Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

terça-feira, 26 de julho de 2011

Mãe é mãe, mas gerente é gerente

Terça, 26 de julho de 2011
Apesar de Lula falar, tentando justificar o seu famoso “eu não sabia” das corrupções no seu governo e no de Dilma, que só mãe sabe o que o filho faz, parece que a mãe do Pac não sabia das travessuras de seus filhos. Mãe, muitas vezes pode ser enganada pelos filhos travessos. Como dizem por aí, o amor é cego. E cega.

Foto: Fábio Pozzebom / ABr
Tem mãe que é cega, e não vê que o filho pode estar no tráfico. Alguns no tráfico de drogas. Outros, quando no serviço público, no tráfico de influência, no tráfico de propinas, no tráfico da corrupção, no tráfico de contratos imorais, indecentes e criminosos.

Mas como gerente do Pac Dilma não poderia desconhecer o que se passava no Ministério dos Transportes, até porque eram fortes os rumores, os informes e as informações, sobre o que rolava por lá (rolos agora expostos ao público). Não é de hoje que se fala em coisas erradas, licitações viciadas, propinas pagas (e recebidas) na área que foi o carro-chefe do Pac —O Programa de Aceleração do Crescimento. Houve denúncias que chegaram até a Casa Civil da Presidência da República quando a gerente/mãe do Pac era Dilma, com seu braço-direito Erenice Guerra.

Em 2003 o ex-chefe da mãe do Pac, o na época presidente Lula, agradecido pelo apoio do PL —que depois virou PR— nas eleições de 2002, entregou de porteira fechada toda a área dos Transportes para o partido, para ninguém menos do que Waldemar Costa Neto (hoje um dos réus no Mensalão do PT). Mas a supervisão disso tudo ficou na responsabilidade da mãe (do Pac, é bom frisar). E gerente é para gerenciar, para supervisionar, fiscalizar, afastar, demitir. Mas isso...deixa para lá.

A questão maior é: quem escondeu de Dilma, da mãe do Pac, da gerentona —se é que alguém escondeu — as podridões do Ministério dos Transportes?

Também é necessário que a presidente Dilma esteja atenta, pois é pouco provável que só no Ministério dos Transportes se percorra com tanta facilidade as estradas, as rodovias, as ferrovias, da corrupção com o dinheiro público.