Imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados."

(Millôr Fernandes)

quarta-feira, 27 de janeiro de 2016

Licitação do transporte público de 2011: Ex-secretário de Agnelo é alvo de operação da Polícia Civil; batida também na CLDF

Do Jornal de Brasília

Os mandados são referentes a fraudes na licitação do transporte público do DF. A polícia buscou documentos no computador da ex-assessora de José Walter, na Câmara Legislativa
 
A Polícia Civil  cumpre mandados de busca e apreensão na casa do ex-secretário de Transportes do DF, José Walter Vazquez, e na Câmara Legislativa, na manhã desta quarta (27).

Agentes estiveram no gabinete do deputado distrital Ricardo Vale (PT), em busca de dados contidos no computador da ex-assessora de imprensa de José Walter, que atualmente assessora o deputado. A polícia apreendeu computadores e documentos no gabinete e no setor de informática da Casa.

Segundo a Polícia Civil, os mandados são referentes a fraudes na licitação do transporte público do Distrito Federal em 2011. 

Também estão sendo cumpridos mandados em Goiás e Curitiba. 

Transporte

A ação acontece dois dias depois do Tribunal de Justiça do DF e Territórios (TJDFT) suspender a licitação do transporte público do DF.  Vazques foi responsável por conduzir a licitação, que pretendia redefinir o sistema de transporte no governo Agnelo. 

Saiba mais
A concorrência do transporte público foi dividida em cinco bacias.  A bacia 1 atende Plano Piloto, Sobradinho, Planaltina, Cruzeiro, Sobradinho II, Lago Norte, Sudoeste/Octogonal, Varjão e Fercal e é operada pela  Viação Piracicabana.

A Viação Pioneira  explora a  bacia 2, que atende as regiões do Gama, Paranoá, Santa Maria, São Sebastião, Candangolândia, Lago Sul, Jardim Botânico, Itapoã e parte do Park Way.

A bacia 3 é explorada pelo Consórcio HP-ITA e atende Núcleo Bandeirante, Recanto das Emas,  Samambaia,  Riacho Fundo I e Riacho Fundo II.

A  Auto Viação Marechal  explora a bacia 4, atendendo  parte de Taguatinga, Ceilândia, Guará, Águas Claras e Park Way.

A São José atende a bacia 5: Brazlândia, Ceilândia, SIA, SCIA, Vicente Pires e Taguatinga.