Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

sexta-feira, 14 de agosto de 2009

Senador do DF condena atuação da polícia de Sarney

Foto: Agência Senado

"Cristovam: não se pode impedir protestos - 14/8/2009

Em discurso da tribuna do Plenário nesta sexta-feira (14), o senador Cristovam Buarque (PDT-DF) condenou a detenção, na quinta-feira (13), de nove jovens que faziam protesto nos corredores do Senado. Para o parlamentar, não havia motivo para a detenção, já que não houve depredação ou algazarra, mas apenas gritos dos estudantes. Cristovam ficou várias horas tentando impedir o depoimento dos jovens e evitar que os mesmos recebessem punição mais severa pela manifestação.

- A gente não pode trabalhar desse jeito, tem que manter a ordem, mas sem precisar impedir o livre trânsito de pessoas que querem fazer protesto contra qualquer um dos senadores. A prisão desses nove jovens, dois deles menores de idade, obrigou-me não apenas a ficar lá dentro da sala com eles, durante horas e horas, mas também a vir aqui manifestar meu descontentamento - criticou Cristovam.

Ao lamentar o ocorrido, o senador pelo Distrito Federal disse ter preparado para essa sexta-feira um pronunciamento sobre as possíveis candidaturas da senadora Marina Silva (PT-AC) e do deputado Ciro Gomes (PSB-CE) à Presidência da República. Cristovam disse que gostaria de propor aos dois pré-candidatos um programa de governo para um "Brasil limpo", de forma a garantir ao país "uma riqueza limpa, bem distribuída, que não venha do roubo, nem da destruição da natureza e nem da concentração de renda". O senador defendeu "um Brasil limpo do ponto de vista das nossas escolas. Eu vinha falar para eles sobre como fazer um Brasil limpo do ponto de vista da saúde", disse.

- Infelizmente, não pude fazer esse discurso, pois estamos na maldição do presente que nos impede de discutir o futuro do Brasil - lamentou o parlamentar.

Ao encerrar seu pronunciamento, Cristovam disse ter ficado triste com o episódio da detenção dos jovens, mas feliz por saber que o Brasil dos "caras pintadas" e dos que protestam não morreu."

Fonte: Agência Senado de sexta-feira, 14 de agosto.

Na última quarta-feira, 12/8/2009, também houve protestos no Congresso com duas prisões. Veja abaixo uma das faixas usadas e a polícia de Sarney tentando tirá-la das mãos dos manifestantes.

Foto copiada do site do PSOL