Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

terça-feira, 10 de maio de 2022

Brasil: 3% da população, 6% dos desempregados do mundo

Terça, 10 de maio de 2022

Brasil: 3% da população, 6% dos desempregados do mundo

Pode colocar na conta de Bolsonaro–Guedes.
10 De Maio De 2022

No mundo, a Organização Internacional do Trabalho (OIT) prevê que o desemprego global alcançará 207 milhões de pessoas em 2022, um aumento de 18 milhões em relação a 2019. Mulheres e jovens são as maiores vítimas da depressão do mercado de trabalho. A OIT estima que a força de trabalho some 3,3 bilhões de pessoas.

No Brasil, são 11,9 milhões de desempregados, número que deve baixar um pouco até o final do ano, mas que significa que quase 6% (5,8%, para ser mais preciso) dos trabalhadores sem emprego no mundo encontram-se na terra de Guedes.

O percentual fica ainda mais escandaloso quando se compara a população brasileira à global: são 214,6 milhões de habitantes aqui (IBGE) e 7,9 bilhões no planeta. O Brasil tem assim 2,7% da população mundial. Ou seja, o percentual de desempregados é mais de 2 vezes superior à participação do País no número de habitantes do mundo.

Se não bastasse, o Brasil ainda sofre com:População subutilizada: 26,8 milhões de pessoas

População subocupada por insuficiência de horas trabalhadas: 6,5milhões

População fora da força de trabalho: 65,5 milhões

População desalentada: 4,6 milhões de pessoas

Não à toa, a pesquisa CNT/MDA divulgada nesta terça mostra que a área com pior avaliação no governo é a de emprego e renda: 68,1% dos brasileiros dizem ser pior do que esperado no início do mandato de Bolsonaro.

Via interditada

A Rodada 152 da pesquisa CNT/MDA sobre o cenário eleitoral é uma pá de cal na terceira (?) via. Dos entrevistados, 68% disseram que não votariam para presidente em João Doria Jr. de jeito nenhum; Simone Tebet aparentemente se saiu um pouco melhor (37,5% não votariam nela), mas isso por causa do desconhecimento: 48,5% disseram não a conhecer, percentual que vem baixando na proporção inversa aos que recusam dar a ela um mandato presidencial.


Barrados na guerra

Biden promete lutar até o último ucraniano; enquanto isso, os imigrantes do país são barrados na fronteira dos EUA com México, onde um acampamento já tem quase mil pessoas, número que aumenta entre 50 e 100 por dia. As notícias dão conta que a entrada não será permitida.


Rápidas

Estão abertas as inscrições para o curso online Super Comunicadora 2022, da jornalista Alê Monteiro de Castro, dirigido a mulheres que desejem aprimorar suas formas de se comunicar *** Lach, no Jardim Botânico, é o único laboratório do Rio de Janeiro com o exame Painel de Vírus Respiratórios, que avalia 26 vírus, além de fungos, bactérias e intolerância alimentar *** Em 21 de maio, a partir das 10h, o Club Municipal da Tijuca receberá a “Acalme Expo 60+”, com palestras com especialistas em saúde, direito e educação, além de expositores de serviços e produtos para o público sênior. Informações: (21) 98283-5952 *** Com a presença de representantes das principais entidades do setor elétrico brasileiro, o XXVI Seminário Nacional de Produção e Transmissão de Energia Elétrica (SNPTEE) será aberto neste domingo (15), às 18h, no Riocentro, RJ. Em seguida será inaugurada a feira de negócios ExpoSNPTEE.
Diretor de Redação do Monitor Mercantil