Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

terça-feira, 8 de julho de 2025

MPDFT recomenda e Secretaria de Esporte revoga autorização de evento no Parque da Cidade



Terça, 8 de julho de 2025

Medida foi motivada pelos impactos urbanísticos e ambientais registrados na edição de 2024 do “Parque Estações”, realizado na Zona do Lago

A Promotoria de Justiça de Defesa da Ordem Urbanística (Prourb) recomendou à Secretaria de Esporte e Lazer (SEL) e à administração do Parque da Cidade Sarah Kubitschek que se abstenham de autorizar a realização do evento “Parque Estações”, ou outros similares na Zona do Lago do parque. A medida foi acatada pela pasta, que revogou a anuência que havia sido concedida.

A iniciativa da Prourb foi motivada pela possibilidade de ocorrer, em 2025, evento semelhante ao realizado entre 31 de julho e 25 de agosto de 2024. Na edição passada, relatórios técnicos da Assessoria Técnica do MPDFT apontaram danos à vegetação e ao solo em razão da instalação de estruturas pesadas sobre áreas verdes, além de interferências na fauna silvestre, ferindo o princípio da precaução ambiental.

A promotora de justiça Marilda Fontinele, que assina a recomendação, destacou que a Zona do Lago é uma área de preservação ambiental destinada exclusivamente a usos contemplativos e de lazer tranquilo, conforme prevê o Plano de Uso e Ocupação do Parque Dona Sarah Kubitschek (Puoc), instituído pelo Decreto Distrital nº 38.688/2017.

“A área não comporta a instalação de estruturas de grande porte, shows, feiras gastronômicas, passarelas sobre o lago, nem circulação de caminhões ou pavimentação com blocos de concreto em áreas gramadas, comprometendo funções ecológicas e urbanísticas”, enfatiza a promotora de justiça. “O Parque da Cidade possui espaços próprios e adequados para esse tipo de atividade, como a Zona da Feira e a Zona Cultural, com menor impacto ambiental e maior compatibilidade urbanística”, acrescenta.

Em resposta, a Secretaria de Esporte e Lazer informou que acatou integralmente a recomendação e revogou a anuência de uso do espaço anteriormente concedido para a realização do evento.

Leia aqui a recomendação.