Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

terça-feira, 26 de julho de 2011

Artistas anunciam que Funarte permanecerá ocupada por tempo indeterminado

Terça, 26 de julho de 2011
Da Radioagência NP
A sede da FunArte (Fundação Nacional de Arte), na cidade São Paulo, permanecerá ocupada por tempo indeterminado. Nesta segunda-feira (25), aproximadamente 700 pessoas entraram no prédio para protestar contra as políticas culturais do governo federal. Os integrantes de mais de 200 coletivos teatrais contam com o apoio de organizações sociais e artistas de outras áreas.

Os manifestantes exigem que 2% do orçamento da União seja destinado à cultura. O valor é recomendado pelas Nações Unidas e está previsto na Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 150. A integrante do grupo teatral Parlendas Natalia Siufi relata que as políticas de renúncia fiscal beneficiam mais as empresas do que os artistas.

“O principal problema é que nunca houve um programa de política pública decente no Brasil. São sempre políticas de editais, que a gente fica esperando, e nada acontece. Ou as políticas privadas, onde a própria empresa vai pegar o dinheiro público, que seria dinheiro de imposto, para gerir um recurso que vai para a arte de interesse privado.”

Os artistas ainda pedem a aprovação da PEC 236, que prevê a inclusão da cultura como direito social, ao lado da educação, saúde, moradia, entre outros. Para Siufi, os investimentos devem ser transferidos diretamente aos coletivos, sem intermediários.

“Nós queremos dinheiro público financiando uma arte pública, que é feita para o público, acessível, gratuita. Defendemos uma arte feita pelo povo. Qualquer trabalhador brasileiro que quiser trabalhar com arte têm que ter esse direito garantido. Por isso, queremos a aprovação da PEC que define a cultura como direito social.”

No início do ano, o governo cortou dois terços do orçamento do Ministério da Cultura. Dos R$ 2,2 bilhões previstos para 2011, apenas R$ 800 milhões foram liberados.

De São Paulo, da Radioagência NP, Jorge Américo.

26/07/11