Sexta, 25 de julho de 2025
Olá,
Hoje, 25 de julho, celebramos o Dia da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha e o Dia Nacional de Tereza de Benguela e da Mulher Negra.
É um marco de reconhecimento à luta das mulheres negras em todos os territórios, incluindo os quilombos, onde o espelho, por muito tempo, não refletia pertencimento.
Mas isso está mudando.
O ISA e a Coordenação Nacional de Articulação das Comunidades Negras Rurais Quilombolas (Conaq) promoveram um ensaio fotográfico com lideranças quilombolas que ressignificaram a própria imagem.
O resultado são retratos de autoestima, força e ancestralidade que falam sobre afeto, dignidade e memória coletiva.
Kátia Penha, do Quilombo Divino Espírito Santo (ES)
Webert da Cruz Elias/ISA

“Quando vemos nossas histórias contadas através de lentes que valorizam nossa essência, conseguimos romper com estereótipos que muitas vezes nos excluem. As imagens falam sobre nossas vivências, clamores por justiça e sorrisos que, apesar das adversidades, continuam a brilhar!”, celebra Kátia Penha, do Quilombo Divino Espírito Santo (ES).
E o ensaio virou exposição!
“Ancestralizando o Futuro – Retratos de Resistência Quilombola” estreou em maio, com retratos de lideranças, homens e mulheres, e fica em cartaz até 31 de julho, no Hub Peregum (Brasília/DF). Não perca a oportunidade de apreciar e valorizar os retratos da luta quilombola!
Junte-se à luta das mulheres quilombolas.
Socioambiental se escreve junto. 

*Sistema de Alerta de Desmatamento em Terras Indígenas com Registros de Povos Isolados.
Ester Cezar
Instituto Socioambiental (ISA)
Quer falar conosco? Ligue ou envie um WhatsApp para (11) 93418 8824 e fale com Maria Dias ou escreva para relacionamento@socioambiental.org
Instituto Socioambiental Av. São Luiz, 187 - loja 28 2o piso - Galeria Metrópole Centro Histórico São Paulo, SP 01046-912 Brazil