Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

quarta-feira, 25 de agosto de 2021

Carestia: Brasília tem a maior inflação dos últimos 20 anos

Quarta, 25 de agosto de 2021
Do Blog Brasília, por Chico Sant'Anna

Embora a alta de preços tenha sido generalizada na Capital Federal, combustível e transporte por aplicativo se destacam na pesquisa do IBGE.

A culpa dessa elevação acentuada do custo de vida não pode ser imputada a um ou outro produto ou serviço. A elevação de preços foi generalizada. Oito, dos nove grupos de produtos e serviços pesquisados em Brasília, apresentaram altas em agosto. Há de se ressaltar, contudo, a alta nos custos do item transportes (1,81%). Além do transporte por aplicativo, que teve seus preços elevados em 6,92%, a alta no preço dos combustíveis (3,35%), foi outro grande vilão, impulsionado pelo aumento de 3,50% da gasolina. Vale destacar que, individualmente, o o preço da gasolina já acumula 36,90% nesse ano e, nos últimos 12 meses, 52,41%.

Por Chico Sant’Anna

O governo Ibaneis Rocha conseguiu um intento inédito nos últimos 20 anos. A inflação de Brasília agora em agosto, medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15), registrou uma elevação de 1,05%. Essa é a terceira maior taxa de inflação dentre as 11 regiões metropolitanas/municípios pesquisados no país. O DF perdeu apenas para Goiânia (1,34%) e Curitiba (1,18%). Desde Agosto de 2001, quando registrou uma inflação de 1,29%, a Capital Federal não apresentava uma taxa de careza tão elevada. Na época, o governador era Joaquim Roriz, a quem Ibaneis Rocha gosta de se comparar.