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(Millôr Fernandes)

quinta-feira, 27 de julho de 2023

MOBILIDADE URBANA — Prefeito de Porto Alegre anuncia privatização da Carris, estatizada por Brizola em 1953

Quinta, 27 de julho de 2023

A prefeitura informou que as linhas serão entregues por um período de 20 anos - Foto: Leonardo Contursi

Estatizada nos anos 1950, empresa voltará ao controle da iniciativa privada

Redação
Brasil de Fato | Porto Alegre (RS) | 27 de Julho de 2023

A mais antiga empresa de ônibus em operação no Brasil será entregue à iniciativa privada. Fundada no século 19, ainda no Brasil Império, pelo imperador Dom Pedro II, a Companhia Carris Portoalegrense, da capital gaúcha, será concedida pelo prefeito Sebastião Melo (MDB). Por duas vezes, em 1999 e 2001, a Carris foi considerada pela Associação Nacional dos Transportes Públicos (ANTP) como a melhor empresa de ônibus urbano do país.

Foi o que anunciou a prefeitura nesta terça-feira (26), ao informar que as linhas operadas pela Carris serão entregues por um período de 20 anos. Hoje, a empresa atende 22% do transporte coletivo de Porto Alegre. É uma sociedade de economia mista cujo controle acionário é da prefeitura.


A decisão visa “potencializar o equilíbrio nos custos com o transporte coletivo para o município”, segundo a prefeitura. O decreto anunciando a desestatização foi publicado na terça-feira (25). Quem obtiver a concessão ficará, além da frota, com o imóvel hoje ocupado pela Carris.

Em 1953, a Carris, então uma empresa privada estrangeira, controlada pela norte-americana Eletric Bond & Share, foi estatizada pelo governo Leonel Brizola. Com a estatização, a empresa passou a atender os trajetos que a iniciativa privada não tinha interesse em assumir.


Hoje, a Carris atende cerca de 100 mil passageiros/dia através de sua frota composta por 315 veículos, sendo que 89% com equipamento de acessibilidade.

Nos planos da prefeitura, os atuais funcionários terão 12 meses de estabilidade após a concessão. A sessão para recebimento e abertura das propostas está marcada para 2 de outubro, sendo aberta a competidores internacionais. A proposta mínima é R$ 109 milhões.


A privatização da Carris foi aprovada pela Câmara de Porto Alegre em setembro de 2021. Na ocasião, o projeto do governo Melo teve 23 votos favoráveis e 13 contrários.



Edição: Katia Marko