Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

sábado, 30 de maio de 2015

Abraji repudia agressão de PM a fotógrafo da Folha de S.Paulo; é o 11º caso do tipo em 2015

Sábado, 30 de maio de 2015
A Abraji considera inaceitável a agressão de um policial militar ao repórter fotográfico da Folha de S.Paulo Danilo Verpa, ocorrida na manhã desta sexta-feira (29.mai.2015) em São Paulo. Verpa cobria uma manifestação de estudantes e funcionários da USP, parte do Dia Nacional de Paralisação e Manifestações organizado por centrais sindicais.

Um policial militar que não portava identificação (contrariando regra da própria PM) golpeou a panturrilha do fotógrafo com um cassetete quando ele passou em frente a um grupo de agentes para mudar de posição.

Verpa foi ao 34º Distrito Policial para registrar um boletim de ocorrência da agressão, mas não pôde fazê-lo. Segundo o escrivão, o documento não poderia ser feito sem o nome do policial que o agrediu. Mesmo depois de o fotógrafo oferecer imagens do agente e informar ao escrivão que ele não estava identificado, o funcionário manteve a negativa.

É o 19º caso de agressão contra um jornalista durante manifestações registrado pela Abraji em 2015. Dentre eles, a maioria -- 11, contando com este -- foi cometida pela polícia, sendo cinco intencionais (ou seja, o agressor sabia que estava atingindo um profissional da imprensa).

A Abraji lastima que o Estado brasileiro continue a lidar com o trabalho da imprensa por meio de forças de segurança pública, agredindo jornalistas quando eles estão a serviço do interesse público e do direito de a sociedade se informar. Causa ainda mais indignação que, uma vez violentado, um cidadão não possa denunciar formalmente seu agressor -- perpetuando-se, assim, a impunidade já estabelecida em casos como este.

Diretoria da Abraji, 29 de maio de 2015
Fonte: Abraji