Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

terça-feira, 20 de outubro de 2020

ARTIGO: Como transformar nossos sistemas alimentares? — Até 2030, 67 milhões de pessoas passarão fome

 Terça, 20 de outubro de 2020

Da ONU Brasil

  • Até 2030, 67 milhões de pessoas passarão fome.
  • Em artigo de opinião para o Dia Mundial da Alimentação (16 de outubro) publicado no jornal Folha de S.Paulo, o representante da ONU para a Alimentação e a Agricultura (FAO), Rafael Zavala, o diretor de país do Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (Fida), Claus Reiner, o diretor do Centro de Excelência contra a Fome do Programa Mundial de Alimentos (WFP) no Brasil, Daniel Balaban, e o representante do Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA), Christian Fischer, escrevem sobre os desafios da alimentação adequada no Brasil, em especial com os efeitos da pandemia da COVID-19.
  • Os autores lembram que é preciso agir rapidamente, pois uma resposta tardia pode criar efeitos colaterais globais. E defendem a solidariedade e a cooperação como mecanismos para reconstruir melhor, tornando os sistemas alimentares mais resistentes a impactos e mais sustentáveis por meio da natureza e de soluções baseadas na ciência.
O acesso a alimentos seguros e nutritivos é uma parte essencial da resposta à COVID-19, particularmente para as comunidades mais pobres e vulneráveis.
O acesso a alimentos seguros e nutritivos é uma parte essencial da resposta à COVID-19, particularmente para as comunidades mais pobres e vulneráveis.