coleta de lixo.

E quando você ouve estúdio de TV, câmera, microfone, que profissional lhe vem à mente?

Pois bem, a Escola de Mídia – TV em Movimento, da TV Comunitária de Brasília está quebrando todos esses parâmetros. Seguindo o dito de Glauber Rocha, câmera na mão e o Brasil na cabeça, a emissora acaba de formar 30 garis, em parceria com o Instituto Barba na Rua.

Eles e elas trocaram as vassouras e pás por câmeras e microfones. Esse é o 1° curso de televisão para garis do Distrito Federal e quiçá do país. Tiveram a oportunidade de aprender como fazer um roteiro de TV, entrar nos bastidores de uma emissora de TV, com dicas de roteiro e linguagem cinematográfica (planos, movimentos de câmera e enquadramentos), bem como a história da TV no Brasil e no mundo.
A varredora Valdirene Rosa de Jesus aprendeu os truques para ser uma boa apresentadora de programa de TV.

Despertando valores

“Eu me senti como uma apresentadora profissional de TV ” disse Valdirene Rosa de Jesus, varredora que achou o curso tão impactante que pensa em cursar Jornalismo. “Senti que isso é o que eu quero e vou correr atrás deste sonho. De repente começo apresentando um programa lá na TV Comunitária até criar condições de fazer a faculdade ou um curso profissionalizante”, ponderou.