Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

domingo, 22 de agosto de 2021

Em Dia Internacional, ONU lembra vítimas de violência baseada em religião ou credo

Domingo, 22 de agosto de 2021
ONU News

Unic Rio / A ONU lembra que toda pessoa tem o direito de praticar sua religião de forma livre e segura

22 agosto 2021

Ataques a locais de culto como igrejas, mesquitas e sinagogas aumentaram nos últimos anos e ocorreram mesmo durante pandemia; indivíduos em todo o mundo são assassinados por causa da fé que professam; liberdade de religião, opinião e expressão assim como o direito pacífico de associação são garantidos na Declaração Universal dos Direitos Humanos.

Em janeiro deste ano, a Assembleia Geral da ONU adotou uma resolução condenando crimes contra sítios religiosos. No texto, os 193 países-membros pediram mais esforços para a promoção de uma cultura de tolerância e paz em todos os níveis.

Num Plano de Ação, divulgado em 2019 logo após o ataque a uma mesquita na Nova Zelândia e a igrejas cristãs na África e no Sri Lanka, e a uma sinagoga nos Estados Unidos, a ONU citou versos da Bíblia, da Torá, do Corão e outros livros sagrados, além de líderes religiosos.

Unama / Jawad Jalail —Mesquita de Mazar-e Sharif, no Afeganistão


Nos últimos anos, esses ataques a locais sagrados aumentaram. E mesmo durante a pandemia, pessoas continuaram morrendo somente por causa da fé que professam.

Neste 22 de agosto, a ONU marca o Dia Internacional em Homenagem às Vítimas de Atos de Violência baseada em Religião ou Credo.

A ONU lembra que a liberdade de religião, opinião e expressão, o direito à reunião pacífica e à liberdade de associação são interdependentes, interrelacionados e se fortalecem mutuamente. Esses direitos também estão previstos nos Artigos: 18, 19 e 20 da Declaração Universal dos Direitos Humanos.

ICC-CPI/Pete Muller —A religião tem sido um apoio inestimável para muitos sobreviventes do conflito no norte de Uganda

Terrorismo

O Dia Internacional foi criado pela Assembleia Geral em 2019. De lá para cá, os atos de intolerância e violência baseada em religião ou credo de indivíduos e comunidades religiosas continuaram ocorrendo.

Na resolução 73/296, os países-membros da ONU reafirmam sua condenação desses crimes e práticas de terrorismo e extremismo violento seja qual for a motivação.

O Dia Internacional em Homenagem às Vítimas de Violência baseada em Religião ou Credo ocorre um dia após a data que presta tributo às vítimas de terrorismo, em 21 de agosto.

A ONU lembra que toda pessoa tem o direito de praticar sua religião de forma livre e segura.