Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

quinta-feira, 26 de abril de 2012

Secretário diz que VLT não fica pronto até a Copa, mas anuncia ciclovias e novas pistas

Quinta, 25 de abril de 2012.
Da CLDF
O sistema de transporte conhecido como VLT (Veículo Leve sobre Trilhos), que estava previsto para ser implantado no DF até a Copa do Mundo de 2014, só  deverá entrar em operação após esse período, em virtude do embargo da licitação inicial e o prazo de, pelo menos 18 meses, para a chegada dos trens adquiridos. Essa foi uma das constatações feitas pelo secretário de Obras do DF, David de Matos, durante o seu depoimento aos deputados que compõem a Comissão Especial da Copa do Mundo, na manhã desta quinta-feira (26), na Câmara Legislativa.

O secretário enfatizou, contudo, que o cronograma das obras da Copa está sendo cumprido, com tranquilidade. "O estádio, sem se considerar o gramado e a cobertura, que são obras à parte, deverá estar pronto até o final do ano. Será aqui inclusive em 2013 a estréia da Copa das Confederações", garantiu.

Anunciou ainda que o governo estará entregando várias ciclovias, beneficiando  inclusive cidades como Gama, Ceilândia,Guará e Paranoá,  e parte da Asa Norte. Até o final do ano, segundo informou, serão investidos R$ 60 milhões na construção das ciclovias, cujo projeto tem um orçamento total de R$ 121 milhões.

Novas Pistas _  Várias pistas da cidade serão totalmente reformadas nos próximos meses, conforme informou também o secretário de Obras, respondendo às indagações feitas pelos deputados Olair Francisco (PT do B), Eliana Pedrosa (PSD), Evandro Garla (PRB) Professor Israel Batista (PDT) e Aylton Gomes (PR), que participaram da quinta reunião da Comissão Especial da Copa. " Ao todo, estamos com mais  300 obras espalhadas pela cidade para garantir melhor infraestrutura para a Copa", garantiu.

Ao explicar aos distritais o sistema de distribuição de recursos e gerenciamento das obras para a Copa,  como a parceria entre a Secretaria de Obras, Novacap e Terracap, o secretário assegurou que os aditivos do contrato "estão completamente dentro da lei", explicando que a legislação prevê um limite de 25% do orçamento  para esses complementos na obra. "A Fifa sempre está nos faz novas exigências e precisamos atendê-las", defendeu.

Ao final da reunião, os deputados distritais enfatizaram a importância de que as obras a serem executadas pelo governo garantam melhor mobilidade à população do DF e também oferta de  mais empregos para a juventude, como destacou o presidente da Comissão, Olair Francisco.
 
Zildenor Ferreira Dourado - Coordenadoria de Comunicação Social